ENEJ 2O18: 5 mil jovens em busca de inovação

Agosto terminou com muita motivação, brilho no olho e espírito empreendedor com o encontro nacional de empresas juniores, o ENEJ 2018, que aconteceu em Minas Gerais entre 29 de agosto e 1 de setembro. Cinco mil jovens se reuniram na cidade histórica de Ouro Preto – MG em busca de inovação e crescimento nos âmbitos pessoal e profissional.

O Movimento Empresa Junior chegou ao Brasil em 1988 e hoje representa cerca de 60% do MEJ mundial: mais de 20 mil universitários são impactados, realizando projetos e promovendo micro revoluções em milhares de empreendimentos e cidades. Este movimento tem como principal objetivo preparar universitários para empreender por meio da vivência empresarial, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, comunicação e liderança.

Para Lucas Volponi, Presidente da Dinâmica Consultoria em 2018, a experiência no MEJ vem sendo um mega diferencial em sua formação: “depois que eu entrei no MEJ tive uma visão diferente em muitas coisas. Sou muito mais empático hoje, desenvolvi algumas habilidades e qualidades que não teria desenvolvido se não fosse por conta do movimento e vejo isso como algo muito positivo e rico pra mim. Hoje se eu sou uma pessoa melhor do que eu era é totalmente por conta do movimento. Ele me ajudou de uma forma que não sei explicar e trouxe experiências que acho que serão umas das melhores que terei na minha vida, sem contar o círculo de amizades que criei”.

Ainda foi anunciado no evento que a missão do ciclo estratégico da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, que está comemorando 30 anos, foi cumprida neste ano de 2018. Cobrimos o gigante pela própria natureza com Empresas Juniores em todos os estados!

O ENEJ é repleto de conteúdo, com vários palestrantes e promove o benchmarking, trocas construtivas de experiências entre as empresas do Brasil todo com espaços colaborativos e de interação, onde grandes empresas como Pipefy, Ambev, Kraft Heinz, Bradesco, Sicoob, Red Bull, Vivo, entre outras também compartilham suas experiências e conhecem mais de perto esses jovens e suas ideias.

Além das palestras e dos stands, o ENEJ 2018 realizou festas nos quatro dias do evento, trazendo um clima informal e descontraído de interação entre os congressistas. A cidade é conhecida por ser histórica e turística, mas outro fator que atrai jovens são as famosas Repúblicas de Ouro Preto conhecidas por possuírem um sistema diferente dos presentes no Brasil.

Foto: Dinâmica Consultoria

Lá, a maioria das repúblicas são federais, adquiridas com verba do governo. São 58 repúblicas públicas nas quais o governo assegura a um grupo de estudantes o poder de autogestão dando autonomia aos estudantes para manter a moradia e estabelecer seu regimento interno. A maioria delas realiza as “Batalhas de Vaga”, período em que os atuais moradores avaliam outros que desejam residir ali, e possuem uma hierarquia estabelecida por ordem de chegada na casa que determina a função que cada um vai exercer dentro dela. Durante o ENEJ, algumas repúblicas não só hospedaram alguns empresários juniores como também organizaram festas para arrecadação de fundos que, em grande maioria, serão investidos em manutenções das casas.

O crescimento da rede tem sido exponencial, no entanto, desde suas origens o objetivo de formar jovens comprometidos e capazes com um Brasil mais empreendedor continua sendo o mesmo! Por isso, durante todo o evento, muito foi falado sobre a responsabilidade que os jovens têm com o futuro do país, tendo o dever de votar com consciência, serem éticos em seus trabalhos e mais inclusivos e abertos à diversidade. Um exemplo disso é o comitê de ética, criado neste ano, mas que já foi aplicado em algumas situações necessárias, até mesmo durante o evento.

Texto: Amanda Pacheco Lagos e Isadora Scussel Farias 

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Entenda o que você pode fazer ainda na faculdade para seu futuro

Empreendedorismo: é mesmo viável começar um negócio durante a faculdade?

Conheça o Movimento Empresa Júnior no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.