Mitos e verdades sobre a vida universitária

A gente sabe que entrar na faculdade é o sonho de muita gente. O início do novo ciclo é marcado por expectativas que foram construídas ao longo da vida, sejam pelas histórias contadas pelos familiares e amigos que já passaram por esse momento ou pela imagem criada em filmes e até mesmo por vídeos e fotos que circulam nas redes sociais. Não é à toa que a vida universitária é cercada de mitos. Mas não é só de fantasia que vive o universitário, tem muita coisa boa para aproveitar durante o tempo da faculdade! 

O Integraê preparou um texto que traz os mitos e verdades sobre a vida universitária para você já ir se preparando quando for a sua vez, confere aê!

As verdades 

Os jogos são incríveis

Um dos momentos mais esperados por todos, são os jogos universitários. O clima pré-jogos é tomado por cabelos pintados com as cores da sua atlética e abadás pelo campus. E  independente do tamanho dos jogos que a sua faculdade participa, a gente já te adianta: pode esperar bons momentos com seus amigos. 

E vai ter tudo o que você viu e ouviu. Lama, perrengue, muita loucura, shows e momentos que darão saudades sempre que olhar as fotos. O samba canção e os acessórios da sua atlética não podem faltar. Por mais que estejamos falando de esporte universitário e não profissional, as emoções de alguns jogos, principalmente aqueles travados entre os campus rivais serão mais emocionantes do que final de copa do mundo (pelo menos eu senti isso quando Bauru e Prudente disputaram a final do futsal masculino no Inter Araraquara em 2018). Isso porque a rivalidade, somado ao fato de você ter algum vínculo com que está dentro de quadra, cria um clima de tensão e expectativa única. Sua atlética ganhando então, melhor ainda.

Divulgação/ O Inter

Em algum momento, você vai sentir saudades de casa 

A ida a universidade é marcada por uma fase de liberdade (esperada por muitos inclusive), mas em meio a tantas festas, aulas e novas amizades, quando você menos espera (ou em algum domingo qualquer) aquela saudade da família e do conforto de casa vai bater, mas nada que um almoço de domingo na rep não ajude a mostrar que você está cercado de pessoas que também querem seu bem. 

Vai passar a noite em claro estudando para prova ou fazendo um trabalho de última hora

Esse momento uma hora vai chegar! Seja porque você não se programou direito, ou surgiu algo mais legal para fazer e você adiou esse momento, ou até mesmo porque a matéria é muito difícil e você só conseguiu entender ela algumas horas antes da prova. Algum trabalho gigante fará você passar a noite em claro, a boa notícia é que no dia seguinte da entrega você conseguirá dormir de novo e poderá tirar o sono atrasado. Você criará laços muito fortes

A universidade tem essa magia de concentrar pessoas de diversas partes do país e até do  mundo com personalidades e bagagens únicas. Nesse mar de gente, é muito provável que você encontre pessoas com a mesma vibe que você, ou até mesmo que não tenha nada haver com você, mas quando perceber já está marcando de ir para festas juntos. 

Compartilhar festas, jogos, provas, trabalhos e perrengues com os amigos fará você criar uma conexão muito forte com eles. Afinal, nada como dividir momentos com pessoas que estiveram com você durante essa fase incrível. 

Rawpixel Ltd/iStock

Os mitos 

Você vai estudar só o que você gosta 

Por mais que você tenha escolhido o curso dos seus sonhos, durante a graduação você se deparará com algumas matérias que não tem muita afinidade. A grade do curso é variada e acaba abordando áreas que você não nunca imaginou que iria ver. O curso de Educação Física, por exemplo, tem estatística… 

Mas essas matérias não duram para sempre (para alguns quase isso rsrs). A boa notícia é que será bem difícil ter várias matérias chatas em um semestre, elas acabam se restringindo a dois ou quatro semestres. Além disso, uma hora elas acabam e você poderá focar novamente em disciplinas que têm mais afinidade. 

Brasil Escola

Vai passar quatro anos comendo miojo

Miojo é o alimento dos estudantes. Chegar da aula (principalmente quem estuda de noite), abrir a gaveta e encontrar um miojo para salvar a janta em poucos minutos é uma dádiva, mas a verdade é que muitas reps fazem um rachão no mercado e um funcionário fica encarregado de preparar o almoço da semana dos moradores. 

Se não for o caso da sua rep, você vai comer tanto miojo que uma hora vai enjoar e vai ter que partir para pratos econômicos (mas que não sejam miojo). Seja com outros membros da casa ou até mesmo no Youtube, dá para aprender o básico e se virar numa boa. Mas uma coisa que não é mito é: alguém vai acabar comendo sua marmitinha que você guardou na geladeira se der sopa. 

Esses foram alguns mitos e verdade sobre a vida universitária, se você tem mais algum comenta aê!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *