Faaaala galeres, hoje é dia de tirar mais uma dúvida frequente por aqui: afinal, o que acontece nos jogos universitários? Se você é veterano, com certeza vai achar que a resposta é óbvia, porém, pros calouros ou pra quem não respira o ambiente da facul 24h igual a nós, nem tudo é tão simples.
Infelizmente, a visão geral do nosso rolê é que é tudo uma grande bagunça. Por isso, o objetivo do Integraê é mostrar que para além da integração, tem muita coisa séria acontecendo. É verdade que muita gente vai pros jogos só pensando em ficar louco, mas também é verdade que comumente esse é o pessoal menos envolvido, que não vive de verdade o movimento das atléticas.
Então, vamos lá:
Fomento ao esporte
Nos jogos universitários, obviamente, acontecem competições esportivas. É por meio delas que todo o resto se desenvolve. Os atletas são as grandes estrelas do rolê e dependemos deles pro sucesso de cada evento. Normalmente as modalidades são divididas entre coletivas e individuais, contando com as tradicionais como basquete, natação, tênis e algumas diferentonas, como, cabo de guerra. É importante frisar ainda que os jogos contam com atletas de alto nível, como campeões do JUBs e até atletas de nível olímpico!
Melhorias na cidade-sede
Para alocar a galera que vai pros jogos, a organização dos eventos precisa utilizar escolas e faculdades como alojamento. Isso sempre é acordado com antecedência com as prefeituras ou órgãos estaduais e costuma resultar em uma parceria que seja positiva para ambos os lados, afinal, quando uma Liga procura a secretaria da educação para isso, já sabe que as escolas não foram feitas para serem alojamentos. Desta forma, as organizações sempre se dispõem a realizar todas as adequações necessários para alojar a galera, oferecendo que após o evento isso fique de presente para as escolas ou seja retirado.
Também é muito comum que as ligas universitárias se ofereçam para ajudar as escolas com outras melhorias, como reformas em quadras, ginásios, banheiros e o que mais a diretoria das escolas demonstrem como necessário. Outros lugares que ganham melhorias são as praças esportivas, que sempre que necessário ganham reformas, reparos em telhados para evitar problemas com chuvas, material esportivo e muito mais.
Promoção de eventos
Junto à parte esportiva, os jogos costumam contar com festas para integrar as delegações. As festas, de forma geral, são abertas a todo o público das cidades-sede, o que movimenta as frotas de táxis e Ubers, além dos lanches, né não? Não sei na terra de vocês, mas aqui no meu país Maringá não tem uma lanchonete vazia depois do rolê.
Algumas festas também contam com atrações nacionais, que arrastam fã clubes, lotando mais ainda a região dos jogos. Isso tudo traz muita visibilidade para quem sedia os eventos!
Contribuição social
Em algumas regiões, como é o caso do Paraná, os eventos arrecadam alimentos na entrada de cada festa oficial. É obrigatório a entrega de 1kg de alimento ou ainda a compra de um vale-social que será revertido em alimentos, produtos de limpeza de outros materiais para instituições da cidade-sede. Aqui no Paraná também já virou regra doar o material esportivo comprado para as competições para a cidade-sede. Isso possibilita que as regiões mais carentes tenham como treinar futsal, handebol, basquetebol e muitas outras modalidades.
Impacto econômico
Para receber tanta gente na cidade, é preciso a contratação de equipes de limpeza, segurança, cozinha, arbitragem, fisioterapia, bar e etc.. Toda essa galera é contratada na própria cidade, gerando muitas vagas de empregos temporárias para o feriado. Nos alojamentos, por exemplo, as pessoas contratadas para a limpeza costumam ser as já responsáveis pela função nas escolas, o que faz com que as instituições ganhem ainda mais.
Outros que ganham são os restaurantes, principalmente os das regiões dos alojamentos e shoppings. Considerando que feriados são períodos em que a população costuma viajar, o que diminui o giro de grana, contar com 5 mil universitários consumindo pela cidade é extremamente positivo. Além das farmácias, postos de combustível, padarias, conveniências e empresas parceiras.
Por hoje é isso! Se pararmos um minutinho para reparar no trabalho que acontece durante cada jogos, veremos que o jovem é capaz de organizar coisas extraordinárias! Valorizem quem se dedica ao rolê e respeitem sempre a cidade-sede. A alegria de ver um evento dessas dimensões de pé não tem preço <3
Quer saber mais sobre o tema? Bora á:
O que é real oficial uma associação atlética acadêmica?
5 passos para construir uma Atlética!