Foto: Euphoria Formaturas

Nas faculdades e universidades existem diversos tipos de universitários, inclusive aqueles que não querem de jeito nenhum abandonar essa vida de estudante (no bom sentido hahaha). Hoje vamos conversar e explicar pontos cruciais sobre as pós-graduações: especialização, mestrado e doutorado. Bora lá!

Hallmark Movie Hannah GIF by Hallmark Channel - Find & Share on GIPHY

Especialização

A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu que informa e atualiza o profissional dentro da área em que ele escolhe, diferente da graduação, onde vemos de tudo um pouco para entendermos o básico. É ideal pra quem não tem muito tempo pra estudar, mas quer continuar, já que tem uma duração mínima de 360 horas/ano e dura entre 1 e 2 anos. Normalmente, as especializações são ofertadas por faculdades e universidades particulares, sendo que cada uma escolhe qual o método para ingresso. O trabalho final de curso é uma monografia e o aluno recebe o título de especialista. Vale lembrar que esta modalidade não é indicada para quem gostaria de fazer pesquisas na área acadêmica!

Dragons' Den Writing GIF by CBC - Find & Share on GIPHY

Mestrado

Diferente da especialização, o mestrado é um curso de pós-graduação strictu sensu. O seu objetivo é criar uma problemática e fazer pesquisas afundo sobre o mesmo assunto. É essencial para quem tem interesse em seguir a carreira como professor no meio acadêmico. O ideal é que você tenha tempo integral disponível para o seu mestrado, já que ele exige de você como se fosse uma graduação. Tem duração média de 2 anos e quase a mesma carga horário que a especialização, porém exige muito de você fora da sala! Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa! O processo de seleção é rigoroso, incluindo análise de currículo, provas, teste de idioma estrangeiro, entrevista e apresentação do projeto de pesquisa. Tanto no mestrado, quanto no doutorado, existe a possibilidade de você conseguir uma bolsa, para não precisar trabalhar e se dedicar especialmente para os estudos.

Savvy Shields Crown GIF by Miss America - Find & Share on GIPHY

Doutorado

O curso oferece um conhecimento teórico mais aprofundado do que no mestrado e é voltado, especialmente, para quem tem interesse em seguir na área acadêmica. Tem duração de 4 a 5 anos e poucas horas dentro da universidade, mas MUITAS horas fora dela, fazendo pesquisas que possam trazer benefícios ou inovações para a sociedade. Existem casos de pessoas que começam o doutorado sem possuir o mestrado, porém vai de instituição para instituição e não é comum. Na seleção eles analisam o seu currículo, aprovação do projeto de pesquisa e uma entrevista. Algumas universidade e faculdades fazem uma prova de conhecimento específicos e gerais e neste tipo de programa, é exigido pelo menos 2 idiomas que você tenha fluência. Ao fim do doutorado, você deve apresentar sua tese e, se aprovado, recebe o título de doutor.

Neste texto tentamos dar uma resumidinha do que cada programa oferece e exige. A dica que damos para quem tem vontade de continuar na área acadêmica é que durante o período de graduação você participe de muitos eventos científicos, faça artigos, tente publica-los e busque um Projeto de Iniciação Cientifica (PIC) para iniciar seus trabalhos como pesquisador. Resumindo: se esforce para construir um bom currículo! No mais, seria isto pessoal e lembrando que lugar de pós-graduando também pode ser na atlética!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

Dicas para viver seu período universitário ao máximo

Razões para valorizar a sua Universidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here