Escolhendo o Curso Extracurricular

Durante a faculdade nos deparamos com diversas áreas diferentes e conteúdos abrangentes. Mesmo com a correria dos trabalhos e das provas, é uma ótima escolha encontrar um tempinho para participar de cursos extracurriculares. Ganhar destaque no mercado de trabalho passou de apenas ter um diploma para enfrentar um bicho de sete cabeças. Apresentar um currículo criativo já virou uma obrigação para conseguir uma vaga de emprego, mas você sabia que alguns cursos extracurriculares, além de darem um brilho a mais, podem ajudar você durante a sua vida profissional, pessoal e acadêmica?

Já separa o papel e a caneta para não esquecer de anotar seus futuros cursos!

  • Curso de Língua Estrangeira

Sim, ele ainda é um dos cursos extracurriculares mais valorizados na hora da seleção do currículo e da entrevista de emprego. Mas relaxa que não é só de inglês que estamos falando. Ter fluência na língua inglesa, para muitas áreas do conhecimento, já passou de “diferencial” para “obrigatório”, mas, ainda assim, se engana quem acredita que só esse idioma se destaca na hora de encontrar o emprego ideal. 

Cursos de espanhol, alemão, mandarim (sim!) e entre outros passaram a chamar muita atenção, ganhando bastante destaque. Mas claro, tudo depende do seu foco e do seu objetivo profissional e pessoal, né? Sempre é bom conversar com veteranos e professores para se orientar sobre qual idioma seria mais vantajoso para a sua área. Ou mesmo perguntar a si próprio, o que você tem vontade de fazer. “Extracurricular” significa que não faz parte do seu currículo obrigatório, então não se force a fazer algo que você não queira.

  • Oratória

O clássico que nunca sai de moda. Saber se expressar de forma correta é uma necessidade para o mercado profissional (desde sempre), sem falar na necessidade de saber falar em público. Não importa qual seja sua área de graduação, investir em um curso de Oratória vai agregar tanto para o seu profissional quanto para o seu pessoal, vai por mim. 

PS: Atualmente você pode encontrar vários cursos onlines e gratuitos de Oratória na internet!

  • Soft Kill

Ou Habilidades Pessoais é um curso ainda pouco conhecido em algumas regiões, mas que agrega muito na sua vida profissional e pessoal. O curso de Soft Kill vai ajudar você a desenvolver maior empatia com os outros e consigo mesmo, auxiliar no processo de se tornar mais resiliente e entre outros pontos ligados à inteligência emocional.  

É muito comum que o recém-formado e recém-contratado não saiba lidar com a pressão profissional, não estando pronto para o seu cargo e trabalho. Este curso vai dar um up nesse quesito, preenchendo essa lacuna de forma concreta possibilitando que você possa oferecer todo o conhecimento necessário no mercado de trabalho, mas mantendo sua cabeça no lugar de forma saudável.

  • Eneagrama

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse curso, então vamos contar um pouquinho de história! A tradição oral desse curso contém cerca de 4.500 anos (legal, né?) e vem sendo explorada cada vez mais durante as décadas, auxiliando muito no autoconhecimento do participante. Segundo a matéria do SEBRAE, Enea significa “nove” e Grama “esquema” ou “gráfico”. O Eneagrama geralmente é apresentado por um círculo com uma estrela de nove pontos, que se refere aos nove tipos de personalidade existentes. 

Compreender qual é o seu número vai trazer uma maior compreensão sobre seus desejos, suas crenças e seus limites. Fazer um curso de Eneagrama irá aumentar o seu autoconhecimento como pessoa e profissional, mostrará seus pontos fortes e fracos, além de possibilitar uma facilidade maior para lidar com conflitos, com relações pessoais e aumentar seu senso de liderança. Nosso conselho? Mergulhe de cabeça nesse mundo!

  • Programação Neuro Linguística (PNL)

Ainda na vibe do autoconhecimento que auxilia no convívio com outras pessoas, a PNL pode ser compreendida como uma “terapia” que auxilia no seu desenvolvimento pessoal. Ao aplicar a metodologia aprendida no curso de Programação Neurolinguística no dia a dia,  pode facilitar (e até moldar) a superação de problemas como fobias e questões psicológicas, problemas de saúde e doenças psicossomáticas e ainda distúrbios e depressão. 

