Quantos anos sua atlética tem? 5? 10? 15? 20? Sabemos que as atléticas não surgiram recentemente, já estão há muito tempo aí na caminhada. Muitas estavam restritas ao eixo Rio-São Paulo e atualmente começaram a se espalhar cada vez mais pelo país, mas você tem ideia de quantos anos tem as atléticas mais antigas do Brasil? Como elas surgiram?

Bom, a atlética mais antiga do país foi fundada em 20 de Setembro de 1903, estamos falando da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) ou AAALQ (Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz”), atualmente com 117 anos.
As atléticas mais antigas estão localizadas em São Paulo, a AAAOC (Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz); Medicina USP, fundada em 1928 e a AAAXI de Agosto (Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto), conhecida como São Francisco; Direito USP, fundada em 1933, são exemplos de que as atléticas no Brasil vem de longa data.

As atléticas foram criadas para fomentar o esporte e representar as universidades onde eram praticados, principalmente no estado de São Paulo. Com o passar dos anos, os jogos ficaram centrados no eixo Rio-São Paulo, sendo criados a partir daí as primeiras federações estaduais, também nos anos 30, e com o passar das décadas surgiram novas atléticas no país.
Bom, essa foi a função das atléticas até a chegada da ditadura militar. Nesta época, foi reforçado esse intuito nas AAAs, contribuindo para o afastamento dos estudantes no cenário político da época. As atléticas chegavam até a receber patrocínio dos militares, nos esportes, para afastar os estudantes dos grêmios e diretórios centrais estudantis, que eram principais opositores ao regime dentro das universidades.

Nos últimos anos, podemos perceber um alto número de criações de atléticas, e o principal intuito de promover o esporte se mantém,porem ao decorrer dos anos surge uma nova pergunta, como representar uma universidade cada vez mais diversa?
As AAAs quase sempre em sua maioria representada por homens brancos começaram a mudar com as cotas raciais e sociais, que começaram a ser implantadas nas universidades como, UERJ, UnB e UEL, no ano de 2004.
Nos dias atuais, tentando não cometer o mesmo erro dos anos de chumbo, as AAAs trazem para dentro as lutas pertinentes na sociedade nos dias atuais, pois elas também fazem parte da mesma, e não em um universo paralelo. O machismo, a LGBTQIA+Fobia, o racismo, a defesa da democracia são exemplos destas lutas.

Por fim, vemos uma grande história que não pode ser apagada e nem esquecida, para não cometer erros passados, VIVA as atléticas e ao esporte universitário!