É indiscutível que o ponto alto de uma Atlética acontece durante a participação em um Jogos. Os atletas se dedicando ao máximo, a torcida perdendo a voz na arquibancada, bateria ecoando pelo ginásio a integração entre os alunos – o objetivo máximo de uma AAA – acontecendo da maneira mais completa possível.

Mas, o sonho de participar de uma competição externa, para ser bem-sucedido, depende de muito trabalho da diretoria e de pessoas de fora dela. Por isso, para que sua Atlética consiga fazer uma estreia com o pé direito nos Jogos, é essencial cumprir certos pontos que irão garantir que os dias de competição não sejam um problema para sua AAA.

Primeiramente, precisamos definir que o objeto principal da preparação para uma competição externa é a delegação, ou seja, todos os atletas, torcedores, ritmistas e agregados que irão acompanhar a Atlética em seu primeiro duelo. Logo, o passo inicial é conhecer a situação atual de seus representados em relação a AAA.

Isto é decisivo para o sucesso da empreitada, pois só ocorrerá a efetiva adesão dos alunos, caso a Atlética seja um ponto de representatividade e apoio em meio ao ambiente universitário. Por isso, não é uma boa ideia assumir uma responsabilidade tão grande como a de um evento externo – que envolve outras AAAs e um grande planejamento – se a sua Atlética não possui volume de pessoas engajadas e dispostas a representa-la.

Participar de uma competição deve ser um projeto de todos, logo, todos os representados pela Atlética devem estar dispostos a aumentar a carga horária de treinos, abrir mão de feriados ou fins de semana para competir e investir financeiramente na compra de pacotes. Por isso, é essencial que a diretoria da Atlética realize uma boa apresentação do projeto: mostre o local dos Jogos, a história da competição, as atrações festivas e a experiência de representar a Universidade e o curso frente às demais.

Com os alunos motivados a participar da competição, chegou a hora de colocar a mão na massa e realizar efetivamente o processo de participação da Atlética na primeira competição externa.

Como foi dito anteriormente, uma competição significa a participação de muitas Atléticas, o que envolve MUITA gente, dinheiro e compromissos. Por isso, a palavra que deve nortear este processo é responsabilidade. Sua diretoria deve estar comprometida, organizada e com total conhecimento de tudo o que acontece na AAA, bem como deve participar ativamente das discussões promovidas pela CO organizadora dos Jogos, como a inclusão de modalidades e chaveamento das partidas – tais decisões podem ser essenciais para a conquista de um título geral.

Ao abrir a venda dos pacotes para os alunos que irão embarcar nesta empreitada, a Atlética deve possuir uma grande organização documental, sendo uma boa ideia eleger uma pessoa para ser a responsável por conferir os dados de cada comprador, bem como organizar a planilha de vendas – que deve ser atualizada rigorosamente após cada venda.

Com isso, a Atlética evitará problemas que podem atingir diretamente o caixa institucional. Falando em dinheiro, ele tem um papel fundamental neste processo.

A participação em Jogos envolve muito dinheiro e gastos, que vem desde o repasse dos pacotes para a Organização até a compra dos produtos do Kit idealizado pela AAA. Por isso, o controle financeiro é ESSENCIAL nesta situação, pois o fluxo de saída e entrada irá ser superior durante o período pré e pós jogos.

E para blindar ainda mais o precioso caixa de possíveis danos, a Atlética deve incluir, em seu contrato, o cheque caução. “Eita, mas o que é isso?” é o pagamento, em dinheiro, cheque ou nota promissória, por cada comprador do pacote dos Jogos, de um valor estipulado pela Atlética para assegurar que, caso a pessoa danifique um patrimônio do local de competição ou se ausente de um jogo onde fazia parte do time, a AAA não irá retirar este valor do próprio caixa – após a competição, caso não ocorra nenhum problema, esse valor é estornado para a pessoa. Esta garantia irá deixar suas noites de sono mais tranquilas e evitará que a competição se torne em um problema para a Atlética caso algum membro tome atitudes irresponsáveis.

Uma das melhores partes dos Jogos é a integração entre as Atléticas: trocar produtos, e conhecer gente nova é a consequência deste ambiente que exalta o esporte universitário. Por isso, sua Atlética – principalmente a Diretoria de Marketing – deve planejar um kit de produtos que seja a cara de seus alunos. Use e abuse de suas cores, utilize suas frases marcantes e faça seus alunos vestirem com orgulho, da cabeça aos pés, seu mascote, lemas e cores.

E ah, os atletas. O maior foco dos Jogos não pode passar despercebido pela diretoria da Atlética e, para a conquista de um bom campeonato, é necessário MUITO trabalho. Primeiramente, a diretoria deve realizar o levantamento de todos os seus atletas – quem são, quais modalidades jogam, qual a turma/curso e quais são os atletas chaves, ou seja, aqueles que fazem total diferença dentro de quadra.

Com isso, vocês terão uma base sólida para a realização de um planejamento esportivo, onde poderão saber se cada time está completo, se atletas jogam em mais de uma modalidade e em quais modalidades conseguirão competir. Através destes dados, será possível a realização de negociações durante o chaveamento, a discussão a respeito das modalidades que irão pontuar, dentre outros pontos essenciais que podem influenciar na conquista, ou não, do título geral. E, novamente, a palavra que rege este processo é organização, pois é inadmissível que aconteça situações prejudiciais à AAA que poderiam ter sido evitadas com o devido planejamento – como por exemplo, o melhor atleta da sua Atlética ter dois jogos de modalidades diferentes marcados no mesmo horário.

Pacotes vendidos, atletas cadastrados e kit prontos, agora vocês precisam ir até a competição, certo? Para isso, precisamos realizar a logística de transporte – que muitas vezes é subestimada.

O primeiro passo é contratar uma empresa confiável. Converse com outras AAAs, procure saber o histórico da empresa e tenha reuniões com os responsáveis pela mesma. A última coisa que uma Atlética precisa é ter dor de cabeça por conta de empresas irresponsáveis.

Após contratar seu transporte, eleja pessoas responsáveis por cada ônibus ou van. Com isso, vocês terão controle de pessoas e quilometragem – o que tem impacto direto no caixa da AAA.

Com a empresa contratada, pessoas responsáveis eleitas e o cronograma de jogos na mão, é hora de definir o translado de cada ônibus durante a competição. Planeje qual será o trajeto necessário para levar os atletas de um jogo para o outro, veja qual partida é mais importante e desloque a torcida para lá, e por último, mas não menos importante, planeje com cuidado o transporte para as festas oficiais e arena das competições.

Tendo sempre em mente que a organização levará sua Atlética ao topo, seu primeiro Jogos será recheado de boas histórias, união de seus alunos e amor pela AAA. Aproveite esta oportunidade, busque o título e aproveite os dias mais inesquecíveis de sua vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here