Modalidades individuais: o peso que elas têm dentro dos jogos universitários!

Jogos universitários: a festa esquenta nos ginásios e as partidas coletivas levam as torcidas ao delírio com os lances, gols, defesas, cestas e tudo o mais. Entretanto, afastado da maior parte do público, alguns atletas se esforçam com a mesma motivação para levar o nome da sua atlética ao local mais alto do pódio. Mesmo que não leve o mesmo charme das modalidades coletivas, as individuais são parte importante para o rendimento esportivo das associações e, principalmente, para a incessante busca que todos têm pelas melhores posições nos jogos.

A construção de uma atlética vitoriosa passa pela valorização de todos os seus atletas, do craque do futebol ao velocista, ao enxadrista ou mesa-tenista. A filosofia de que nenhum esporte é mais importante que todos juntos, deve imperar nas instituições e ser o lema para a sua diretoria. Não esquecer ninguém que se dá ao trabalho de acordar cedo e disputar partidas carregando no peito o nome da atlética traz, para os atletas, mais vontade de conquistar pontos.

Pegando como base os Jogos Jurídicos Paranaense, temos como modalidades individuais o atletismo, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa e xadrez por equipes. São 10 modalidades contabilizando um total de 120 pontos em disputa. Uma Atlética que consegue ir bem nos esportes individuais, certamente estará entre as primeiras colocadas na colocação geral.

E falando dessas modalidades também há todo o charme que elas trazem. O atletismo é um dos primeiros esportes que se tem notícia e os campeões das modalidades sempre representam a evolução física do ser humano. E no esporte universitário não é diferente. Os atletas impressionam ano após ano com a melhora de desempenho, demonstrando que um trabalho está sendo feito pelas diretorias para valorizar e melhorar o rendimento durante as competições. A natação segue o mesmo ritmo, com atletas motivados em busca de tempos menores e dando um show dentro das piscinas.

Um dos esportes que mais trouxe medalhas olímpicas para o país não poderia ser deixado de lado nos jogos universitários. O judô é um grande espetáculo e os atletas dão o sangue pelas suas atléticas com o objetivo de vencer o oponente. Tanto o tênis de mesa quanto o de campo também são modalidades que o Brasil tem sucesso e abrilhantam os jogos. Atletas comprometidos e empenhados e com muita qualidade participam dessas duas competições. O xadrez universitário no Brasil é um exemplo de sucesso, com atletas universitários disputando campeonatos por todo o mundo. Durante os jogos, o comprometimento dos enxadristas e a vontade de vencer de cada um presente nos tabuleiros é uma prova de quão importante é cada momento para cada atleta.

Fotos OLHARR – http://facebook.com/olharr

São atletas, em sua maioria, que passaram a vida escolar inteira praticando esses esportes e acharam que, com o término do colégio, não iriam mais dar continuidade para tal prática. Demonstrar a importância que cada um tem é uma obrigação das diretorias, fazendo um planejamento para dar total apoio aos atletas. Oferecendo treinamento, se possível, ou meios que eles possam se preparar para as competições.

Mas valorizar os esportes individuais passa muito além de apenas resultado. Faz parte de um processo que visa acentuar a relação das pessoas com as atléticas, de trazer elas para dentro da associação, demonstrar a alegria que cada um pode ter ao defender as cores da sua instituição em qualquer esporte que seja. É dar espaço para que cada pessoa possa ajudar, de alguma forma, o crescimento dos esportes universitários, difundindo esse espaço para praticantes de todas as modalidades. É lutar pela inserção de mais modalidades caso as pessoas queiram jogar, lutar para que todos tenham essa maravilhosa sensação que é defender a sua atlética em uma competição.

One thought on “Modalidades individuais: o peso que elas têm dentro dos jogos universitários!

  1. Pingback: A influência da Atlética para um atleta dentro de quadra! - Integraê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.