Formas de conseguir parcerias/lugares para treinar!

Criadas com o objetivo fundamental de promoção esportiva, as atléticas universitárias se organizam para a disputa dos mais variados campeonatos, tendo na disputa esportiva o seu foco principal. Mas um problema comum ocorre em grande parte dessas AAs e prejudica os fins, sendo este a falta de locais para treinamento, um dos principais obstáculos.

As atléticas existem em profusão pelo Brasil e, em sua maioria, possuem recursos escassos, mantendo suas atividades no limite. Entre os principais gastos estão aqueles voltados à promoção e manutenção da parte esportiva. Dentre os gastos, estão custos com comissões técnicas, uniformes, materiais e locais para treinamentos – o tema de hoje.

Buscando minimizar essas dificuldades, segue aqui algumas propostas do que pode ser feito para ajudar as atléticas na tentativa de conseguir locais para treinar.

  1. Parcerias com os locais de treinamento

Quando os recursos financeiros são escassos, algo que pode ser feito é a proposta de parceria com os locais em que se deseja treinar. Estabelecimentos como centros poliesportivos, clubes e academias, são locais que possuem a estrutura desejada e serão os principais alvos das Atléticas.

Treinamentos em troca da divulgação da marca da empresa parceira é a proposta mais comum, mas também eficaz, sendo que podem ser combinados quantidade de horas/treinamento por semana em troca da promoção da marca do parceiro em uniformes, eventos promovidos pela atlética, mídias sociais, entre outros.

O ponto-chave deve ser buscar a parceria com empresas que tenham o público universitário como um de seus alvos no mercado e encontrem na atlética a chance de aproximação e conquista desse nicho. Treinamentos no estabelecimento são uma forma prática da empresa mostrar sua estrutura ao público externo e os atraírem.

  1. Parcerias com outras Atléticas

Se está difícil para a sua AA conseguir treinar, tenha certeza que muitas passam pela mesma situação, então uma forma efetiva pode ser a junção de treinamentos e a promoção de participações conjuntas entre as atléticas. Sendo possível assim reduzir custos e ganhar força no processo de negociação com possíveis parceiros.

Em algumas modalidades há também a dificuldade de conseguir um bom número de atletas para o treinamento, com a junção entre AAs há a possibilidade de sanar este problema e promover treinos cada vez melhores. Além disso, o treinamento com atléticas diferentes contribui com a troca de experiências ímpares e a oportunidade de cada uma evoluir seu nível inspirando-se também no trabalho do outro.

Caso não exista o interesse de treinos coletivos, pode existir parcerias apenas nos processos de negociação, já que há interesse de mais de uma atlética em utilizar o espaço, mas ambas possuem recursos escassos e querem melhores condições para treinamento.

  1. Apoio da universidade

Por serem instituições provenientes e ligadas às universidades, as Atléticas devem organizar-se para cobrar das mesmas algumas condições para desenvolver suas atividades. Algumas faculdades possuem estrutura para prática de esportes e podem colaborar com as atléticas cedendo-os para treinamento.

Em casos de ausência destes espaços, as universidades podem ser importantes nos processos de negociação com os possíveis locais para treinamento e sua força institucional deve ser aliada das AAs ao tentarem se relacionar com outras empresas. O apoio à prática esportiva e a ligação com uma instituição educacional são importantes aspectos favoráveis às atléticas na busca por parceiros.

Gostou? Você tem outras dicas para ajudar as atléticas a arrumarem locais para treinamento? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.