Como criar e gerenciar uma estratégia de marketing direcionada para sua Atlética

Número de alunos, festas preferidas, produtos dos sonhos, engajamento esportivo. Cada Atlética carrega em sua tarefa de representar os seus associados a identidade de cada um eles.

Desta forma, em meio a tantos gostos, desejos e prioridades, é essencial que a diretoria saiba encontrar a melhor estratégia para alcançar seus membros de maneira efetiva – tanto no meio virtual quanto na comunicação “corpo a corpo”. Por isso, o Integraê vem elencar algumas dicas para facilitar (e muito) o trabalho dos diretores!

1 – Conheça seus representados

Esta é a regra geral que deve orientar todo o seu trabalho de alcance. Conhecer com propriedade as características dos alunos representados por sua Atlética é essencial, visto que isso será a base de todo o seu trabalho. Saiba com quais esportes eles mais se identificam, o estilo de festa que gostam de frequentar, a quantidade de dinheiro que estão dispostos a investir na sua AAA, ou seja, monte o perfil completo do aluno médio que você objetiva atingir.

Desta forma, você sempre terá uma grande margem de segurança quando realizar uma ação de marketing, visto que saberá exatamente como atingir seus associados.

2 – Invista na interação em mídias sociais

Você conhece seus representados e sabe exatamente quais os tipos de postagem que eles gostariam de ver no feed do Facebook ou Instagram, portanto, invista nisso. Crie ações nas redes sociais que possam gerar engajamento orgânico dos membros de sua AAA e incentive essa conversa e troca cada vez mais!

https://www.instagram.com/p/BtjBIjOhbbK/

Seus representados são do tipo que amam ostentar itens da Atlética nos stories? Reposte cada foto deles. Eles amam postagem repletas de memes e piadas com outras Atléticas? Crie ações descontraídas e responda todos os comentários. Além de gerar um crescimento orgânico das redes sociais de sua Atlética, essa comunicação direta e descontraída irá gerar uma aproximação natural dos membros com a AAA – o que acaba sendo um BAITA presente para as demais diretorias!

3 – Jamais esqueça da importância da comunicação “corpo a corpo”

Ok, as redes sociais da sua Atlética são um sucesso e a quantidade de likes aumenta a cada minuto, seu trabalho está finalizado, certo? Errado!!

Apesar da interação online ser de extrema importância para uma Atlética, a conquista de novos atletas, diretores e associados por meio da conversa presencial jamais deve ser menosprezada. Ora, todos nós conhecemos (ou somos) uma pessoa que se apaixonou pela AAA depois de uma conversa no bar sobre histórias marcantes de Jogos ou que resolveu virar atleta depois de encontrar o amigo indo para o treino.

Esses exemplos são apenas alguns pontos que ressaltam a gigantesca importância da presença física da Atlética, ocupando todos os locais da Universidade e se fazendo presente na vida de seus representados. Por isso, sempre se lembre de que uma conversa pode gerar, muitas vezes, mais impacto do que uma gigantesca campanha virtual.

Foto: Engenharíadas Mineiro

4 – Tenha bom senso

Esse poderia ser um conselho geral para todas as diretorias da Atlética, mas nesse momento, vamos nos concentrar nas ações de alcance aos representados.

Você já conhece os alunos de sua AAA, sabe o perfil médio e possui em suas mãos a receitinha de bolo para alcança-los. Sendo assim: tenha bom senso. Ideias novas e ações que buscam ousar são sempre bem-vindas, desde que isso não signifique ignorar completamente a realidade de sua própria Atlética.

Você pode ter tido uma ideia genial de produto, mas se ele for MUITO além do que seus representados estão dispostos (ou possuem a capacidade de pagar), ele será um tremendo fracasso de vendas e, principalmente, de representatividade. Portanto, lembre-se sempre de suas bases e não tente dar passos maiores que as suas pernas.

5 – Valorize sua história

Se sua Atlética já possui anos de existência, essa dica é exatamente para você: valorize sua história. Por trás de anos de existência e muitos aniversários comemorados, existe um perfil criado por diversos diretores que vieram antes de você. Desta forma, cuide bem do trabalho desempenhado com tanto amor por alunos que também ousaram vestir a camisa de sua AAA. Tenha cuidado e respeito por cada momento de luta e exalte cada vitória alcançada, pois elas foram essenciais para que sua tão amada Atlética pudesse alcançar este patamar.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

O drama do deadline no marketing (ou “financeiro, me dá um dinheiro aí”)

Dicas de como fazer o plano de marketing da sua atlética!

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