Dia do Orgulho LGBT e o mundo universitário!

Antes tarde do que nunca, é hora de falarmos sobre o Orgulho Gay!

Apesar de serem realizadas campanhas e comemorações durante o mês inteiro, o dia oficial que celebra o Orgulho Gay foi no dia 28 de junho. E isso é muito importante pelo fato de que a comunidade LGBTQ+ vem lutando pelos seus direitos há muitos anos, lidando com injustiças, preconceito, violência e diversas outras dificuldades nesse mundinho pequeno em que vivemos. Mas, esse dia não é motivo de tristeza, muito pelo contrário, é dia de celebrar todas as conquistas, todos os lados positivos em fazer parte dessa comunidade e em desenvolver atividades que evoluam a mentalidade da nossa sociedade! Sim, é muuito mais do que uma simples comemoração!

Falando sobre atividades que mudam a nossa percepção sobre as coisas, lembramos instantaneamente do universo acadêmico, o qual é diretamente vinculado com toda essa diversidade de pensamento, toda essa alegria, toda essa garra por direitos iguais e pela mudança! Buscar respeito para todas as minorias e diferenças é algo que a comunidade LGBTQ+ faz com o maior orgulho possível. Portanto, aí está um dos muitos significados da nossa comemoração neste mês.

Muitos que pertencem à essa comunidade tendem a chegar na faculdade desamparados, sem se conhecerem direito, sem terem noção dos seus direitos e de como o mundo gay pode ser acolhedor. Apesar de todos os obstáculos enfrentados por nós, nós preferimos nos unir e ao mesmo tempo que lutarmos, criarmos uma família e um ambiente seguro para nós e para todas as minorias. De que forma? Por meio de comitês, grupos de estudo, pesquisas e atléticas que disseminam e incentivam o respeito em todos os lugares.

Um exemplo disso é a nossa união em jogos como Engenharíadas, Jogos Jurídicos, JOIAs e demais jogos universitários. A extroversão e integração é muuuito boa! Todo mundo acaba se conhecendo e se divertindo juntinhos, assim como calouros andando em bando pela faculdade (hahaha). Brincadeiras à parte, além da criação dessa família gigantesca, todo mundo fica atento a quaisquer casos de homofobia, violência ou machismo, pois quando isso acontece toda a família cai para briga defender quem for preciso!

Isso que é o mais bonito de se comemorar no dia do Orgulho Gay, essa seriedade em buscar pela igualdade e em manter o clima leve entre a comunidade, afinal, essa é a nossa família! Sinta-se orgulhoso de quem você é! Não há nada de errado em ser gay, lésbica, bissexual, queer, intersexual, transexual ou quem você deseja ser! Eu prometo que participar de movimentos e projetos nessa esfera só trazem boas energias e muito orgulho por lutar por um mundo descente e livre de preconceitos.

E lembre-se: “Respeite as minas, as monas e as manas”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.