Posso fazer formatura estando com alguma dependência?

E aí pessoal, tudo certo com vocês?

O assunto de hoje é um pouco polêmico e espero do fundo do coração que vocês não precisem usar as minhas dicas, entretanto, a gente sabe como é a faculdade, não é mesmo? As vezes tropeçamos e caímos no bar ou matamos aquela aulinha de segunda pós jogos, perdendo, assim, uma matéria importante.

E é daí que surgem as dependências que trazem junto delas aquela famosa pergunta: é possível colar grau mesmo estando com alguma dependência? A reposta que eu deveria dar é não! Entretanto, é possível, pelo menos em parte, dar aquele nosso famoso jeitinho e conseguir pelo menos subir no palco com seus amigos. Estou falando da colação simbólica!

Foto: Medicina FAG

A colação simbólica, em resumo, trata-se de você ser liberado judicialmente a participar da colação de grau, sendo ela institucional e festiva, mas apenas de maneira “fake”, pois na realidade você ainda não poderá assinar o livro e receber o diploma real, uma vez que a lei não permite que uma pessoa “se forme” sem completar a grade horária. Este modelo de colação serve apenas para suprir o lado emotivo da celebração, pois as vezes os parentes já estavam convidados, os ingressos entregues, coisas nesse sentido.

O caminho mais comum para se conseguir esta autorização é o mandado de segurança! Não me parece muito interessante utilizar este jeitinho né galera, colar grau sem colar grau não me parece algo bacana de se comemorar, entretanto, fica aí a dica.

Foto: Direito PUC Londrina

De qualquer forma, isso não te impede de comemorar o fim do clico da graduação. Participar do baile de formatura sem ter colado grau é algo muito comum: muitas pessoas acabam reprovando no último semestre da faculdade, mas não querem desistir do sonho da festa de formatura, então essa galera acaba por participar do baile mesmo assim, convidando amigos e família. Isso é muito bacana, pois a formatura é um momento de curtir com a galera e comemorar com a turma que você passou 4-5-6 anos juntos!!

Por hoje é isso gente, espero que tenham gostado desse pequeno texto, mas por favor, não saiam por aí distribuindo mandados de segurança nos tribunais Brasil a fora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.