Tecnologia & mercado de trabalho

Você já parou para pensar sobre como a tecnologia está intimamente atrelada às nossas vidas? Pergunto, pois temos o costume de vivermos dia após dia sem lembrarmos de como vivíamos com uma tecnologia “menos inovadora” no passado. Por exemplo, há alguns anos era indispensável carregarmos uma pasta de CDs dentro do carro, para que pudéssemos curtir uma música durante a viagem. Hoje, com o advento dos serviços de streaming de música, como o Spotify, agregado à tecnologia Bluetooth, temos a possibilidade de ouvir músicas onde quisermos. 

Nós passamos por mudanças para conseguirmos nos adaptar a essas tecnologias, e mesmo sem perceber, acabamos nos tornando reféns dessa evolução tecnológica. No mercado de trabalho aconteceu o mesmo.

Desde a primeira revolução industrial, que ocorreu na Inglaterra em meados de 1760, as empresas buscam adaptar suas necessidades às tecnologias disponíveis de cada época. Isso faz com que os processos se tornem mais ágeis, seguros, e claro, rentáveis.

A modernização já se faz presente na maioria das empresas, principalmente nas maiores, mas agora quem mais precisa enfrentar essas mudanças são os profissionais que vão desenvolver novas competências.  

É nesse momento em que vem aquele velho medo por parte dos profissionais de aprender a lidar com as novas tecnologias no mercado de trabalho. Porém, esse valor é essencial para você que deseja ser um profissional capacitado e qualificado para novas funções

Para não ficarmos estagnados, precisamos sair da zona de conforto o quanto antes. O profissional deve entender que a tecnologia não veio para dificultar, mas sim para facilitar nossas vidas. A capacitação é algo indispensável no atual mercado de trabalho. Os estudos devem ser contínuos, e a formação superior é apenas o primeiro passo para dar sequência a essa evolução.

E falando em formação, as Universidades já estão adaptando suas grades curriculares para que os alunos estejam cada vez mais incluídos nesse mercado de trabalho tecnológico. Para aqueles que já fazem parte do mercado há um bom tempo, não tem jeito: é necessário a requalificação profissional.

Segundo uma notícia do Portal da Industria, publicada em fevereiro de 2020, cinco em cada dez indústrias brasileiras enfrentam problemas com falta de trabalhadores qualificados

Mas, mesmo com as capacitações, algumas carreiras podem deixar de existir. Segundo especialistas, profissões como caixa de banco, operador de telemarketing e funções que envolvem atendimento ao público tendem a desaparecer. Isso acontece por causa da automação que está ocorrendo no setor de serviços com a criação de terminais de autoatendimento, sites na internet que permitem que o próprio cliente faça alterações antes realizadas por funcionários, o uso de aplicativos de celulares etc.

Não sabemos de fato quando essas mudanças irão acontecer, mas lá no passado também nem tínhamos noção de que os CDs virariam uma antiguidade em tão pouco tempo. O futuro já está aí, e cabe a nós nos prepararmos para ele. 

One thought on “Tecnologia & mercado de trabalho

  1. Makoto N. says:

    Muito bom Otávio!
    A indústria 4.0 ta ai batendo na nossa porta e esse tema de tecnologia é muito importante pra nossa atualidade!
    Parabéns pelo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.