Outubro Rosa, a importância da prevenção.

Faaaala galeraa, chegamos ao mês de Outubro, mês das Oktobeer fest, Cervejadas, isso num mundo sem Covid-19 é claro, por enquanto ainda é importante ficar em casa (se vc puder) e o mais importante ainda é se atentar a nossa saúde. Nesse mês temos a mais conhecida Campanha da prevenção ao câncer de mama, ela tem como objetivo alertar as mulheres e também a sociedade sobre a prevenção e diagnostico do câncer de mama e agora também o câncer de colo do útero.

O Outubro Rosa teve início lá no ano de 1990 quando começava a surgir a primeira Corrida pela Cura, ela foi realizada em Nova Iorque e permanece até os dias atuais. Já em 1997 as entidades das cidades de Yuba e Lodi e também os Estados Unidos começaram a realizar atividades voltadas aos diagnósticos e prevenção da doença. Hoje em dia o Outubro Rosa é um movimento mundial e por isso no mês de Outubro são realizadas as mais diversas ações em prol da prevenção do câncer de mama.

Mas, afinal o que é o câncer de mama e quem ele atinge? Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. O mesmo é muito raro antes dos 35 anos, e pode acontecer a partir dessa idade e principalmente após os 50 anos. Por isso o diagnóstico precoce é fundamental, sendo que pode aumentar as chances de cura do câncer de mama. O laço cor de rosa existe com o intuito de ser o símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama.

O nosso corpo pode apresentar vários sinais quando algo não esta indo bem, e por isso é sempre importante estar atento quanto a nossa saúde. O mesmo acontece quanto ao desenvolvimento do câncer de mama, diversos sintomas podem ser percebidos no inicio da doença e é claro que quanto mais cedo descoberto maiores serão as chances de cura. Para isso temos a mamografia que é um dos exames mais importantes para a detecção da doença e é realizado anualmente em mulheres com mais de 40 anos.

Por fim, é notável lembrarmos a importância do toque, realize o autoexame, um dos sintomas mais fáceis de identificar são os caroços na mama acompanhados ou não de dor, e é claro procure sempre um médico especialista quando tiver dúvidas, nada mais relevante que a prevenção. Antes de tudo é de grande valia lembrar que o diagnostico de câncer de mama não é uma sentença e pode apresentar altas chances de cura quando diagnosticado nos seus estágios iniciais, por isso a importância de se prevenir e se cuidar todos os dias, não deixe pra se proteger só no Outubro Rosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.