Pilares dos jogos: esporte, integração e respeito

Eae galera do Integraê, mais uma vez aqui para falarmos de JOGOS. E hoje estaremos debatendo aqui os pilares que fazem com que esses eventos tenham se tornado tão grandiosos.

Nós precisamos entender que os Jogos são coisa séria, mas que tem seus momentos: “porém, nem tanto”. Mas é assim, como tudo que é grande, precisa ter os pilares para sua sustentação. E entender eles e suas particularidades com certeza vai fazer você aproveitar muito mais o evento.

Sim, toda a estrutura de um Jogos passa pelas ligas e pelas atléticas que pertencem a ela, pois daí vem o princípio básico de um Jogos. Assim fica meio claro que se a atlética não pertence a nenhuma liga, talvez ela não esteja cumprindo sua função corretamente no mundo universitário. E o que sustenta como base as atléticas e ligas são três princípios: esporte, integração e respeito.

ESPORTE

O esporte é o motivo pelo qual as primeiras atléticas no Brasil e no mundo foram criadas, assim ele deve ser o norte de uma atlética sempre. Apesar do esporte de alto rendimento estar sucateado dentro das universidades brasileiras, a prática esportiva sempre buscou um respiro através das atléticas acadêmicas que buscavam promover o esporte entre os alunos.

Com a criação das ligas, as atléticas passaram não só a pensar em promover o esporte, mas como lidar com equipes em disputas de competições, atrás de medalhas e troféus. A marca das atléticas é sempre através de competições de caráter coletivo, mesmo para os esportes que são disputados de forma individual.

INTEGRAÇÃO

A integração é o meio para qual os jogos universitários partiram, pois era forma mais fácil de arrecadar fundos e sustentar as atléticas. Mas não só isso, a integração conseguiu levar muitos públicos diferentes para as competições e não apenas os atletas, fazendo que muito mais gente estivesse envolvida com o evento, dando uma cara cada vez maior para eles, daí a importância da “integração” dentro dos jogos.

E com toda essa integração rolando nos jogos, virou tradicional a criação de “arenas” de festas para acolher toda a galera universitária enquanto rolavam jogos de diversas modalidades durante os dias de competição. Isso atraiu públicos cada vez maiores, já que viraram o “refúgio” dos universitários que buscavam alguns dias de diversão em meio a todo o caos que os estudos deixavam.

A integração é muito ligada às festas sim, e de certa forma leva uma certa polêmica por trás delas, pelo fato de que as festas dos jogos já deram alguns problemas que vieram a custar para conseguir patrocínios e até cidades sedes para os eventos. Além do que algumas atléticas foram criadas apenas para realizar festas. É sempre bom lembrar que a integração virou um dos caminhos, mas ela não é o fim.

RESPEITO

Sim, vamos precisar falar de respeito, porque respeito é o princípio básico de qualquer sociedade, ligas e atléticas como boas associações que são, necessitam ter respeito entre si para que venham a funcionar da forma como sempre deveriam.

Claro que quando levamos delegações cada vez maiores, fica mais difícil filtrar quem pode ir e quem teria dificuldade de se comportar. O que devemos fazer sempre é procurar evoluir e resolver os problemas de desrespeito quando aparecem. 

Mas o que é desrespeito afinal? Não pode zoar atlética? Não pode xingar o árbitro? Todas essas coisas dependem muito de contexto, afinal tem torcidas de atléticas que se zoam na arquibancada e seus diretores estão abraçados na arbitral, as atléticas fazem churrasco juntas é desrespeito?? Ou quem nunca escutou aquele coro, após decisão controversa do árbitro: “EI, Juiz? Juiz!!”. 

Existem várias formas de zoar, reclamar, protestar sem ofender e mantendo o respeito. O mesmo respeito é necessário para todos os temas, hoje não temos espaço para machismo, racismo, homofobia e toda discriminação. Mas aí vocês perguntam: só hoje Maurício? Provavelmente não, mas da minha parte, eu acho meio canalha julgar piadas de 40 anos atrás, o que sei é que reproduzir elas hoje são erradas e se conseguirmos isso, já estaremos evoluindo.

Fechamos esse nosso papo sobre os pilares dos jogos, um papo breve, para lembrar os nossos princípios para quando os nossos amados jogos voltarem, aí poderemos falar com cada vez mais vontade sobre isso, se cuidem que logo estaremos de volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.