O que é um teste vocacional? Eu preciso fazer?

Eai galerinha linda, seja durante o ensino médio ou até mesmo durante a faculdade, vocês já se perguntaram sobre que curso seguir e ficaram pensando “Será que é isso mesmo que eu quero? Será que vai dar certo?”. Você já fez um teste vocacional? Gostaria de saber para que serve e se é bom? Dá um confereaê comigo! 

O teste vocacional serve para te ajudar a achar cursos que são mais parecidos com a sua personalidade a partir de vários testes diferentes, no final de tudo será listado as áreas que mais e menos se encaixam com você! Por isso é importante responder com calma e ser honesto em todas as respostas. Mas por que ele seria necessário?

Segundo estudos no Brasil, cerca de 50% dos jovens desistem da faculdade por “falta de vocação”, muitos entram achando que seria uma coisa e na verdade era totalmente diferente do que tinham em mente, porque não teve uma orientação sobre a área antes de escolher, ou às vezes entrou por pressão familiar e com isso acaba desistindo do curso ou continuando mesmo sem gostar por conta da pressão, para ter uma formação e “se garantir na vida”.

A implementação do teste vocacional no ensino médio seria algo interessante para amenizar esse problema, o uso do teste iria poupar a frustração ao não se dar bem em um curso e a indecisão de continuar tentando mesmo sem gostar ou desistir do curso. Para as universidades, pouparia tantas desistências e “perdas” por curso, contendo apenas alunos que estariam realmente interessados no curso ofertado e caso ocorresse desistência seria por outros motivos.  

Além do teste vocacional, tem o teste de aptidão que é focado em ajudar se a pessoa realmente gostaria de atuar naquela determinada área de trabalho da qual possui interesse, ou seja, se ela irá conseguir trabalhar na área. Esse teste é interessante ser aplicado, pois ajudaria e muito a diminuir as frustrações (ajudando também nossa saúde mental né)

Com todas essas informações dá pra ver que o teste vocacional além de ser interessante para nós acadêmicos, para termos certeza do que estamos dispostos a levar a vida, como também seria bom para as próprias universidades, evitando os grandes índices de desistência e/ou de profissionais que não gostam do curso em que estão formados.

Tem interesse em fazer um teste? Existem alguns na internet que podem te dar uma base do que mais se parece com sua personalidade, mas um bom teste vocacional é normalmente aplicado por um psicólogo, visando vários métodos para te avaliar e assim te mostrar o resultado. Já fez algum desses testes? Deixa aqui nos comentários o que você achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.