Cursos de PNL estão ligados a questões filosóficas da programação do próprio poder da mente, o que (como acreditam muitos profissionais da área) levará você a programar o seu cérebro para ter “uma mente de sucesso”, legal né?

  • Intercâmbio 

De todos os cursos citados, esse aqui deve ser o mais desejado pelos acadêmicos: o famoso intercâmbio. Claro, ele não é um curso, necessariamente, mas você pode optar por cursar alguns semestres do seu curso em outro país (quem mais ficou com vontade?). Fale com os coordenadores do seu curso e se informe, a maioria das universidades brasileiras contam com parcerias com universidades estrangeiras, basta só se informar.

Viver um intercâmbio faz você evoluir em todos os sentidos, desde a comunicação, à cultura e ao fuso horário, tudo é um aprendizado e um amadurecimento. Além disso, lidando com outras moedas e valores, você aprende a economizar seu dinheiro e fazê-lo render para aproveitar as viagens e os passeios. Caso você tenha a oportunidade de vivenciar um intercâmbio não deixe passar!

  • Atividades Culturais 

Arte, nossa querida mãezona. Caso você seja ligado em música, teatro, dança, artes plásticas ou apenas respira: parabéns, você acaba de encontrar um aliado para todos os momentos! Falando sério, cursos artísticos são perfeitos para auxiliar no amadurecimento, no autoconhecimento e aperfeiçoar a sua forma de se expressar. 

Cursos de teatro vão auxiliar você a ter autoconfiança nas suas qualidades e aprender a aproveitar seus defeitos e limitações de uma forma produtiva. Já na área das artes plásticas, você desenvolverá uma maior sensibilidade na hora de analisar as questões da vida. Para cada área artística, você desenvolverá capacidades e aprendizados que irão acompanhar você pelo resto da vida, tanto acadêmica e profissional quanto pessoal.

  • Prática Esportiva

Perfeita para TODO acadêmico, a prática esportiva geralmente passa despercebida durante os anos de faculdade (nós sabemos e entendemos, caro estudante). Com todas as provas, os trabalhos, os estágios… realmente, fica corrido e complicado praticar exercícios. Mas, se você se permitir tentar, afirmamos que compensa no final (e muito). 

Extravasar o estresse da faculdade, manter a saúde em dia ou só se divertir, não importa o objetivo, fará muito bem para você. Além disso, praticar esportes aumenta o senso de confiança, a competitividade, a disciplina, a dedicação e o jeito como você lida com o trabalho em equipe.

  • Growth Hacking

Bem focado para o mercado de trabalho, o Growth Hacking é um conceito que já foi validado pela Dropbox, a Hotmail e a Airbnb, com metodologias, métricas e ferramentas que auxiliam no crescimento de uma empresa. Esses estudos vão desde entender um funil Growth, organizar uma equipe Growth e muitos outros temas. Preciso falar algo mais? 

  • WCM 

Para um mundo mais sustentável e mais contratações, o World Class Manufacturing é um sistema de gestão que visa, através de técnicas práticas, reduzir ao máximo o desperdício. A base desse estudo foca em otimizar desde a manutenção até a qualidade de um produto ou serviço. 

A WCW ajuda no desenvolvimento do envolvimento e comprometimento com a empresa, a definição clara dos objetivos de toda a organização, dentre muitos outros pontos positivos. Legal, né?

  • Curso Prático em Aproveitar o Sofá!

Aproveitar o período da faculdade para realizar cursos extracurriculares é uma ótima forma de alavancar o seu currículo e auxiliar no seu desenvolvimento pessoal, mas curtir um tempo de boa também é necessário. A chave para o sucesso é o equilíbrio, então sempre respeite os seus horários e momentos de lazer. Mantenha sua cabeça sã! Lembrando que pra aprender alguma coisa nova você precisa ter condição mental para isso, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *