O cenário universitário de eSports

Quando pensamos nos nossos tão amados jogos, lembramos logo de cara da sensação dos ginásios lotados, das baterias tocando o mais alto possível e as torcidas gritando pra empurrar o time dentro da quadra… E por muito tempo a parte esportiva dos jogos ficou restrita a isso, mas no último ano, a competição fora dos campos e das quadras também ficou cada vez maior.

Os eSports (esportes eletrônicos) que já vinham se tornando cada vez mais populares nos últimos anos, chegaram também ao meio universitário. Com o surgimento dos primeiros grandes torneios em 2017, como o TUES (Torneio Universitário de E-sports) e a LUE (Liga Universitário de E-sports), o cenário universitário hoje em dia conta com dezenas de torneios, regionais e nacionais. As modalidades mais populares, como League of Legends, CS:GO, Rainbow Six Siege, FIFA e Clash Royale vem sendo, inclusive, incorporadas em grandes torneios como a TUSCA, JOIA e Engenharíadas. 

Um campeonato que surgiu recentemente foi a UEB League, a maior liga universitária de eSports do Brasil. Ela surgiu em novembro de 2020 com a modalidade de CS:GO e para dar o start em 2021, a modalidade escolhida foi o League of Legends (LOL) que se iniciou no mês de março. Ela já tem mais de 200 atléticas filiadas e segundo os organizadores, o campeonato vem com tudo nesse ano, tendo 4 torneios durante o ano todo

Pode-se estimar que atualmente existem mais de 200 atléticas pelo país que contam com eSports no seu leque de modalidades, sendo algumas delas até apadrinhadas por times profissionais, como a Falkol Storm (UFABC), INTZ A2E (UFF), Rensga Eagles (UFG) e a FURB E-Sports, que possui parceria com a Havan Liberty. O intuito dessas parcerias geralmente gira em torno da troca de experiências entre os jogadores universitários e os profissionais, sendo uma boa ferramenta de prospecção de talentos para os times e dando estrutura para as atléticas.

Fora do país, podemos ver um cenário ainda mais estruturado. Nos EUA, já existem faculdades que dão bolsas de estudo para atletas de eSports, nos mesmos moldes das modalidades conceituadas como futebol americano e basquete. A “League of Legends College Championship”, liga universitária da modalidade, conta com atualmente 420 equipes e quase 3000 atletas. Na Ásia, região que domina o cenário profissional de League of Legends, existem diversos jogadores de equipes profissionais que vieram de times universitários, antes de integrarem as equipes.

Com a impossibilidade da realização dos jogos tradicionais devido à pandemia, é provável que as modalidades virtuais sejam as únicas disputadas esse ano mais uma vez. Apesar da situação trágica, está sendo a oportunidade de expansão e de aumento de visibilidade do cenário, para pessoas que antes não tinham contato com as modalidades de eSports, além da inclusão de algumas mais casuais nos torneios, como Among Us e Gartic. 

Será que um dia teremos uma final de League of Legends com torcida organizada, bateria e bandeirões? Teremos que esperar para ver. Até lá, #GOSTORM #OTEMPOVAIFECHAR.

Time Falkol Storm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.