Imagem: Engenharíadas Sul

Olá galera aqui do Integraê!

Já pensou sobre como um estatuto para os jogos e atléticas são montados? Ou por que devemos ter um estatuto nos jogos ou mesmo a Atlética? Bom, essas e outras perguntas vou responder nesta matéria. Então, se ajeita aí e me acompanha neste conteúdo que preparei com muito carinho e atenção para vocês.

Twin Peaks Coffee GIF by Twin Peaks on Showtime - Find & Share on GIPHY

 

O que é um Estatuto? Segundo o dicionário:

Resumidamente poderíamos dizer que a o estatuto é a Bíblia de uma organização. No nosso caso, o estatuto é os regulamentos, as diretrizes que estabelecem os direitos e deveres dentro de uma liga de jogos ou uma atlética.

Sendo a Atlética uma organização sem fins lucrativos, é necessário a existência deste documento que é o Estatuto Social onde estará registrada (documento reconhecido em cartório) os valores, propósito, intenções e outras coisitas mais que representa a instituição. Além de ser importante este documento para estar em dia com o Ministério da Fazenda e a Receita Federal. E você deve estar se perguntando, porque estar em dia com essas instituições né?

É que se a atlética querer abrir uma conta no banco, até mesmo a LEE’S, ela vai precisar deste documento. E como toda instituição que se preze, você precisa do Estatuto Social, pois ele vai reger todas as atividades da organização, além de servir também como forma de proteger os valores dela.  

Bangtan Boys Youth2030 GIF by United Nations - Find & Share on GIPHY

Agora que já entendemos o que é um estatuto e para que ele serve, vamos ver quais são os primeiros passos para fazer um estatuto.

É necessário formalizar e agendar um encontro entre as pessoas para a criação da organização. Decidido sobre quem essa Associação Atlética ou LEE’s vai representar, está na hora de ter uma reunião para a criação o Estatuto Social desta instituição.

Happy Meeting GIF by Eovi Mcd Mutuelle - Find & Share on GIPHY

 

Nesta reunião será debatido e decidido por exemplo: nome da Liga ou Atlética, Cores que vão representar, Mascote (no caso das Atléticas), onde vai ser a sede da Instituição ou evento, diretoria que estará a frete. De quanto tempo será as gestões, um ano ou dois anos?

E não é só isso…

Cat Chatting GIF - Find & Share on GIPHY

Também nesta reunião de formalização do estatuto é necessário prever no documento os deveres da instituição, dos associados (em Atléticas) e seus direitos.

E vou lembrá-los aqui que quanto mais deixar claro os objetivos e valores da instituição no Estatuto Social, mais transparente e séria demonstrará ser a Atlética o LEE’s.

Por fim, caso você não saiba por onde começar este documento para a formalização da sua Atlética ou Liga, você pode utilizar este Documento Modelo (https://mega.nz/file/NG4zmSjB#RojqxZiiKhURsVgkIN4Js4R51nu9sn10HGH0Zr5xmBc)  como base e estruturá-lo conforme os objetivos da sua Atlética ou LEE’s. Fique a vontade e faça bom uso. 😉

Até a próxima, pessoal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here