Saiba mais sobre como melhorar o marketing da sua atlética!

Alô Alô turma do Integraeee. Espero de coração que estejam todos muito bem. Viemos aqui hoje para tocar num assunto que é a pedra no sapato de muitas atléticas: O setor de marketing, da comunicação, do engajamento e da imagem da atlética e como podemos evoluir nesses aspectos.

Eu falo como pedra no sapato, porque apesar de a turma da atlética normalmente ser bem criativa, costuma exigir saber mexer em alguns programas, softwares, para conseguir entregar algum resultado no quesito imagem. Que apesar de não se resumir a isso, quando falamos em marketing é uma das primeiras coisas na qual pensamos.

E como este que vos fala sempre acaba citando, como evoluir sempre depende do objetivo da atlética para com seu Marketing. É só para postar “Boas Vindas” e “Feliz Aniversário” aos membros?? Você só usava para anunciar pacotes de Jogos e Festas?? Você quer gerar engajamento com atletas? Quer atrair calouros? Novos membros? Lembrem sempre que é a imagem da atlética para quem não a conhece, então é bom pensar qual imagem você quer passar.

Gerar engajamento é uma tarefa árdua, afinal pouquíssimas atléticas conseguem fazer algo efetivo e que não gere contestações, pois realmente é muito mais difícil do que parece agradar a tantas pessoas que estão envolvidas. Por isso é bom ter metas e saber porque está se fazendo, para depois analisar se deu resultado ou não.

INSTAGRAM

Ainda é a principal rede social da Atlética, desbancou o Facebook a alguns anos e domina o consumo de conteúdo das atléticas pois é onde a grande maioria dos universitários se encontram hoje, o que propicia alcançar mais gente. Mas como fazer ele realmente ser produtivo? Quão útil é o Instagram da sua atlética???

O resumo é que ainda é uma plataforma visual, não dá para ter um post azul, um verde, um vermelho e um roxo, sendo que as cores da sua atlética são laranja e preto. Manter um padrão é sempre muito bom para não causar má impressão para quem abre seu perfil. Nem usar apenas como uma plataforma de catálogo de produtos e serviços, mas sim como uma maneira de cativar o seu público e cada vez mais seguidores. 

Hoje em dia, o Instagram tem recursos estratégicos que ajudam na interação com os seguidores e aumentam o engajamento de uma conta, como os stories, o IGTV, o reels, entre outros. Isso quer dizer que a sua Atlética precisa aproveitar o alcance da plataforma para ampliar o seu público e, é claro, fazer com que mais pessoas a conheçam.

 

YOUTUBE

O Youtube é muito pouco utilizado nas atléticas, no meio quem mais utiliza são as Baterias e equipes de Cheerleader mostrando seus trabalhos e apresentações. Mas é um potencial gerador de conteúdo. Algumas atléticas já fizeram algumas lives mostrando entrevistas com membros antigos e como foi a fundação da A.A. Ou brincadeiras com membros atuais, como “EU NUNCA”, “Já ou Jamais” entre outras. Produzir conteúdo para o youtube costuma ser mais trabalhoso, mas o resultado costuma ser mais legal. 

TWITTER

O twitter é uma rede social muito mais dinâmica, então não tem como fazer um planejamento do que vai ser postado durante o ano. É algo mais sensitivo e não costuma envolver tantas pessoas no engajamento, o que acaba que a maioria das atléticas optam por não utilizar. Mas é possível conseguir uma interação mais direta e no tempo certo, utilizar os MEMES do momento sempre ajuda. Algumas atléticas esse ano estavam brincando com os memes do reality show Big Brother Brasil da rede Globo. O que por ser um tema muito comentado no momento gera um engajamento muito legal com seus seguidores e ainda aproxima ainda mais a A.A. do seu público.

PRODUTOS

Sim, os produtos também fazem parte de uma estratégia de marketing, pois ele trabalha diretamente a identidade visual da atlética, são como um sinal de alerta lembrando as pessoas o tempo todo que elas podem ficar a cara da sua atlética. Ter produtos de qualidade e que conseguem mostrar a cara da atlética, são produtos que fazem com que mesmo aqueles que não são atletas, queiram comprar, desse modo, os itens da lojinha da sua A.A. trazem para perto um público que talvez não fosse ter contato com a atlética por outro meio.

Isso não significa que uma boa divulgação seja o principal vendedor, ele é apenas um agregador. Nada ainda é mais efetivo que aquela conversa boa ou aquela mensagem direta para pessoa (dica: evitem lista de transmissão) gastem um tempinho a mais montando uma boa mensagem para aquelas pessoas que tem potencial para adquirir produtos e costumam ficar na dúvida ou não tomam iniciativa.

PATROCÍNIOS

Mostrar o patrocinador é um desafio para a turma do marketing, afinal normalmente eles estão atrelados aos uniformes. Montar uma boa relação, que possa estar divulgando o patrocinador com frequência e pensar em algo que ele possa ter algum retorno além da exposição da imagem do mesmo pode ser um bom plano para conseguir mais dinheiro lá na frente na hora de renovar os patrocínios. Afinal, um patrocínio que fica apenas na bolha da rede social exposta para pessoas daquele grupo, acabam se limitando muito. É preciso montar pensar em algo que alimente o retorno do patrocinador também.

PARCEIROS PARA OS ASSOCIADOS

O plano de sócio é costumeiramente um desafogo para o caixa da atlética e ele está ligado às vantagens que os associados ganham dentro da atlética e em estabelecimentos parceiros. Então engajar para que os sócios venham a utilizar essas vantagens, pode melhorar a relação tanto com associado que passa a levar mais vantagens quanto com o estabelecimento parceiro, que oferece o desconto mas acaba ganhando na quantidade de alunos que o frequentam.

AÇÕES SOCIAIS

O dever social da atlética diz sempre sobre devolvermos para a sociedade de alguma forma algo que nos foi ajudado. Mas além de fazer, precisa divulgar? Não fica parecendo que está fazendo algo só para se mostrar? As vezes sim, mas é bom lembrar que devemos fazer o bem independente do motivo, além de que mostrando da forma correta pode servir de incentivo para outras atléticas também praticarem esse tipo de atividade.

HISTÓRIA

Uma atlética com anos de existência, sempre possui história, então sempre valorize a sua história, por trás de todo resultado, existem anos de trabalho, aniversários comemorados e ex-membros que sofreram para montar esse perfil antes de você chegar. Assim, cuide bem do trabalho desempenhado com tanto amor e suor pelos alunos que ali passaram, exalte as vitórias conquistadas, afinal elas foram essenciais para se chegar até aqui. 

Hoje em dia, uma atlética que não participa das redes sociais pode ser esquecida até mesmo pelos estudantes de sua faculdade. Afinal, ela não estará presente em um dos principais meios de comunicação da atualidade. MAAASS, se as redes sociais da sua Atlética são um sucesso e a quantidade de likes aumenta a cada minuto, seu trabalho está finalizado, certo? Errado!!

Apesar da interação online ser de extrema importância para uma Atlética, a conquista de novos atletas, diretores e associados por meio da conversa presencial jamais deve ser menosprezada. 

Essas são algumas dicas ou conselhos sobre esse papo de marketing, aprendidos de forma empírica. Claro que quem trabalha com marketing profissionalmente pode fornecer coisas melhores e com mais resultado, mas se atentem ao mínimo. Planejem, definam seu público alvo, monte ações direcionadas e avalie seus resultados.

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