A importância de um calendário bem estruturado nas atléticas

Quando o tema é atlética, logo pensamos nas disputas de grandes competições, a preparação para jogos, as incomparáveis festas universitárias e diversos pontos que permeiam esse meio. Colocando-se no lugar de quem se dispõe a gerir uma AAA, essas lembranças são ainda mais comuns e as ideias fervem buscando formas de “fazer acontecer” cada uma dessas engrenagens que juntas tornam o universo tão singular das atléticas.

Competições esportivas, festas, ações sociais, eventos internos e o que mais uma atlética quiser realizar será possível por meio de trabalho e planejamento. Como em muitas oportunidades os recursos são escassos e os meios para atuação não são ideais, elaborar um calendário bem estruturado para a sua AAA pode ser uma solução para minimizar os riscos ao longo da temporada e concluir a maior parte das atividades planejadas inicialmente.

1. Competições esportivas

Foco das atléticas e intuito para o qual são criadas, o esporte não deve ser deixado de lado durante o planejamento, pelo contrário, deve permear os demais compromissos ao longo do ano. Desta forma, definir o calendário de competições antes do início da temporada é fundamental tanto para organizar-se esportivamente como em outras áreas, tais como financeiro da associação.

Muitas vezes, as disputas esportivas são realizadas em cidades-sede diferentes da localidade de algumas atléticas, sendo importante o preparo financeiro e logístico para o campeonato. Além disso, definir quais torneios internos serão realizados para a integração entre os alunos da AAA também é importante. Atente-se para as datas e custos que serão despendidos.

Tudo isso ajudará não apenas no nível esportivo que a instituição deseja atingir, mas no aporte financeiro que ela poderá conseguir ao longo do ano, pois a apresentação de um calendário esportivo bem organizado também é requisito básico na busca de bons patrocínios.

Foto: Atlética Monetária UFU

2. Festas

São as principais fontes de recursos de muitas atléticas e não podem ser desprezadas. Preparar um calendário com enfoque esportivo, mas que possua espaço para esse tipo de evento é interessantíssimo, principalmente para atléticas que ainda não possuem formas sustentáveis para conseguir recursos financeiros.

Distribuir os eventos ao longo do ano e criar uma agenda que contemple desde recepções de calouros, passando por festas voltadas ao público interno e chegando a eventos ofertados para grandes públicos é uma forma mais segura para prover recursos e também de reduzir riscos. Assim como o retorno com esses eventos é importante, os riscos também devem ser considerados e o planejamento errado ou afoito tende a dificultar o sucesso nessa área.

Foto: Agência Euphoria

3. Ações sociais

Mais que esporte, uma AAA é uma forma de representação social que atua como modificador da comunidade, justamente por meio do esporte. Sendo assim, é importante que uma atlética participe ativamente da sociedade em que está inserida e promova ações as quais possam fazer a diferença para diferentes pessoas.

Não há regra sobre o que deve ou não ser promovido nesse segmento, mas organizar ações relacionadas ao esporte para alcançar as minorias e atuar sobre suas vidas é o ponto básico para qualquer planejamento. Criar um calendário anual, mas que permita modificações pontuais e de acordo com as necessidades da sociedade é importante. A união com diferentes atléticas e/ou outros institutos da universidade também ajudam no desenvolvimento de projetos maiores.

Foto: Euphoria Formaturas

4. Demais eventos

Além da trinca usual descrita, as atléticas também têm alguns eventos burocráticos e internos ao longo do ano, os quais devem ser considerados no calendário, tais como processos seletivos para entradas de novos membros, premiações, solenidades junto à universidade, entre outros. Assim, é bacana prever os eventos mais comuns e já os distribuir ao longo do ano para que não existam conflitos futuros entre datas propostas.

Mas, Lembre-se que cada atlética possui suas particularidades e suas prioridades, sendo assim, baseie seu calendário naquilo que a AAA deseja concluir até o fim do ano. Pode ser vencer competições, angariar novos membros, promover diferentes ações na universidade, divulgar a marca externamente, tudo isso ou nada disso, pode ser um universo indescritível de opções. O calendário não é fórmula mágica, nem garantia de nada, mas te ajuda a minimizar riscos e definir um norte. É mais fácil lidar com as pedras no caminho quando

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Dicas de planejamento e produção para Atléticas!

Tá na hora do START no planejamento das AAA’s

Como arrecadar recursos financeiros para sua Atlética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.