Utilizando a rivalidade como combustível de crescimento para sua Atlética!

Todos nós, apaixonados pelo movimento das Atléticas, temos uma AAA em especial que aflora o mais profundo e sincero sentimento de rivalidade em nossos corações. Em meio a músicas de zoação, partidas que são mais emocionantes do que finais de Copa do Mundo e a certeza absoluta de que sua Atlética é melhor que a rival, temos um ponto chave que pode ser muito bem utilizado pela diretoria: a vontade de ser cada vez melhor – e de ser melhor, principalmente, do que o rival.

Utilizar esta rivalidade para impulsionar o crescimento esportivo e o engajamento dos alunos, além de ser uma estratégia inteligente por parte dos diretores, retira a disputa entre as AAAs de uma simples “troca de ofensas” para um patamar de disputas acirradas nos campos, quadras, pistas e piscinas, o que gera uma melhora para a qualidade esportiva de todo o evento. Portanto, é necessário cautela e uma postura correta dos dirigentes da Atlética, para que o plano de crescimento não se torne um problema para a AAA.

Foto: Engenharídas Mineiro

Primeiramente, querer ganhar do rival é excelente, mas um campeonato esportivo não possui apenas duas Atléticas, assim, direcionar um enfoque esportivo somente para uma AAA é acabar dando um tiro no pé. Seja inteligente e saiba jogar corretamente com o emocional de seus atletas. Incentive os treinos para que a vitória venha em todos os jogos e valorize o sentimento de superioridade após um jogo contra o rival como combustível para os demais: “Ora, se ganhamos de nossa maior rival, podemos ganhar de qualquer um!”, tenha este pensamento misto, em que o enfoque de toda uma competição não acabe se perdendo em meio a um desejo singular de vitória em um jogo.

Além disso, saiba conter os ânimos de seus alunos. Os Jogos afloram esse sentimento de rivalidade e ele deve ser incentivado, mas de maneira saudável! Jamais incentive brigas físicas ou agressões de cunho preconceituoso, pois estas ações, além de serem crimes, irão prejudicar diretamente sua AAA no quadro geral de pontos, acarretando em punições esportivas e financeiras. Mantenha a rivalidade em um nível controlado e deixe bem claro que atitudes como as citadas anteriormente não são aceitadas no ambiente de sua Atlética.

Foto: Engenharídas Mineiro

E ah, as redes sociais! Nada melhor para criar aquele “clima de Jogos” do que muita piada e memes diferentes utilizando seu rival. Relembre aquela vitória humilhante, exalte seus títulos, invadas as redes sociais da AAA rival, crie todo um ambiente de ansiedade e vontade de vencer em seus alunos, além de usar e abusar do bom humor para demonstrar a força esportiva de sua Atlética!

Toda esta rivalidade não foi criada de uma hora para a outra e com certeza seus veteranos também possuem o mesmo sentimento em relação à rival, portanto, utilize este momento para aproximar os membros da “velha guarda” da sua AAA com os calouros! Conte histórias marcantes desta caminhada e incentive a troca de experiências entre as novas gerações!

Esperamos que sua Atlética saiba utilizar bem este sentimento e que a rivalidade existente nos Jogos signifique cada vez mais crescimento esportivo e partidas incríveis!

Agora e a sua vez! Conta pra gente do Integraê qual a sua rival e suas histórias com ela!

A rivalidade aumenta o espírito esportivo dos jogos universitários!

E quando a desorganização e a rivalidade barram o crescimento do esporte?

É possível prever quem será o campeão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.