Chega a ser cômico o quanto o primeiro estágio pode parecer assustador para o acadêmico. Lidar com a pressão da faculdade somada à iniciação na área desejada pode parecer um bicho de 7 cabeças (é, você não é o único), mas com a armadura correta você terá êxito ao enfrentar essa fera!
Na maioria dos cursos, o estágio é obrigatório durante a graduação e não é à toa, justamente por trazer compreensões práticas das teorias estudadas durante os anos na faculdade. Mesmo que o estágio não seja obrigatório, tomar a iniciativa de mergulhar nesse universo facilita (e muito) seu processo de admissão na área.
Networking e suas metas
Ter em mente qual é o seu objetivo profissional na hora de encontrar um estágio é fundamental, mas é preciso compreender que nem sempre a área desejada estará precisando contratar um estagiário. Ou, até mesmo, você pode acabar mudando de ideia na hora de exercer a função. Essa é uma das maravilhas do estágio: obter clareza sobre o que você deseja trabalhar no futuro.
Mesmo se esse for o caso, não desanime! Aprender sempre é válido para o seu desenvolvimento como um bom profissional. Além disso, entrar no mercado de trabalho, na maioria das vezes, depende de um bom networking. Então sempre procure causar uma boa impressão!
Abraçando o processo
Escolheu o estágio dos sonhos? Então agora analise a logística, veja se este estágio não irá atrapalhar seus horários de estudo ou de aulas, afinal, você precisa se formar. Caso o estágio se enquadre com suas necessidades, converse com um professor, ele sempre abrirá seus olhos para boas oportunidades.
Não pense em dinheiro no primeiro estágio! Trabalho remunerado é motivador, mas tenha em mente que você ainda está aprendendo, tendo um salário ou não, esta ainda é a sua meta: aprender a ser um bom profissional na sua área. Depois de levar esses pontos em consideração e ser selecionado para a vaga, você está pronto para começar o estágio!
Quando enfrentar o medo de sair correndo e desistir, lembre-se que todos ali precisaram começar em algum lugar. Todas as etapas do estágio irão ensinar algo a você, até mesmo os erros e as gafes (e os seus superiores sabem disso). Aceite: você VAI errar durante o estágio. Mas calma, isso é super normal! A maioria das aprendizagens acontecem através do erro.
Quando comecei no meu primeiro estágio em uma agência de publicidade, coloquei na cabeça que não cometeria erros e que seria a melhor funcionária de lá. E, obviamente, isso só me frustrou muito, ainda mais quando acabava confundindo o nome das marcas e enviando os trabalhos trocados (gafes e mais gafes). Moral da história: você é humano e irá cometer erros. Mas claro, sempre é bom diferenciar os erros comuns dos erros de mal comportamento em um estágio.
Tudo que você lidará no seu estágio trará muito aprendizado para você, de forma tanto profissional quanto pessoal. Receber responsabilidades que são relevantes para o desempenho da empresa garantirão que você desenvolva senso crítico sobre a resolução de suas atividades, assim como amadurecer seu modo de ver o mundo.
Não se afobe com a possibilidade de uma contratação no fim do estágio! Mesmo que você não seja efetivado depois de seu primeiro estágio, constar no currículo que você possui experiência profissional na área, aumenta as chances de ter seu trabalho reconhecido como qualificado. Ou seja, você já sai ganhando (em todos os sentidos).
Aprenda a ser um bom profissional
Mais que qualquer coisa: leve o estágio a sério! Não se deixe levar pela maré do “estágio OBRIGATÓRIO” ou “estágio de uma área que não gosto não vale a pena”, ter a oportunidade de aprender a exercer a profissão de forma REAL vai ajudar (e muito) na sua formação profissional. Mergulhe de cabeça nesse universo!
Sugestões de Matérias:
- Trilhe sua carreira de sucesso ainda na universidade com um estágio de sucesso.
- 18 de agosto – Dia do Estagiário: Como a Atlética contribui para a entrada no mercado de trabalho?
- 5 Dicas de Networking para você começar a praticar já!