O esporte universitário na Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, que mistura cenários de natureza e com o de uma grande metrópole, dona de uma das sete maravilhas do mundo moderno. A Cidade olímpica! E dona de um modelo de esporte universitário único. Levando em consideração o que foi dito, hoje vou falar um pouquinho dessa loucura que é viver isso aqui, vem comigo?

Antes de falar da cidade, queria explicar por alto como fica concentrada a vida universitária no estado. Diferente de muitos estados no Brasil, aqui as principais faculdades e atléticas ficam concentradas na capital. O que em muitos casos facilitam o crescimento do esporte universitário no Rio de Janeiro.

Quem administra?

Uma das coisas mais diferentes aqui é que pelo menos dois dos grandes jogos universitários não possuem uma Liga.

WHAAAAAAAAAT? Não tem liga? Como isso funciona?

Acho que essa é uma das maiores diferenças, então vou tentar explicar direitinho. Existem empresas que administram esses jogos desde o estatuto, a procura por alojamentos e até mesmo as festas. Tudo o que a atlética precisa fazer é pagar o que eles pedem por cada pacote (acesso, alojamento e festas). As atléticas passam a ter menos preocupações. No entanto, o campeonato não sai sempre a carinha delas.

Outras atléticas possuem Ligas e o modelo não foge muito do padrão que todos conhecemos. Mesmo assim, principalmente para as festas elas contratam uma empresa para auxiliá-las.

As empresas:

Sabendo que o esporte universitário aqui tem o auxílio de empresas, elas estão surgindo e sempre trazendo novidades, afinal o mercado ainda não é grande, mas a concorrência é. Empresas de festa, parcerias, programas de sócio, organizadoras de campeonato. Desde que eu entrei na faculdade (uns três anos talvez) vi o surgimento de várias, algumas desapareceram e ainda têm aquelas que estão crescendo e dominam o mercado.

Durante o ano:

Para ganhar espaço, algumas empresas apostam em organizarem campeonatos. E como a maior parte das atléticas ficam na capital ou próximo, os campeonatos acontecem ao longo do período. São campeonatos de handebol, vôlei, basquete e futsal aos finais de semana. O legal é que isso motiva os atletas a continuarem treinando, a torcida passa a torcer e ficar mais próximo dos atletas.

JUCS

Além desses campeonatos, tem um que me atrai muito. No segundo semestre, os dois melhores de alguns jogos (JUCS, Intereng, Jurídicos e Financeiros) se encontram para descobrir quem são os melhores times de futsal e handebol. Se não bastasse uma Champions League do esporte universitário do Rio de Janeiro, ainda acontece no Parque Olímpico, lugar onda passaram alguns dos maiores atletas do mundo.

Vassouras:

O que é Vassouras? Quem tá varrendo o que?

Calma pessoinhas, vou explicar. Mas acho que não consigo transmitir o que eu sinto por essa cidade. Desde 2015.1 venho participando de todos os jogos que eu consigo. E de todos eles, apenas dois não foram lá. Parece que a cidade foi feita para os jogos universitários. Vassouras fica no interior do Rio, uma cidade de aproximadamente 2h30min da capital. E pelo menos dois jogos acontecem lá todo semestre (2018.1 foram três).

Vassouras. Imagem da Internet

A maior distância entre os ginásios é de 1,2km. Ou seja, sabe aquele rolê que precisa de ônibus para cima e para baixo? Não existe! Além disso, como tudo é perto e fazemos tudo andando, todas as delegações se encontram o tempo todo e “toma integração nas ideias”! hahaha

Essa cidade me proporcionou um dos momentos mais tristes da minha vida como atleta (quando jogando, me machuquei, o que me fez ficar um ano sem jogar). E esse ano me trouxe a maior alegria, de ter sido campeã depois de todo trabalho que eu tive no meu primeiro ano realmente como atlética. Essa cidade foi onde eu conheci o esporte universitário pela primeira vez e me apaixonei loucamente. E confesso que nunca sairia de lá. Bom, é melhor eu parar de falar dela porque juro que não paro nunca.

De fato, o esporte universitário não para em nenhum segundo na Cidade Maravilhosa. Festas, jogos, competições, as atléticas sempre estão fervilhando de atividades. E mesmo que os jogos tenham acontecido, muitas vezes na semana seguinte já tem algum campeonato para ir e se divertir. A integração entre as atléticas é constante, independente do curso ou universidade, todos são muito próximo. Acho que essa é a parte que eu gosto mais e recomendo para todo mundo.

Obs. Achei uma coisa que amo tanto quanto a integração. O cabo de guerra! Quando eu converso com os colunistas maravilhosos que existe aqui, eles ficam me achando louca quando eu falo do cabo de guerra. Mas eu sou realmente apaixonada por essa parte do JUCS. Não são todos os jogos daqui que tem, mas acho que todos deveriam ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.