Lugar de pós-graduando é na atlética!

Um dos maiores medos de muitos atletas, gestores e torcedores das atléticas em se formarem na universidade, é acabar com a relação e o vínculo forte que possuem com a sua amada associação atlética acadêmica. Porém, a colação de grau e o tão sonhado e suado diploma podem não ser o marco final da relação direta com a atlética.

Há sim um caminho a se seguir, dentro da universidade, após o término de um curso de graduação. A pós-graduação é, por exemplo, uma das possibilidades para a permanência de um aluno na universidade após a formatura.

Definitivamente a pós é uma etapa que em alguns pontos apresenta bem mais complexibilidade que a graduação, principalmente quando falamos de um mestrado, um doutorado ou uma residência. Sem dúvida, o nível de cobrança em relação a produtividade acadêmica e envolvimento direto na pós-graduação é bem maior, visto que já se espera de um estudante dessa fase maturidade e responsabilidade suficiente para isso.

Foto: Atlética Biológicas

Pensando então que a pós-graduação é um meio de permanência na universidade, também se torna uma alternativa para os atleticanos que possuem o receio em enfrentar a tão temida formatura com a conclusão do curso.

Vale ressaltar que a atlética jamais pode ser o único motivo para o ingresso na pós, visto que essa é uma escolha bem mais complexa e que deve ser muito bem pensada e planejada. Além disso, os processos de ingresso em programas de pós-graduação são extremamente complexos, concorridos e com um enfoque bem centrado em áreas especificas, exigindo um currículo já bem construído para determinada área.

Hoje é cada vez mais comum encontrar pós-graduandos envolvidos no universo das AAA’s, seja como gestores, torcedores ou atletas. Aqui na Universidade Federal de Uberlândia, é bem comum ver não somente pós-graduandos participativos na área esportiva, mas também na gestão das atléticas, em que são peças de grande importância.

A questão em relação a qual atlética o programa de pós-graduação esta inserido é bem importante e variável de instituição para instituição. A questão geral é a que atlética a qual este é pertencente na maioria das vezes é interligada a qual instituto o programa está vinculado.

Foto: Atlética Biológicas

No caso da UFU, por exemplo, a Atlética Biológicas, esta vinculada a 3 institutos: o de Biologia (INBIO), o de Biotecnologia (IBTEC) e o de Ciências Biomédicas (ICBIM), logo pode receber alunos de qualquer desses institutos. Já o caso das residências, são todas ligas da Faculdade de Medicina (FAMED), que possui 3 atléticas (Medicina, Enfermagem e Nutrição) e nesse caso o aluno deve escolher uma dessas para jogar ou representar.

De fato, a formatura é um marco extremamente esperado e aguardado por todo universitário, mas para um atleticano, esse momento pode vir acompanhado de um grande receio, por marcar o fim do vínculo direto dele com sua atlética. Assim, a esperança surge com outras formas de vínculo com a facul 🙂

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Como reconhecer os “dinos” da facul?

Posso fazer formatura estando com alguma dependência?

Tá precisando de horas? A atlética pode ser sua salvação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.