JOIA – o Bolão integra a zoeira universitária em Maringá

De uma mesa de bar surgiu uma ideia: por que não fazer um bolão do Jogos Inter Atléticas (JOIA) Maringá, para a galera interagir e fazer suas apostas sobre o evento que reúne as principais atléticas da cidade? Assim nasceu o “JOIA – o Bolão”.

O Bolão é sucesso entre os universitários, tem a cara do público jovem, é interativo e incentiva a prática esportiva no meio acadêmico e a zoeira dos bastidores do JOIA Maringá, evento realizado pela Liga das Atléticas de Maringá, que, neste ano, será realizado em setembro entre 18 atléticas participantes.

O Integraê bateu um papo com Tainan Fidelis, um dos fundadores do JOIA – o Bolão. Vem ver!

bolao
Tainan Fidelis (ao centro), Felipe Cousin (esquerda) e Vitor Melon formam a Equipe O Bolão
INTEGRAÊ: O Bolão do JOIA é um sucesso entre a galera universitária de Maringá. Conta como surgiu essa ideia e quem são as mentes criativas por trás de tudo?

TAINAN: hahahah Como uma boa história universitária, tudo começa na mesa de um bar. Fazíamos todos o curso de Computação e, no ano de 2013, eu tinha desenvolvido o “JOIA – O Jogo”, um jogo estilo “Mário”, só que com os personagens sendo o pessoal mais famoso das Atléticas. A galera tinha gostado bastante, mas não tinha muita interação. Zerava o jogo e fim.

Então, numa conversa enquanto estávamos no bar, o Vitor Melon sugeriu: “pô, imagina se fizéssemos um Bolão pros jogos e a galera competisse, e tal?!”. A gente começou a divagar na ideia hahahah. Como na época da Copa de 2014, os jogadores faziam umas poses e tal, eu tive a ideia de pedir pro pessoal mandar fotos e a gente geraria “confrontos pessoais”, entre os atletas do JOIA e deixaria tudo mais interativo. Foi um sucesso!

Então, a primeira versão dO Bolão foi desenvolvida por mim e pelo Vitor Melon, um grande parceiro, e também pelo Elbes, que não participa mais do grupo. Hoje, o Felipe Cousin também faz parte da “Equipe O Bolão”, como costumamos dizer.

10527884_689239787811356_1376737156123579120_n
Foguinho, mascote do JOIA – o Bolão
INTEGRAÊ: Massa… Então são três caras que estão à frente da atualização das informações e gerenciamento do Bolão?

TAINAN: Isso mesmo! E claro, uma equipe de simpatizantes e amigos que sempre estão dispostos à ajudar, então fazemos mutirões pras tarefas mais complexas, ou que não temos know-how. O interessante desse tipo de projeto, é que a ajuda é voluntária, o pessoal se engaja muito e se dispõe a participar.

INTEGRAÊ: Além da linguagem, totalmente aproximada do universitário, o forte do Bolão é a interatividade com o público. O que vocês têm feito para promover cada vez mais isso?

TAINAN: Sim. Foi tudo muito natural, a gente já tinha essa pegada mais “informal” tanto na comunicação quanto nos projetos que desenvolvemos. Quanto à interatividade, acho que a internet dá um poder de alcance muito grande às pessoas, que absorvem muito mais e se expressam muito mais. Então, fazemos de tudo em nossas ações, pra que o carinha do outro lado se sinta parte do resultado final, seja de uma votação, dos próprios jogos, enfim. Então utilizamos a internet pra comunicação e as próprias pessoas para impulsionar as ações e eventos que fazemos nO Bolão.

INTEGRAÊ: O Bolão se tornou um negócio que mistura diversão e lucro?

TAINAN: O Bolão iniciou como um hobby, mas vemos um potencial enorme no projeto. Os universitários, familiares e até algumas pessoas de fora desse círculo ficam muito engajadas, se divertem, competem… Enfim, é um retorno muito louco que a gente tem!

Vou dar um exemplo, no JOIA do ano passado, a gente ouviu relatos de Atléticas que estavam utilizando o nível de favoritismo que elas tinham no Bolão, pra motivar os atletas nas preleções das finais. É muito legal!

