Composição da Comissão Organizadora nas ligas universitárias

A famigerada C.O. (Comissão Organizadora)amada por alguns e odiada por tantos outrosnão possui uma composição única e fixa, a sua constituição precisa estar adequada aos moldes dos jogos que pretende organizar, portanto, há diretorias que se fazem imprescindíveis para determinadas Ligas, enquanto para outras são completamente obsoletas.

Após a pesquisa em diversos estatutos, conclui-se que a C.O. de uma competição universitária é composta por, no mínimo, 4 diretorias. Trata-se de cargos comuns a qualquer Liga, funções básicas que são impossíveis de inexistirem. São eles:

  • PRESIDÊNCIA

Ao titular da presidência cabe a função de representação legal da Liga, convocação e direção das reuniões, exercer o voto de Minervadesempate – e coordenar o trabalho de todas as outras diretorias da C.O.

  • SECRETARIA

A secretaria tem a função de substituir a presidência em possíveis ausências ou impedimentos, cuidar da lista de presença e atas das reuniões, conferir as listagens de atletas e realizar todas as atividades burocráticas que envolvem a realização dos jogos.

  • TESOURARIA

A tesouraria – também nomeada de “financeiro” por alguns estatutos – é a responsável pelo gerenciamento de gastos, fiscalização de pagamentos e prestação de contas, ou seja, todo o balanço patrimonial.

  • ESPORTES

A Diretoria de Esportes é incumbida de deliberar sobre todos os assuntos esportivos da competição, contratação de arbitragem, premiação, credenciamento de atletas e elaboração das tabelas de horários dos jogos. 

Esta diretoria é frequentemente bipartida em Diretoria de Esportes Coletivos e Diretoria de Esportes Individuais, isso porque as atribuições deste cargo são pesadas e, por vezes, envolvem viagens à cidade-sede, assim sendo, a divisão deste posto facilita os trabalhos. 

Essas 4 diretorias supramencionadas são a base de qualquer C.O., inclusive, há competições que satisfazem a sua organização apenas com elas – Liga Jurídica Mineira e Liga Jurídica do Centro-Oeste, por exemplo – porém, a logística de alguns jogos requer mais mão-de-obra e necessitam de pessoas para cuidar exclusivamente de outros assuntos, desse modo, pode haver a presença de mais 4 outros cargos.

  • VICE-PRESIDÊNCIA

A vice-presidência, como é possível deduzir, tem a função de auxiliar a presidência na coordenação dos trabalhos. Quando este posto está presente na diretoria, as atribuições no tocante à substituição da presidência recaem sobre ele, não mais na secretaria.

  • EVENTOS

Algumas Ligas Universitárias optam pela não contratação de uma empresa para a realização das festas oficiais, nestes casos, faz-se necessário a Diretoria de Eventos, a qual ficará encarregada do planejamento integral da festa.

  • MARKETING

Também intitulada de “Diretoria de Comunicação” por algumas instituições – como a Liga das Atléticas de Londrina e o TUCA (Torneio Universitário de Comunicação e Artes) -. As prerrogativas desse cargo consistem em: controlar todas as mídias sociais dos Jogos, promover campanhas, captar patrocínios, divulgar as festas e atrair o público para o evento.

  • ALOJAMENTO

A Diretoria de Alojamento é quem irá providenciar as acomodações de todas as delegações, portanto, é responsável por negociar a liberação dos colégios na cidade-sedecalculando a capacidade dos locais e adequando as suas instalações – e por “bloquear” os hotéis, ou seja, reservar leitos exclusivos para o uso das atléticas da Liga. Além disso, é o encarregado de sanar qualquer problema relacionado às acomodações que possam surgir durante os dias de competição.

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