Foto: Euphoria Formaturas

Quando o tema é atlética, logo pensamos nas disputas de grandes competições, a preparação para jogos, as incomparáveis festas universitárias e diversos pontos que permeiam esse meio. Colocando-se no lugar de quem se dispõe a gerir uma AAA, essas lembranças são ainda mais comuns e as ideias fervem buscando formas de “fazer acontecer” cada uma dessas engrenagens que juntas tornam o universo tão singular das atléticas.

Competições esportivas, festas, ações sociais, eventos internos e o que mais uma atlética quiser realizar será possível por meio de trabalho e planejamento. Como em muitas oportunidades os recursos são escassos e os meios para atuação não são ideais, elaborar um calendário bem estruturado para a sua AAA pode ser uma solução para minimizar os riscos ao longo da temporada e concluir a maior parte das atividades planejadas inicialmente.

1. Competições esportivas

Foco das atléticas e intuito para o qual são criadas, o esporte não deve ser deixado de lado durante o planejamento, pelo contrário, deve permear os demais compromissos ao longo do ano. Desta forma, definir o calendário de competições antes do início da temporada é fundamental tanto para organizar-se esportivamente como em outras áreas, tais como financeiro da associação.

Muitas vezes, as disputas esportivas são realizadas em cidades-sede diferentes da localidade de algumas atléticas, sendo importante o preparo financeiro e logístico para o campeonato. Além disso, definir quais torneios internos serão realizados para a integração entre os alunos da AAA também é importante. Atente-se para as datas e custos que serão despendidos.

Tudo isso ajudará não apenas no nível esportivo que a instituição deseja atingir, mas no aporte financeiro que ela poderá conseguir ao longo do ano, pois a apresentação de um calendário esportivo bem organizado também é requisito básico na busca de bons patrocínios.

Foto: Atlética Monetária UFU

2. Festas

São as principais fontes de recursos de muitas atléticas e não podem ser desprezadas. Preparar um calendário com enfoque esportivo, mas que possua espaço para esse tipo de evento é interessantíssimo, principalmente para atléticas que ainda não possuem formas sustentáveis para conseguir recursos financeiros.

Distribuir os eventos ao longo do ano e criar uma agenda que contemple desde recepções de calouros, passando por festas voltadas ao público interno e chegando a eventos ofertados para grandes públicos é uma forma mais segura para prover recursos e também de reduzir riscos. Assim como o retorno com esses eventos é importante, os riscos também devem ser considerados e o planejamento errado ou afoito tende a dificultar o sucesso nessa área.

Foto: Agência Euphoria

3. Ações sociais

Mais que esporte, uma AAA é uma forma de representação social que atua como modificador da comunidade, justamente por meio do esporte. Sendo assim, é importante que uma atlética participe ativamente da sociedade em que está inserida e promova ações as quais possam fazer a diferença para diferentes pessoas.

Não há regra sobre o que deve ou não ser promovido nesse segmento, mas organizar ações relacionadas ao esporte para alcançar as minorias e atuar sobre suas vidas é o ponto básico para qualquer planejamento. Criar um calendário anual, mas que permita modificações pontuais e de acordo com as necessidades da sociedade é importante. A união com diferentes atléticas e/ou outros institutos da universidade também ajudam no desenvolvimento de projetos maiores.

Foto: Euphoria Formaturas

4. Demais eventos

Além da trinca usual descrita, as atléticas também têm alguns eventos burocráticos e internos ao longo do ano, os quais devem ser considerados no calendário, tais como processos seletivos para entradas de novos membros, premiações, solenidades junto à universidade, entre outros. Assim, é bacana prever os eventos mais comuns e já os distribuir ao longo do ano para que não existam conflitos futuros entre datas propostas.

Mas, Lembre-se que cada atlética possui suas particularidades e suas prioridades, sendo assim, baseie seu calendário naquilo que a AAA deseja concluir até o fim do ano. Pode ser vencer competições, angariar novos membros, promover diferentes ações na universidade, divulgar a marca externamente, tudo isso ou nada disso, pode ser um universo indescritível de opções. O calendário não é fórmula mágica, nem garantia de nada, mas te ajuda a minimizar riscos e definir um norte. É mais fácil lidar com as pedras no caminho quando

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Dicas de planejamento e produção para Atléticas!

Tá na hora do START no planejamento das AAA’s

Como arrecadar recursos financeiros para sua Atlética!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here