Qual a função de uma associação atlética acadêmica?

Uma das coisas que você deve estar pensando ao abrir este texto é: mas o Integraê já tem um texto falando o que é uma atlética…pois é, lá a gente fala daquele lado divertido e emocional que tanto mexe com nosso coração. Porém, uma das dúvidas da galera que não é tão envolvida com nosso universo das AAAs é entender o que é burocraticamente uma associação atlética acadêmica e quais suas funções e obrigações perante ao mundo universitário.

Resumidamente, uma atlética pode ser definida como uma organização estudantil que tem como objetivo promover o esporte e a integração entre os estudantes. ESPORTE, essa é a palavra mais importante a ser destacada. Apesar de muitos pensarem equivocadamente que as atléticas são criadas para promover festas, na verdade todas elas nasceram em prol do esporte. As associações promovem treinos, campeonatos internos e externos às instituições que representam e muitas outras ações. Sem os times das modalidades coletivas e a galera que dá o sangue nas individuais, uma atlética se resumiria a uma empresa de eventos e definitivamente não foi para isso que elas nasceram.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Outra função importante que não deve ser deixada de lado é a SOCIAL. É comum entre as associações estudantis buscar ajudar a sociedade em que estão inseridas. Ações de arrecadação de mantimentos, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza são comuns, junto de parcerias com instituições de caridade locais. Anualmente, as atléticas movimentam seus acadêmicos em prol do bem maior, levando diversão, atividades esportivas e ajuda para os mais diversos lares, casas de apoio, igrejas, entre outros.

Foto: Bateria Debochada – Comunica Uniube e Bateria Cachorrada – Direito Uniube

INTEGRAR também é uma palavra forte no ambiente atleticano (olha a origem do nome do nosso portal aí). Promover recepções para os calouros (recepções mesmo e não trotes), participar de semanas acadêmicas, organizar palestras em parceria com centros acadêmicos, reuniões abertas, se posicionar politicamente, todas essas são ações pensadas para unir cada vez mais os alunos dos cursos que a AAA representa.

É no quesito integrar também que entram as famosas festas. Algumas atléticas são capazes de organizar eventos anuais, com mais de 3 mil pessoas presentes. Eles movimentam a economia das cidades em grande escala e fazem a diferença nas chamadas cidades universitárias, que dependem das faculdades para girar a economia.

Incentivar a CULTURA também é função da AAA. As grandes responsáveis por isso são as baterias universitárias, apoiadas na música e inspiradas no samba brasileiro, elas são responsáveis por impulsionar os times e levar muito batuque de qualidade para o mundo universitário. Elas costumam tocar nas festas das atléticas, formaturas, eventos das instituições de ensino e também nos tradicionais desafios de baterias que rolam nos jogos.

Foto: Engenharíadas Paranaense

Além disso tudo, ainda temos os campeonatos. Os jogos universitários chegam a reunir mais de 10mil pessoas em uma única cidade-sede e são consagrados pelo movimento na economia, considerando que cada edição pede novos produtos, bebidas, alimentação, transporte, contratação de atrações de nível regional e nacional, entre as muitas outras etapas da organização de um jogos.

Sabendo disso, se você reunir toda essa movimentação, podemos concluir que uma última função das atléticas poderia ser colocada como a de REPRESENTAR sua universidade, faculdade ou centro universitário aonde quer que vá. Cada associação leva o nome de sua instituição longe e faz dela maior ainda. Um exemplo massa disso são as atléticas das Universidades Tecnológicas Federais do Paraná, as famosas UTFS (a faculdade alternativa rsrs). Cada uma delas possui uma AAA aqui no Paraná e juntas elas carregam o nome e o orgulho pelas universidades onde quer que vão. É lindo de ver!

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense

A verdade é que eu poderia passar muito tempo aqui elencando tudo o que uma atlética é capaz de fazer e proporcionar para o ser entorno, mas acho que por hoje está bom. Se você acha que faltou algo muito importante, comenta aqui que eu adiciono na mesma hora!

Até a próxima <3

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

O que é real oficial uma associação atlética acadêmica?

Atlética é apenas curtição?

5 passos para construir uma Atlética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.