Foto: Jogos Jurídicos Paranaense 2019

Uma associação atlética acadêmica representa não só a sua diretoria, como também os atletas e os demais alunos do curso e da instituição da qual faz parte. Por isso uma boa imagem é essencial para que a sua associação continue de portas abertas fazendo o seu trabalho da melhor maneira. Muitas das formas de sobrevivência e evolução de uma atlética passam pela melhora da relação com a comunidade local e com diversos setores que podem ajudar e influenciar no crescimento da organização. E para auxiliar diretores nesse árduo trabalho, hoje o Integraê traz dicas sobre como melhorar a imagem da associação com a comunidade.

Invista em ações sociais

Sua atlética tem um nome e uma marca na sua região e uma das melhores formas de mostrar para a comunidade que não é só de esporte e festas que vive o universitário é realizar ações sociais. Você pode ajudar de diversas maneiras, organizando doações como as de agasalhos, brinquedos, e até mesmo comida, ou então organizando palestras sobre o curso e seus benefícios, para estudantes de ensino médio, todos esses tipos de ações auxiliam a passar uma imagem diferente, demonstrando que a sua entidade está preocupada também com o próximo. Use sua criatividade!

Combata quaisquer formas de segregação e violência

Outra coisa que pesa na imagem de uma atlética com a comunidade, principalmente com a universitária, é quando a instituição apoia formas de segregação, seja feita por torcedores, atletas ou quem quer que seja. Demonstrar um combate a esse tipo de atitude tem uma reação positiva com diversos grupos que, assim, se sentirão acolhidos e respeitados pelo mundo das atléticas, além de ser uma coisa que cada pessoa deveria fazer naturalmente: respeitar o próximo.
Ações que não combatam esse tipo de atitude são reprovadas e mancham o nome da instituição.

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense

Cuide bem do seu público

Essa é uma dica que serve para a vida inteira, obviamente, mas quando a gente fala de atlética temos que ressaltar a importância que isso tem! Por ser uma entidade sem fins lucrativos e voltada ao esporte universitário, a instituição precisa de apoio dos setores públicos, seja para conseguir quadras para treinamentos, locais para a realização de jogos e até mesmo para a cessão de materiais esportivos e treinadores.

Independentemente de como seja a relação da organização com o Poder Público, uma das piores coisas que pode acontecer e que fere a imagem da atlética é a má utilização de bens da sociedade. Pode ser não cuidando das quadras durante seu uso ou de escolas quando são utilizadas para alojamento, folia exagerada que possa vir a trazer incômodos, entre outras ações as quais acabam dificultando a relação e impossibilitando que sua atlética consiga efetivar parcerias essenciais para o desenvolvimento desta.

Incentive a prática esportiva como um todo

E, por fim, outra ação que os diretores das atléticas podem tomar para melhorar a imagem da sua instituição com a comunidade é a fomentação de torneios, apoio a eventos esportivos, dentre outras atitudes que visam dar palco ao esporte, seja ele o praticado pelas atléticas ou não. Apoiar e comparecer a eventos de equipes locais, dando torcida e suporte, seja pra qual esporte que for, além de incentivar que seus atletas disputem outras competições, auxiliam na imagem da associação.

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense 2019

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá

O que é real oficial uma associação atlética acadêmica?

Projetos sociais, crescimento pessoal e networking: atléticas indo além!

Na luta contra o preconceito dentro dos jogos universitários e nas atléticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here