A importância de doar medula óssea

Embora Fevereiro Laranja (mês da conscientização sobre a leucemia e a  a importância de se doar medula óssea) tenha sido mês passado, falar da doação de medula segue sendo extremamente importante, não importa em que data ocorra.

A leucemia é um dos tipos de câncer no sangue mais conhecidos e surge quando os glóbulos brancos perdem a sua função de defesa e se multiplicam de forma descontrolada. Sua causa ainda é desconhecida e não é hereditária. Uma das formas de tratamento da doença é a quimioterapia e, em casos com mau prognóstico é realizado o transplante da medula óssea e é sobre isso que nós iremos falar hoje.

O transplante da medula óssea é um tratamento que é proposto em algumas doenças que afetam as células do sangue, assim como a leucemia. Sendo assim, é realizada a substituição da medula óssea deficitária por células normais tendo a reconstituição de uma medula saudável.  

Para que o transplante possa ocorrer é preciso que exista total compatibilidade entre o doador e o receptor, o doador pode ser tanto da família quanto pessoas de fora, desde que a compatibilidade seja de 100% em ambos os casos. Caso contrário a medula será rejeitada. A chance de compatibilidade entre irmãos é de 30% e muito menor quando doadores não aparentados. Por isso se dá a importância da realização do cadastro para doação de medula óssea, quanto mais pessoas se disponibilizarem a fazer o cadastro e a doação mais chances de encontrar genes compatíveis e mais vidas serão salvas.

Segundo o REDOME, Registro Nacional de Doadores de Medula óssea, o Brasil conta com o terceiro maior banco de doadores de Medula Óssea no mundo, sendo mais de 4 milhões e 600 mil doadores cadastrados no REDOME. 

As pessoas que podem realizar a doação de medula óssea são aquelas que tem entre 18 e 55 anos de idade, não tem doença transmissível pelo sangue (como HIV ou hepatite), e não apresentar doenças neoplásicas (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus e artrite).

É agora que você me pergunta: Como que eu faço pra me cadastrar como doador de medula? 

É bem simples, primeiro você deve procurar o hemocentro mais próximo e apresentar um documento de identificação, além disso serão coletados uma pequena amostra de sangue (5 mL) para realização dos testes de tipificação HLA no qual é fundamental para a compatibilidade do transplante. Os dados serão incluídos no REDOME e em caso de compatibilidade com algum paciente você será contatado para realização de outros testes.

“Para a coleta da medula óssea o procedimento será realizado em um centro cirúrgico com anestesia peridural ou geral. As células serão coletadas através de punções na região pélvica posterior (osso do quadril) e dura cerca de 90 min.” (REDOME)

Em quantos dias minha medula óssea vai se recompor? 

Bom, as células tronco se proliferam naturalmente sendo assim em pelo menos duas semanas após a doação o organismo estará recuperado. Para você serão apenas duas semanas para se recuperar, para a pessoa que você vai ajudar será uma vida salva

Eu me cadastrei para doar medula óssea assim que completei 18 anos, ainda não tive compatibilidade com alguém que precisa, mas é sempre importante manter o cadastro atualizado. 

Ficou alguma dúvida? Manda nos comentários e assim que puder se cadastre e ajude a salvar vidas, sua colaboração é importante.

Capa: Imagens Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.