Os benefícios de ter uma conta no Linkedin

Você já ouviu falar do LinkedIn? 

LinkedIn é uma rede social dedicada a interações profissionais, fundada em dezembro de 2002. Apesar de já existir há um bom tempo, a plataforma vem ganhando espaço só agora no Brasil, mas muitos ainda a desconhecem. 

O LinkedIn

Se fosse para resumir, poderíamos dizer que o LinkedIn funciona como um currículo online. Nele, membros e empresas podem interagir livremente, de modo que seja muito mais fácil um profissional ter acesso a uma determinada empresa, e vice-versa. Além de gerar acessibilidade, tanto os membros como as empresas podem anunciar vagas, procurar empregos, aumentar a rede de contatos (*networking), fazer parcerias, dentre outros. 

*networking: rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

Para que serve?

Por ser uma rede para aqueles que buscam fazer networking e desenvolver conexões de negócios, o LinkedIn tende a ter informações mais informativas e objetivas – não é do tipo de publicação que vemos em redes sociais como o Facebook ou Instagram – sendo bem interessante para quem quer se desenvolver profissionalmente. 

Algumas funcionalidades do LinkedIn são:

  • conectar profissionais de todo o mundo;
  • conectar amizades profissionais;
  • conectar profissionais de mesma área de interesse;
  • possibilitar o marketing digital pessoal;
  • facilitar a busca por empresas (seja para conquistar um emprego, seja para fazer parcerias).

Como funciona?

Para aqueles que ainda não conhecem, pode parecer um pouco complicado interagir com o LinkedIn em um primeiro momento, mas é tudo muito fácil! Aqui vão algumas informações para que vocês possam tirar o máximo de proveito da rede social.

Perfil

Assim como toda rede social, teremos que criar um perfil para que o usuário possa mostrar sua identidade aos demais membros. É nessa parte que colocaremos as informações pessoais, como nome, foto, idade, dentre outros. Além disso, poderemos descrever a vida profissional – ou se ainda não tiver, como no meu caso, toda a sua experiência de vida até o determinado momento – para que seja um atrativo tanto para as empresas como para as pessoas. Há quem opte por colocar essas informações de maneira bem resumida. Independente da quantidade de palavras, simplesmente seja você nessa parte.

Uma grande vantagem é que é possível colocar vários itens (antigos empregos, trabalhos realizados, cursos que participou, dentre outras características e habilidades) sem deixá-lo muito “carregado” ou cansativo. No perfil também aparecem as recomendações recebidas de colegas de trabalhos, valorizando ainda mais a página do usuário.

Caso queiram dar uma olhada no meu perfil: https://www.linkedin.com/in/otavioamaro/

Feed

É no feed que aparecem as notícias e as atualizações que a rede de contato dos usuários publicam, desde o compartilhamento de artigos ou de chamadas para vagas que estão surgindo, dentre outros assuntos profissionais. Assim como em outras redes sociais, a possibilidade de interação existe, podendo comentar, compartilhar e até clicar em gostei para uma publicação. O feed é uma ótima maneira de interagir com as conexões e abraçar novas oportunidades. 

Conexões

As conexões correspondem às “amizades” feitas no LinkedIn, ou seja, a sua rede de contatos. É através das conexões que você irá encontrar aqueles velhos conhecidos de outros trabalhos, pessoas referências ou fazer novos contatos. Para encontrar os conhecidos há várias opções, sendo uma delas fazer conexões baseadas na sua rede de e-mails.

Vantagens

Acessibilidade 

Atualmente o LinkedIn é uma rede social a nível mundial. Nele, milhares de recrutadores e pessoas referências buscam diariamente novos talentos para trazerem a sua realidade. Devido a essa enorme acessibilidade, você pode garantir aquele emprego dos sonhos

Recomendações Profissionais

Um recurso muito interessante do LinkedIn é a possibilidade de recomendação. Na prática, é possível que os usuários escrevam como foi a experiência com seus colegas de trabalho ou conexões que já tiveram a oportunidade de interagir a nível profissional.

Além disso, há a possibilidade de recomendar às pessoas por meio de suas competências. Pode parecer apenas um enfeite, mas isso ajuda a tornar o currículo de cada usuário mais rico e com mais credibilidade.

Troca de aprendizado

Por ser uma rede que conecta os profissionais de ramos variados, há uma grande quantidade de conhecimento envolvida nos posts, comentários, entre outros. Por isso, a troca de aprendizado se dá de maneira muito fácil no LinkedIn.

Oportunidade de trabalho

Somando todas as vantagens, podemos dizer que o LinkedIn é uma ótima fonte de oportunidade de trabalho, conectando pessoas do mundo todo e que atuam em diferentes ramos, que precisam de ajuda e que podem contribuir, e muito, com as empresas. 

Além dessas vantagens e funcionalidades, há muitas outras! Trouxe apenas o básico, direcionando mais para a experiência do usuário (profissional), com o intuito de mostrar um pouco do que essa rede social pode oferecer.

Em suma, o LinkedIn é uma ótima oportunidade para você que é universitário e está ingressando no mercado de trabalho. Ou para você que não é, mas está precisando de uma recolocação profissional.  Independente do caso, o LinkedIn pode te ajudar!

Agora o Portal Integraê também possui LinkedIn! Você pode nos seguir por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *