Foto: CAEM UEPG

No dia 10 de Setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e em 2015, uma campanha a nível nacional foi criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria): O SETEMBRO AMARELO!

Infelizmente, os dados são tristes: Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Isso é muito grave, e precisa ser um assunto cada vez mais debatido, principalmente entre os jovens, afinal, a OMS (Organização Mundial da Saúde), já informou que 9 a cada 10 mortes por suicídio PODEM SER EVITADAS!

Nós, como acadêmicos, jovens, representantes de instituições, precisamos fazer a nossa parte!Precisamos perder o medo de falar sobre os assuntos “suicídio” e “depressão”, pois as vezes mesmo sem sabermos, podemos ajudar (ou ativar algum gatilho) e influenciar na decisão de alguém que não vê mais razão para continuar vivendo.

Sabemos o quanto o dia a dia dentro das Universidades pode ser estressante, frustrante e sim, deprimente, mas apesar de tudo, esse assunto precisa ser levado à sério. Depressão não é frescura, não é falta de Deus, não é vontade de chamar atenção. A depressão é uma doença séria, que vêm atingindo cada vez mais jovens, e que TÊM CURA! Porém, seu tratamento exige acompanhamento médico, exige que a pessoa depressiva procure ajuda e se permita ser tratada.

Nós podemos e devemos fazer a nossa parte, e pra ilustrar como a nossa ajuda pode ser essencial àquele que precisa, juntamos alguns depoimentos e ações que Atléticas e Centros Acadêmicos realizaram e ainda vão realizar nesse mês de Setembro, para ajudar a conscientizar a galera sobre a importância de falarmos sobre esse assunto.

Pra começar, eu mesma trago um exemplo da minha Atlética! Ano passado, quando fui presidente da AAD UEPG, juntamos Atlética, Centro Acadêmico (oi CACS lindo) e a nossa Bateria Caveirão (amada) e fizemos o DIA DO ABRAÇO! Durante o intervalo dos turnos, uma galera que representava as 3 instituições de Direito UEPG se uniu nos corredores da Universidade e com plaquinhas e muito bom humor, oferecia os “abraços grátis” para o pessoal que estava passando. Foi muito divertido! Foi um jeito simples que encontramos de ressaltar a Ação do Setembro Amarelo, e mostrar para os nossos acadêmicos que estávamos ali por eles.

A Julia Stocco, do Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais aqui da UEPG contou pro Integraê que o CAEM também está se mobilizando essa semana para organizar várias atividades em prol da Campanha, como doação de abraços, cartazes com mensagens nos corredores, oficinas e uma programação especial com o slogan “por onde anda o seu sorriso?”.

Foto: CAEM UEPG

A nossa colunista Beatriz Odorcik, da AAALQ (Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz), contou pra gente sobre a Semana da Saúde Mental, que ela ajuda a organizar com o pessoal da Esalq USP! Esse evento já está na sua 3ª edição nesse ano de 2019, e durante os dias da semana, a programação é super diferenciada, com palestras, mesa redonda e até uma Feira do Bem Estar. Muito bacana, né??

Foto: Esalq USP

O Will, da XII de Novembro, também contou que a XII e algumas outras Atléticas da Unifil de Londrina/PR organizam o HUG DAY! A instituição ajuda esse pessoal com a estrutura e a galera faz um dia todo de atividades focadas na prevenção ao suicídio! ATENÇÃO: A ideia do Hug Day é muito simples e prática pra quem ainda não pensou em alguma Ação para o Setembro Amarelo, viu?? Anota as dicas aí!

Foto: Unifil

Outra colunista nossa, a Lu Biondo, contou que o CAHRF (Centro Acadêmico de Direito da UEM/PR), se mobiliza, durante o mês todo pra proporcionar pro bloco algumas coisas relacionadas à saúde mental… Esse ano, eles estão disponibilizando todas as terças-feiras horários de “acolhimento” na sala do centro acadêmico, com uma psicóloga – tanto pro matutino quanto pro noturno. Além disso, eles agendaram duas “palestras”, também com profissionais da área, uma sobre o cuidado com a saúde mental (diálogo sobre depressão, ansiedade e suicídio) e a outra com uma apresentação explicativa sobre suicídio. Nos corredores do bloco da Galo Terror, o pessoal da Atlética também confecciona um mural especial para o Setembro Amarelo, com recadinhos para os acadêmicos pegarem e também para escreverem. Amamos!!

Foto: UEM

Enfim, são várias ideias que podem ser aplicadas aí na sua Universidade, para que pelo menos um pouco mais de visibilidade essa campanha tão importante tenha! Nessa nossa correria de faculdade, jogos, vida agitada de sempre, é muito importante ver que alguém (ou alguma instituição) tão próximo do nosso dia a dia se importa em passar essa mensagem: a de que toda vida importa!

Oferecer seu ombro, seu ouvido e seu tempo é muito válido também! Mas a gente precisa destacar que uma ajuda PROFISSIONAL é necessária!!

Pra saber mais sobre o Setembro Amarelo, acesse  www.setembroamarelo.org.br/, ou ligue 188! Esse número também está sempre disponível para alguém que queira conversar. Mesmo se você não tiver certeza que precise de uma ajuda desse tipo, não tenha receio em entrar em contato com o 188, os voluntários do CVV estarão sempre dispostos a te ouvir!

Sua vida importa, sua saúde mental importa MUITO, e priorizá-la NÃO É EGOÍSMO! Lembre-se: você não está sozinho!

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Setembro amarelo: falar é a melhor solução

A importância de se ter uma Comissão Anti-Opressão nos eventos

Não abandone a faculdade antes de ler este texto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here