Dicas para o TCC

Essa hora chega para todos: o famoso trabalho de conclusão de curso (seu passaporte para fora da universidade), é temido por muitos mas calma, sem desespero que o Integraê preparou 5 passos iniciais que vão te direcionar nesse começo. Confere aê!

1° passo: Definir área de interesse 

Durante esse tempo de curso você esteve em contato com várias disciplinas e assuntos diversos. Mas e aí qual foi aquela que fez seus olhos brilharem, qual foi a que fez você pensar “caramba, quero pesquisar mais sobre”. Se você pensou em algo nesse momento, pode ter certeza que é essa, vai fundo!

2° passo: Escolher orientador

Primeiramente, saber se o orientador tem experiência na área escolhida, seguido de disponibilidade de horário, e sempre bom conversar com outros alunos que já foram orientados por ele. (Puxa a ficha haha)

3° passo: Procurar referências 

Buscar trabalhos que abordem essa temática, pesquisar modelos de TCC para que você possa ter uma ideia da estrutura, buscas informações em livros de referência no assunto. Algumas faculdades disponibilizam os trabalhos de períodos anteriores. 

4° passo: Definir o tipo de pesquisa

Isso irá de acordo com sua área escolhida e o objetivo, dependendo da escolha você pode fazer pesquisa experimental, bibliográfica, de campo, levantamento, entre outras, são muitas opções. 

5° passo: Reuniões com o orientador

Sempre que possível se reúna com o seu professor, principalmente no início quando ainda está se situando no trabalho, leve questões para discussão acerca do tema.

E por fim, não se apavore, se todo mundo consegue você também irá conseguir! Se atente aos prazos e tire o máximo de conhecimento que você puder dessa experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *