Pois bem, que divisão de diretoria de atlética varia a gente sabe, mas se tem uma diretoria que raramente não tem, assim como a de Eventos, é a de Marketing. Então hoje o post é pros marketeiros das atléticas, numa pegada meio didática pra quem tá começando.
Em teoria, Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Tem um pouco disso? Tem. Mas no mundo das atléticas a gente sabe que todo mundo faz de tudo um pouco, então o marketing acaba se ligando muito com a comunicação, e por falta de denominação melhor pra essa galera, foi esse nome mesmo.
Em sua maioria, as diretorias de marketing tendem a criar e alimentar o elo atlética-faculdade-público externo. Ela visa promover a “marca” da Atlética principalmente dentro da própria faculdade.
Saindo um pouco da teoria e indo para a prática de como uma diretoria de marketing eficiente deve atuar, vou listar algumas “atividades” que são fundamentais pra essa diretoria.
As redes sociais
Principal ferramenta de comunicação e exposição do trabalho desenvolvido pelas atléticas, é a que exige mais trabalho e dedicação dessa diretoria. O uso de imagens “padronizadas”, uma linguagem característica nos posts, produção de conteúdo direcionado, tudo isso, se bem pensado, faz com que a marca e a identidade visual da atlética de vocês vá ganhando força. Isso não é um fim em si mesmo: as pessoas que já se envolvem em atividades da atlética vão reagir às publicações (seja comentário, like ou compartilhamento) e isso, consequentemente, promove a atlética para àqueles que ainda não se envolveram, dessa maneira difundindo a marca.
Investir na produção de um conteúdo massa, como fotos dos eventos, competições, vídeos produzidos por vocês mesmo, vale a pena! Além de ajudar muito na hora de conseguir um patrocinador e/ou mostrar serviço pra ele. Lembrando que o Instagram, além do Facebook, é uma opção ótima pra contar, principalmente o Snapgram, que permite produção de conteúdo mais rápido e urgente. Quer saber quem faz um trabalho incrível nesse setor? Pode entrar Atlética de Artes e Comunicação da UFF.
Os produtos
Não tem jeito, diretamente relacionado ao fortalecimento da identidade visual da atlética de vocês, os produtos são outdoors ambulantes. Ali você consegue criar senso de unidade, além de serem também um veículo de explorar patrocinadores. Um produto que as pessoas, mesmo não atletas, queiram comprar, traz pra perto um público que talvez não fosse ter contato com a atlética por outro meio. Nesse ponto, você já deve ter percebido que uma diretoria de marketing sem um ser humano que manja de Photoshop ou algo do tipo é BEM complicado, né? Se a sua sofre desse problema, já anuncia aí uma vaga que independente do curso, sempre vai ter um rei/rainha do photoshop escondido, que vai fazer toda a diferença.
Ações e campanhas
Cada um faz de um jeito com o fim que bem entender, mas elas podem se relacionar às atividades promovidas pela atlética, como passar em sala pra mostrar conteúdo específico que você faz questão que todo mundo saiba, como divulgação de campeonato interno e/ou Jogos estaduais (VEM JOGOS), ou criar campanha de conscientização sobre a importância do esporte, por exemplo. Campanhas sociais também têm sua vez, como já falado neste post sobre o papel social das Atléticas. Além de ajudar a quem precisa, gera visibilidade dentro e fora da faculdade.
Bem, esses foram alguns exemplos de como a diretoria de marketing costuma atuar, variando obviamente de atlética pra atlética. Agora é colocar a sua diretoria de marketing pra jogo e começar a fazer o rolê acontecer. Não deixa passar, assim como jogos, produtos e afins são importantes, um bom marketing e planejamento também é!
Pingback: 8 dicas para começar uma torcida organizada na sua Atlética! - Integraê