13247709_1019567494778582_5619068075574660848_o
Álbum de Figurinhas lançado pelo JOIA – o Bolão

Então, estamos num processo de estruturação dO Bolão nesse sentido, visando aumentar a captação, visibilidade e a quantidade de público, para que consigamos chamar mais atenção das pessoas, melhorar a condição das Atléticas, do esporte universitário e o lucro será a consequência disso tudo.

Inclusive, estamos lançando a pré-venda online do Álbum de Figurinhas do JOIA O Bolão – 2016, com as fotos de atletas, mascotes e brasões das 18 principais atléticas da cidade. É uma forma de monetizar, criando um valor muito grande pro nosso público e que a gente tem um prazer enorme em fazer.

Pra quem quiser acessar: http://www.atleticas.com.br/loja/

INTEGRAÊ: Muiiito legal. E o que ainda vai rolar até o JOIA? Quais são as ações do Bolão deste ano?

TAINAN: hahaahh Muuuuito trabalho até o JOIA, mas temos novidades bem legais. No próximo mês faremos a distribuição dos Álbuns de Figurinhas e dois eventos de Troca de Figurinhas no Democrático Bar. Vão ser mais oportunidades da galera interagir e fazer a famosa “integração” pré-JOIA.

No final do mês lançaremos o aplicativo dO Bolão, que será usado durante os jogos, com os últimos resultados, narração em tempo real e algumas “coisitas más” – adoramos easter eggs! hahahah

E no primeiro dia de Jogos (3 de setembro), faremos a Festa do Bolão, no Butiquim. Com presença das Musas das 18 Atléticas da cidade, decoração do Bolão, sorteio de prêmios e tudo mais…

bolão
Polêmica do Photoshop na “pré-libertadores” do Desafio das Musas
INTEGRAÊ: Como foi o concurso de Musas deste ano? Vi que rolou até checagem se a candidata usou photoshop ou não.

TAINAN: hahaha Pois é. Na verdade aquela foi a seletiva das musas, ou seja, cada atlética elegeu a sua pro verdadeiro Desafio das Musas que começa em agosto.

A “pré-libertadores”, como chamamos, durou 3 dias e mais de 5 mil pessoas votaram. O pessoal já comentou que o “JOIA começou”, e é essa a ideia. Porque com ele vem as provocações entre as atléticas, inclusive essa. Mas e aí, foi ou não foi photoshop? kkkkk

Agora com as 18 musas selecionadas, faremos um torneio mata-mata, e aí todo mundo votará na melhor de cada confronto, até a finalíssima definir a Musa do JOIA. É uma das ações que a galera mais curte!

INTEGRAÊ: Por que você acredita que a galera curte tanto o Bolão?

TAINAN: Pelo retorno que a gente tem deles e porque fazemos O Bolão COM ELES. Ou seja, damos destaque às Atléticas, aos atletas, aos diretores… Se você faz parte de uma coisa, você se engaja muito mais. Creio que a gente conseguiu fazer algo divertido e que dá mais relevância ainda aos jogos.

O meu sonho é que consigamos dar relevância ao esporte universitário assim como acontece nos Estados Unidos, em que os atletas são estrelas quase como os profissionais. Quem sabe não chegamos lá?!

INTEGRAÊ: Vocês são de atlética, envolvidos em jogos?

TAINAN: Sim sim. Todos atletas da AAACEX, a Atlética de Exatas da UEM.

INTEGRAÊ: Como a galera pode acompanhar as novidades do Bolão?

TAINAN: A gente utiliza bastante a página do Facebook: http://facebook.com/joiaobolao. É só curtir a página e acompanhar o que o “Foguinho” vai aprontar nesse JOIA e nos próximos jogos. 🙂

1506418_808247169243950_3367948087563090400_n

Fanpage: www.facebook.com/joiaobolao
Pré-venda Álbum de Figurinhas: http://www.atleticas.com.br/loja/
*Fotos: arquivo pessoal.

Gostou desse post? Mande sua sugestão de conteúdo para mandae@integrae.com.br.

RODAPE-CLAUDINHA (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.