Foto: Atlética de Medicina FURB

E dale chopp, dale chop, olê olê olê!!! 🍻

Falaaa povinho lindo aqui do Integraêêêê! ❤

Gente estou muito animada com essa matéria, acho que é pelo clima de outubro aqui por Blumenau que é de muita festividade. E pra ser bem sincera, falar de Oktomed é falar do maior esquenta universitário para a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest Blumenau! Festa essa que amo de paixão 😍haha. Então fiquem ligadinhos e me acompanhe para saber sobre esse evento que é o feedback de muito engajamento da Atlética de Medicina da FURB – AAARIH.

Como eu comentei na minha outra matéria aqui – Você conhece o Stammtisch Universitário? – a cidade de Blumenau/SC foi colonizada por alemães e com eles essa cidade mantem viva a cultura e tradições de seus antepassados. A cidade por conta da cultura cervejeira foi intitulada como a Capital Cervejeira do país e promove a Oktoberfest Blumenau, que é a segunda maior festa alemã do mundo.

Mas o que é a Oktobefest? Assim como já diz o nome, é uma festa típica alemã que ocorre no mês de outubro. No início dos anos 80, representantes de entidades, empresários e o poder público da cidade se uniram e idealizaram um evento onde está cultura pudesse ser celebrada e compartilhada com o mundo. O evento que foi inspirado inicialmente na Alemanha, então surgiu em 1984 – Oktoberfest Blumenau. Nesse primeiro ano com uma festa de duração de 10 dias, o público foi de mais de 100mil pessoas no evento. Já na década de 90 e início do séc. XXI a festa já se consolida como um dos maiores eventos turísticos do país e uma das maiores do mundo, ficando atrás apenas da Oktober de Munique. Com a tradição nunca sendo deixada de lá, nesta época a protagonista do evento se tornou a cerveja.

Atualmente a festa tem a duração em torno de 19 dias e acompanhou as tendências tecnológicas e está modernizada em vários aspectos, e principalmente voltou a festar de forma igual todos os elementos da cultura germânica local. A cada ano mais de 500 mil pessoas de vários lugares do mundo passam pela Oktoberfest Blumenau. Obtendo a experiência do amor pelas tradições, dança, música, trajes típicos e gastronomia típica. Ah! E tudo isso com muito chope. Prosit!

E é com essa pegada da cultura alemã local voltada para o público universitário e muito chope que a Atlética da Medicina FURB – AAARIH promove o evento Oktomed, que a cada ano vem ganhando ainda mais força e admiradores. O evento conta com mais de 3 mil pessoas e toda uma estrutura onde o ponto final é o desembarque na própria Oktoberfest – depois de muito álcool, muita pegação e quicar até o chão. E para sabermos todos os detalhes deste evento, conversei com o Luís Felipe Martins, atual presidente da Atlética de Medicina da FURB, que nos contou um pouco da trajetória deste evento.

Como surgiu a Oktomed?

A Oktomed surgiu há 6 anos, a partir de uma ideia de realizar uma festa em que fosse possível a integração entre as atléticas de Medicina. Anteriormente à realização da primeira edição da Oktomed, ocorria uma festa com formato de esquenta para Oktoberfest apenas entre os alunos de Medicina da Furb. Tratava-se de um evento bem pequeno, chamado “MitsuFest” e era realizado por uma das turmas da “MedFurb” da época. Após a turma em questão se formar, a ideia iria se perder. Então, a AAARIH decidiu expandir e reformular o modelo desta festa, tentando alcançar atléticas de Medicina de outras cidades de Santa Catarina e até mesmo outros estados. Foi visto que haveria uma adesão boa e então foi decidido que este novo evento ocorreria, sendo nomeado Oktomed por uma ex-atleticana.

Foto: Atlética de Medicina FURB

Como foi a primeira edição?

A primeira edição da festa foi cercada de incertezas. Como era um evento de um porte maior do que a AAARIH estava acostumada a realizar, os custos eram muito elevados e assim, o medo do prejuízo era algo constante. Além disso, era preciso estimular o público de fora para que a festa tivesse um alcance bom, o que era um grande desafio.        

Na semana da festa, as chuvas de Blumenau foram muito intensas, ocasionando enchente e alagamentos pela cidade. Por este motivo, começaram as desistências das pessoas em virem à Blumenau para a festa. O público estava com medo que ocorressem novos alagamentos. Então, foi feito um marketing sobre como a área da festa era segura, que não estava e nem seria afetada por possíveis alagamentos. Juntamente a isso, foi idealizada uma campanha solidária de doação de alimentos não perecíveis às pessoas que sofreram com os danos das chuvas. Foi pedido que todas as atléticas participantes da Oktomed trouxessem tais produtos, os quais foram recolhidos na entrada da festa e posteriormente entregues aos necessitados.

Quais as evoluções que o evento vem tomando/tomou até aqui?

O evento vem crescendo a cada ano, este ano contamos com 32 atléticas de fora de Blumenau, vindo de toda Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo! Além, claro, das pessoas quem vem por conta própria. Esse ano contamos com cerca de 4.300 pessoas, em que tivemos que limitar os ingressos 2 semanas antes para que possamos entregar uma festa com um alto padrão de qualidade ao nosso público!

Foto: Atlética de Medicina FURB

Quais os maiores desafios enfrentados?

