Praticamente a “última” prova de fogo da vida acadêmica, o TCC chega no fim da graduação não só para nos diplomar, mas também para nos pôr à prova de fogo de conciliar todo o restante que acontece em nossas vidas durante o desenvolvimento do projeto. E é sobre esse “caos” de afazeres que hoje a gente vai conversar!
Quase que a maioria dos universitários chegam na fase do desenvolvimento do TCC junto das últimas disciplinas e estágios, ou seja, cursando normalmente a universidade, o que o coloca sob uma pressão muito maior e faz com que o tempo para a dedicação no projeto seja planejado e cronometrado. SÓ QUE, a gente bem sabe que nada se resume apenas em aula e estágio, e aí a gente soma nisso tudo: vida social, familiar, relacionamentos eeeee atlética!
Forte característica do estudante universitário na atualidade, “abraçar todas as atividades” e não excluir nada, é um dilema a ser alcançado e tem quem diga que dá certo… Eu mesma, presidente da minha atlética, cheguei no meu último ano de Engenharia e obviamente o TCC tem feito parte do meu dia a dia, e junto das minhas últimas disciplinas trouxe para o meu trabalho as atléticas, e aí conciliei jogos universitários, rotina de diretor e transformei em um TCC. Mas e quando você não tem essa chance (maravilhosa) de escrever sobre o que você vive diariamente na atlética? A palavra-chave e óbvia é organização!
Lucas Gon, atual secretário da minha atlética (Engenharia Medianeira XVIII de Março), aliou a organização e a tecnologia para conciliar o TCC e as atividades da atlética estabelecendo prazos. “Utilizei do aplicativo Trello para todas as obrigações da atlética junto da diretoria, assim ninguém se perdia em suas atividades e no prazo que elas tinham para serem realizadas. No embalo das atividades da atlética, utilizei para outras obrigações e surtiu efeito, no final deu tudo certo, pré-projeto aprovado e Porcão no pódio”.
E se você tem a obrigação multiplicada por três? Duas vezes atleta, diretor e na luta do TCC? O Gustavo Fávero, é também nosso diretor de artes no Porcão, acadêmico de Engenharia Elétrica, atleta e esteve escrevendo o pré-projeto no semestre passado no meio disso tudo definiu a palavra dele: doação. “Eu tive que me doar para conseguir cumprir meus compromissos, mas também contei com o bom senso. Alguns treinos escaparam quando precisei me dedicar um pouco a mais em semana de prova e de entrega de TCC, mas nem sempre porque apertava usava isso como desculpa, então é aí que a gente se doa, sacrifica as noites e os finais de semana pra no final tudo dar certo como para mim e para minha atlética deu”.
No resumão mesmo, quando a gente quer “abraçar esse mundão todo” sem deixar nada nessa fase escapar, é hora de contar com as metodologias para se organizar, já que a organização é a boa e velha tática do sucesso. Aplicativos tanto para celular quanto para computador como o Lucas deu a dica aqui, tem se tornado cada vez mais usuais, afinal, a tecnologia anda com a gente 24h dia não é mesmo? E como toda doação exige organização (de novo), a gente se apega nas técnicas de gerenciamento, que também existem aos montes em bibliografias, ou na internet, dando diversas opções para adaptar atividades e descanso.
Então misturem, usem e abusem das tecnologias, das metodologias e como o Gustavo nos disse, da dedicação, pois alinhar qualquer coisa com atlética sempre da boa, é só você tirar um tempinho para encontrar as melhores técnicas para seus deveres! Afinal ninguém aqui quer largar o osso antes da hora né?
Oii Josi, Obrigada por compartilhar suas ideas.. vida academica já esta atrás de mim 🙂 mas agora estou muito dedicada a dar apoio de minha vida profissional.. não é nada fácil, mas o que ajuda muito é um bom planejamento. Uma app digital muito legal mesmo é Kanban https://kanbantool.com/pt/ com Kanban consigo controlar a minha vida diaria e sempre, sempre! estou informada sobre os prazos. Isso ajuda muito. Desejo muitos sucessos! :)))))