FAG: a primeira faculdade particular a subir no pódio da 1ª divisão do Engenharíadas Paranaense.

Nossa história começou em 2012, em Cascavel, oeste paranaense. No primeiro ano de fundação, iniciamos a participação no Engenharíadas Paranaense que ocorreu na cidade de Umuarama-PR, onde ainda não havia a 1ª e 2ª divisão. Naquele tempo, a atlética era algo novo na nossa faculdade e, com o presidente Matheus Frizzo, montou-se uma comissão organizadora que não entendia quase nada do que estava rolando. Dessa forma levamos para o EP equipes com nível esportivo sequer mediano, o que nos deu o 21˚ lugar, com – 21 pontos.

  1. Em Campo Largo-PR, com a abertura de duas divisões, ficamos na famosa “segundona”, com uma diretoria entendendo um pouco mais o que era um jogos universitários e com nossas modalidades em um nível esportivo melhor, no comando do Ricardo Santos Devecchi, obtivemos o 5˚ lugar geral com 3 ouros e 34 pontos positivos dessa vez.
  1. Time que está ganhando não se mexe”. Foi mantido o mesmo presidente e melhoramos ainda mais o nível esportivo. Neste ano, tivemos nosso melhor resultado na segunda divisão, na cidade de Guarapuava-PR, conquistamos o 2˚ Lugar geral, com 103 pontos e 8 ouros, alcançando a tão sonhada 1ª divisão.

  1. De volta a Umuarama-PR, a AAAEA-FAG, com o melhor nível esportivo já visto e com o famoso Bodão (Ricardo) ainda no comando, contabilizamos 58 pontos e 1 ouro, conquistando o 5˚ lugar geral em nosso primeiro ano de 1ª divisão. Foi neste ano que o apelido FAG FORTE começou a ser dito pela nossa torcida e ganhar espaço no top 5 do EP.
  2. Em Maringá-PR o presidente era o Leonardo Mateucci e uma diretoria renovada. A atlética teve um ano apagado devido a fatores externos. Foi um jogos longe de casa e muitos dos nossos atletas não puderam comparecer. 33 pontos e o 9˚ lugar foram o nosso resultado naquele ano.
  3. O ano da mudança! A presidência mudou mais uma vez, não só a presidência, mas também toda a diretoria, modo de administração e trabalho, contato com associados e atletas. Eu, Pedro Henrique Mendes Custodio, mais conhecido como “Marreta”, decidi fazer uma revolução dentro da atlética, elevando ainda mais o nível esportivo e tendo em meu primeiro ano como presidente da FAG FORTE a responsabilidade de um jogos em casa, Cascavel-PR. Sem me intimidar com os grandes e, humildemente, eu fui para o “game”, e com 67 pontos e 3 ouros, conquistamos o 5˚ lugar levando a atlética de volta ao top 5.

Como eu havia feito muitas amizades com diretores e ex-diretores da UEM, começou ali uma admiração do ex presidente Davi Sotti e da diretora Isabella Campos de Oliveira, em que uma conversa me disseram: “a Fag é forte e você está mostrando isso para todos”.

E levei como um incentivo gigante para preparar a nossa atlética para o ano seguinte, pois escutar isso de uma atlética seis vezes campeã do EP é gratificante, é reconhecer que eu estava no caminho certo.

2018. Continuei no comando e mantive a mesma humildade do ano passado e com a famosa “marretada” (brincadeira da nossa atlética e do pessoal do Oeste), fomos para Toledo-PR na edição de 10 anos do Engenharíadas Paranaense. Com uma torcida frenética, bateria incansável e um nível desportivo em seu ápice que nos resultaram 80 pontos e 2 ouros. E com maestria, a conquista o 2˚ lugar geral da 1ª divisão, sendo a primeira faculdade particular a estar no pódio do maior e mais disputado jogos do sul do país. 

Com a mesma admiração do ano passado dos amigos que fiz, este ano André Luiz F. Modesti, da atual campeã UEM, disse algumas palavras sobre nossa AAA: “ Vejo nascer, finalmente, uma linda rivalidade para a UEM no EP com a FAG! Além das rixas entre as coletivas, esses meninos têm potencial nas individuais também! A vaga de rival da epidemia está aberta, espero que seja a FAG a atlética a preencher!!!” 

E com esse “pequeno texto”, resumo nossos seis anos de atlética e gostaria de dizer que não importa o tamanho da sua atlética, não importa a realidade e o momento que ela está passando, sonhe, sonhe alto, acredite, trabalhe arduamente e faça acontecer, pois um dia a sua atlética pode chegar no pódio assim como nós chegamos.

Quando eu entrei como presidente eu disse que iriamos ficar entre os três primeiros no EP, muitos deram risada de mim, falaram que eu estava viajando em falar isso. E hoje esta aí nosso resultado. ACREDITE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.