Eu acho que o maior desafio no momento é saber equilibrar a festa! Isso seria deixar ela em um porte grande, mas sem perder a característica de uma festa universitária; como vemos por aí festas que cederam espaço a comercialização e perderam suas características! A parte estrutural, de logística e afins é uma coisa que é “palpável”, então se torna algo mais tranquilo de controlar. Sinto que continuar trabalhando forte para que a festa não perca suas características e promova em primeiro lugar a integração, fará com que o sucesso venha como consequência!

Foto: Atlética de Medicina FURB

Outros pontos que podemos mencionar aqui, é que além da festa ocorrer dentro de um espaço, o evento conta com mais um palco extra no exterior, além de bares, espaço vip com acesso ao open food, e uma praça de alimentação para o restante do público.  

Um dos atrativos da festa é a Bateria Fera (nome que nos faz lembrar o mascote da Atlética que é um leão) e o concurso de Rainha da Oktomed. A Bateria Fera, já tem uma grande representatividade dentro da Universidade e no evento da Oktomed, se tornou uma das atrações do evento. Sobre essa trajetória da Bateria, o Rodrigo Braz Hinnig que é Diretor de Bateria da AAARIH comentou com a gente:

Junto com o início da Oktomed, a Bateria Fera, órgão estudantil musical do curso de Medicina da FURB, adaptou-se para a festa saindo do padrão das Baterias Universitárias, sendo a primeira Bateria Show de Santa Catarina.

Para isso, instrumentos como guitarra, baixo e violão foram adicionados para que a Bateria proporcionasse ao público um show de fato. Clássicos do MPB, Axé, Sertanejo, Funk e Rock nacional e internacional sempre estão presentes no repertório de forma original, com versões sempre voltadas ao samba. Além disso, conta também com músicas atuais e performances para agitar o público ao máximo e promover a cultura da música para os estudantes.

Foto: Atlética de Medicina FURB

o concurso de Miss Oktomed, acontece entre as atléticas de medicina que participam do evento, com o intuito de promover uma integração maior entre as atléticas no dia do evento. Mas antes de falar da Rainha da Oktomed, preciso dizer que esse não é o único concurso no evento. Também rola um concurso com jogo de chope metro, batizado de “beer bong”, onde cada atlética tem direito ao seu representante nas modalidades feminino e masculino com as colocações de 1º, 2º e 3º lugar. Aí meu fígado!

Foto: Atlética de Medicina FURB

E a Rainha da Oktomed é um outro espaço nessa integração, onde novamente, cada atlética inscreve uma candidata. Onde 50% pontuação é través do Facebook. A Comissão Organizadora do evento anuncia as candidatas no evento do Facebook, e a mais votada vai ficando em primeiro lugar e assim sucessivamente. Os outros 50% é de acordo com os votos das Atléticas. E de acordo com os resultados, normalmente as atléticas votam mais pela personalidade da pessoa do que pelo requisito beleza. E nesta edição a Rainha da Oktomed 2019 é da FURB. Onde a rainha foi divulgada durante o evento. Até o momento as Atléticas ganhadoras do Concurso são:

👑 UNESC
👑 UNESC
👑 FURB
👑 UNIPLAC
👑 FURB

Foto: Atlética de Medicina FURB

Não bastando toda essa integração acadêmica, ainda rola um “Camarote dos Pais” no evento. Onde os pais dos membros da Diretoria da AAARIH têm um espaço destinado a eles para prestigiar o evento que seus filhos promovem. Segundo o presidente da Atlética de Medicina, esse Camarote já tem há quatro edições, e cada vez mais eles vêm buscando melhorar. A ideia é proporcionar essa experiência para os pais do trabalho que eles vêm fazendo com seriedade, e também buscar mostrar para eles que Atlética não é só bagunça e festas, e conseguir descontruir essa imagem e ter o apoio deles e sentir um pouco desse sentimento de “família, união” que as atléticas podem proporcionar aos associados/acadêmicos.


Foto: João Guilherme Valim

Para mim que não faz parte desta Atlética, mas também sou FURB e acompanhei e ainda acompanho a trajetória deste evento, sou franca em dizer que a Oktomed é uma p%t@ idealização de evento. Afinal de contas, o evento não nos faz só pensar, mas também refletir sobre temas e construções de eventos, mas sobre como podemos nos apropriar da nossa cultura local e gerar fundos para nossas Atléticas/CA’s. E se pensar melhor, não é só a questão do lucro e prestígio, mas de proporcionar uma baita integração entre atléticas não só da própria universidade, mas de outros cidades e estados. A oportunidade de trazer a família para prestigiar sua paixão por uma instituição.

Ah! E já ia esquecendo de comentar um detalhe… O evento ainda oferece ônibus partindo do local onde ocorre a Oktomed até o Parque Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfests Blumenau. Mas para não ficar só em fotinhas, da um visu nesse vídeo do After Movie que saiu doe vento deste ano.

Então é isso galera! A ideia com essa matéria não era apenas compartilhar um pouco de cultura e um evento universitário de grande prestígio em Santa Catarina, mas também inspirar aquelas que então em busca de inovação, identidade ou mesmo ideia para promover um evento. Eu espero que vocês tenham gostado. Porque em breve nos vemos aqui para mais um tema de clima de verão, clima de novembro – pegou a dica?! 😉😘

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Você conhece o Stammtisch Universitário?

Make para a cervejada: você linda a festa toda!

5 razões para optar por vendas online no rolê da atlética!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here