Como montar uma proposta de patrocínio campeã

Saber em que pé a situação se encontra financeiramente e quais serão as fontes de renda da instituição para o próximo período são fatores fundamentais para uma atlética se planejar. Assim, entram produtos, festas, negociações e as outras diversas maneiras em que as associações pensam em arrecadar fundos. Bons exemplos disso são os patrocínios que podem funcionar como apoio financeiro ou logístico/material/alimentício/outros.

Mas como boa parte dos amantes do esporte universitário sabem, nem sempre é fácil encontrar empresas que queiram vincular seu nome à atlética e patrociná-la. Desta forma, é importante estruturar sua AA para que esteja preparada tanto para criar oportunidades de patrocínio quanto aproveitar as que surgirem. Seguem aqui algumas dicas para ajudar neste planejamento:

1. Tenha conteúdo

Muitas vezes ignorada pelas gestões das AAs, mas fundamental nesse processo, é o conteúdo utilizado para a elaboração da proposta. É hora de aliar seu instinto e suas experiências a novos horizontes. É válido utilizar conteúdo acadêmico, diferentes experiências de clubes profissionais ou ideias ainda em desenvolvimento; o importante é que se saia do que é comumente empregado na sua realidade diária da AA que, provavelmente, não se apoia em um discurso tão forte. Esta é a hora de mostrar que atlética não é só diversão e sim uma associação capaz de moldar grandes pessoas e profissionais.

Lembre-se que a proposta de patrocínio será feita a empresas que vivem intensamente o profissionalismo e não estarão abertas a propostas fracas e pouco fundamentadas. Desenvolvimento da marca, retorno financeiro e de mídia, projetos viáveis, entre outros serão considerados no processo. Criar valor para sua atlética e mostrar o que ela pode oferecer de diferente a uma instituição pública ou privada é essencial para o sucesso da proposta de patrocínio. Busque formas para garantir isso nas mais variadas fontes e cuidado para não cair nas propostas banais e que já cansaram de ser apresentadas por outras AAs ou até mesmo pela sua.

2. Exalte sua AA

Como o objeto principal do seu planejamento e a sua própria AA, não tenha medo de valorizá-la e apontar seus pontos positivos. Apresente a atlética apontando suas características e projetos, tais como, “Quais são seus valores, cores, símbolos, cursos?”, “Quais são as atividades desenvolvidas e competições disputadas?”, “Quais são os principais títulos da associação?”, “Como estão às situações jurídica e financeira?”, e tudo mais que puder valorizar sua AA em um cenário que se apresentará competitivo com outras atléticas também buscando patrocínios. Você precisa mostrar o que sua AA tem de diferente e melhor que as outras.

3. Procure empresas afins

Uma forma de facilitar a pesquisa por novas empresas é montando uma agenda com as empresas que mais tenham afinidade com as atléticas, como, por exemplo, voltadas ao esporte e público universitário. Seja para patrocínios de materiais esportivos ou outros tipos de parceria, busque empresas da região por serem de acesso mais fácil que grandes organizações de fora. Quanto mais alinhado estiver o projeto de sua atlética, mais fácil será listar possíveis parceiros, por já existir uma definição clara do que a atlética busca no mercado e quais são seus principais pares. O foco do projeto – sócio-torcedor, material esportivo, patrocínio master, entre outros – também auxiliará o delimite das empresas.

4. Organize um cronograma de atividades

Por ser um processo longo e novo em muitas atléticas, é importante que se estruture um cronograma de atividades a fim de coordenar a gestão em prol do projeto, designado funções e tarefas, assim como estipulando prazos para cumprimento das metas. Tudo isso passando desde a fundamentação do projeto até a apresentação final a algum parceiro. Esse cronograma também auxiliará cada área da gestão da AA a saber qual o seu papel e como desempenhá-lo, além de criar um sistema que permita que as atividades se ordenem e correlacionem-se para o projeto final.

Assim,

Não há modelo ideal ou caminho certo a ser seguido. O foco pode ser na imagem pública da atlética, em seus resultados financeiros, desempenho esportivo ou em tantas outras variáveis que se encontram na realidade das Aas. Apenas lembrem-se que a criatividade conta e que sua atlética é a chave do processo. Buscar conteúdo e organizar tarefas garantirão solidez ao projeto e transmitirão segurança aos possíveis parceiros. Não deixe suas ideias passarem e comecem seus projetos o quanto antes, pois oportunidades de patrocínios não são tão abundantes para serem desperdiçadas!

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Pagamentos e recebimentos: como organizar o financeiro da AAA?

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