Em um ano de experiência como Coordenador de Esportes Coletivos da Atlética de minha Faculdade, certamente tive diversos aprendizados, assim como qualquer pessoa que coordenasse algum time teria. Ocorre que as maiores lições surgiram junto às maiores dificuldades.
O primeiro grande aprendizado é que o controle financeiro da Atlética não deve ser feito somente pela Tesouraria. É importantíssimo que os coordenadores de esportes fiquem atentos aos gastos com treinadores, espaços de treino e materiais esportivos e deixem bem claro os gastos e dificuldades financeiras enfrentadas pela Diretoria aos associados, de modo a incentivar a participação dos atletas na composição do orçamento da Atlética – seja por meio de doações, “vaquinhas” para comprar materiais ou busca por patrocínios ou parcerias com familiares e conhecidos. Ainda vale a pena fazer listas de presenças e planilhas de entradas e saídas para se ter um controle da assiduidade dos atletas e para facilitar o controle financeiro executado pela Tesouraria.
A segunda grande lição, é que todo diretor esportivo deve possuir como uma de suas características a flexibilidade. Os times são compostos por pessoas muito diferentes – tanto psicologicamente, quanto fisicamente. Alguns são atletas natos, enquanto que outros enfrentam algumas dificuldades durante os treinamentos. Certas pessoas são mais explosivas e não enfrentam tão bem a derrota, já outras veem o esporte como sinônimo de saúde e lazer. Assim, cabe ao coordenador de esportes se adaptar às particularidades de cada atleta durante os treinos e conversas, ficando atento a cada jogador e buscando sempre a integração do time, buscando evitar desentendimentos durante competições e derrotas causadas por uma equipe desunida. Para que os times se tornem uma família vale tudo: churrasco dos atletas, reunião com os times para ouvir sugestões, substituir treinadores que desagradem o grupo, premiar os atletas mais esforçados e até dar alguns puxões de orelha!
Por fim, um grande aliado de qualquer diretor de esportes é o marketing de sua Atlética! Ter pessoas na Diretoria que saibam produzir artes auxilia na conquista por parcerias e patrocínios que certamente aumentarão o caixa de sua Atlética. Ainda, a produção de fotos e vídeos que valorizem o esporte e os atletas ajuda a fazer com que o time seja mais unido e fique mais motivado a treinar e a participar de competições. Afinal, todo atleta valoriza sua faculdade, mas também gosta de se sentir valorizado!