Ei atleta, 10 filmes que você precisa assistir!

Quarentena sem planos de acabar, viemos trazer uma relaçãozinha de filmes sobre esportes e personalidade esportivas para animar sua vida. Coloca a pipoca no micro-ondas, se ajeite no sofá e bora pra essa lista perfeita.

Teremos vários estilos diferentes de filmes, mas todos com o mesmo intuito, fazer você se apaixonar cada vez mais pelo esporte. Muitos são para levar para a vida. Então fica ligado nessa lista braba.

1- 100 Metros (2016)

Baseado na história real de Ramón Arroyo, o filme 100 Metros conta a história de um publicitário sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos, e no início do tratamento ouve de outro paciente que em pouco tempo não conseguiria sequer caminhar 100 metros. A jornada de sofrimento e as limitações nos movimentos e na fala são vencidas com a ajuda do esporte. A cereja do bolo de sua recuperação é a conclusão de um Ironman, a mais famosa e desafiadora prova de triátlon do mundo, que compreende 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. O filme pode ser encontrado na Netflix.

2- Raça (2016)

Jesse Owens, ao ingressar na carreira de atleta, carrega o fardo das expectativas da família, tensões na Universidade do Estado de Ohio, onde estuda, e seus próprios altos padrões para competição. Com o apoio do treinador Larry Snyder, se torna o maior atleta da história ao participar dos Jogos Olímpicos de 1936. No entanto, os desafios só aumentam ao se deparar com Adolf Hitler e sua visão de supremacia ariana na Alemanha, sede do evento.

3- I Am Bolt (2016)

O documentário mergulha na vida do jamaicano Usain Bolt, aposentado desde o último Mundial de Atletismo. “I Am Bolt” mostra a trajetória do velocista do início de sua vida até sua consagração. As gravações aconteceram nas Olimpíadas de Pequim, Londres e Rio de Janeiro, além de um Mundial na Alemanha em 2009 e da terra-natal do corredor, a Jamaica. Documentário pode ser encontrado na Netflix.

4- Um Homem Entre Gigantes (2015)

Will Smith estrela “Um Homem Entre Gigantes”, um drama baseado na história real, no estilo Davi contra Golias, do americano imigrante Dr. Bennet Omalu, o brilhante neuropatologista forense que descobriu o TCE (traumatismo cranioencefálico relacionado ao futebol americano) num jogador profissional e lutou para que a verdade fosse revelada. A jornada sentimental de Omalu o coloca num conflito perigoso com uma das mais poderosas – e queridas – instituições do mundo. Disponível na Netflix.

5- Coach Carter: Treino para a Vida (2005)

Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete para colocá-lo em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra. (um dos filmes favoritos desse que vos escreve). Disponível na Netflix

6- Apache, a vida de Carlos Tévez (2019)

A série conta a história de Carlitos Tevez até chegar ao Boca Juniors. O atacante não conheceu o pai, assassinado quando sua mãe estava grávida. Criado pelos tios, Tevez batia bola no bairro Fuerte Apache muitas vezes sob intenso tiroteio. Na Argentina como aqui, o futebol é uma das poucas possibilidades de ascensão social. E Tevez fez questão de participar da série, apresentando todos os capítulos, e o que é melhor: sem querer maquiar a realidade, deixando claro que teve muita sorte para chegar onde chegou. Vale a pena conferir. Série original da Netflix.

7- Invictus (2009)

Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

8- Jamaica Abaixo de Zero (1993)

O filme conta a história real de quatro atletas jamaicanos que se reúnem para montar a primeira equipe de bobsled para disputar as Olimpíadas de Inverno de1988 em Calgary no Canadá. Totalmente desacreditados e motivo de piadas, eles conseguem contratar um ex-atleta da modalidade para treiná-los. O que parecia piada se torna realidade, eles conseguem montar uma equipe competitiva para disputar esta corrida no gelo, mesmo treinando em um país tropical e com todas as condições adversas, inclusive a falta de material para o esporte.

9- Somos Marshall (2006)

Os Marshalls, time de futebol da cidade de Huntington, está voltando de uma partida na Carolina do Norte quando o avião que transporta a equipe sofre um acidente trágico. Todos os 75 membros do time – incluindo a comissão técnica – morrem. A comunidade de Huntington permanece em luto até que um jovem treinador (McConaughey) decide reconstruir a equipe, contando com a ajuda do antigo assistente do time, que teve a sorte de ceder seu lugar para outro atleta no fatídico vôo. Baseado em fatos reais.

10- The Last Dance (2020)

Documentário produzido pela ESPN e Netflix conta a trajetória de Michael Jordan e o Chicago Bulls para conquista do sexteto da NBA na década de 90. A série traz imagens inéditas de bastidores das conquistas do Bulls até a fatídica “Ultima dança”. Com depoimentos de personagens que estavam diretamente ligados ao que decorreu na época. Scottie Pippen, Dennis Rodman, Larry Bird, Magic Johnson entre outras personalidades do esporte.

Ficamos assim, espero que tenham gostado dessa listinha que separamos e bom divertimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá! 

10 dicas de séries e filmes de Direito, para você pirar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.