O sonho de prestar o vestibular e passar na tão sonhada universidade, fazer aquele curso que você tanto ama, entrar pra atlética, fazer parte dos cheerleaders ou da bateria, não tem preço. Mas saber se preparar tem e pode custar a sua aprovação.
Um dos vestibulares tão concorridos está chegando e a Universidade Estadual de Maringá está se preparando para receber quase 16 mil universitários de todo o país. Cerca de 80% é do Paraná e os outros 20% de outros estados. Isso sem contar as inúmeras universidade e faculdades de todo o Brasil que também terão vestibular de inverno.
Por isso, hoje nós vamos te dar algumas dicas de como se preparar para esse dia.

1. Acima de tudo, saiba o local de prova (principalmente se você for de outra cidade)
Se você está prestando vestibular para a UEM, por exemplo, é de outra cidade e precisa se hospedar em algum lugar, fique atento. Geralmente as universidades não comportam a quantidade de vestibulandos, então elas usam de outras instituições como apoio. A UEM costuma utilizar a Unicesumar, Instituto de Educação, Unifamma, etc. O perigo é você se alojar perto da UEM e sua prova ser na Unicesumar (é bem longe). Isso acontece em outros lugares também.
Procure no Google Maps o lugar exato da sua prova, aproveite e tente visitar o local se puder, mas, se não puder, esteja sempre pronto para ser pego de surpresa.
2. Esteja no local de prova uma hora antes do começo dela
É clichê. Todo mundo sabe. Mas avisar umas mil vezes não é demais. Atente-se ao horário da prova e esteja no local muuuuuuito antes dela começar. Se os portões abrem às 7h30 da manhã, paneje-se para estar no local da prova umas 6h50 (no mínimo, por exemplo).
3. Durma muito bem e tente relaxar o máximo possível
Sabemos que falar é fácil, mas tente! Durma 8h por noite, no mínimo, durante os dias que seguirem o vestibular. Tente não comer coisas pesadas na noite anterior, pois, junto a ansiedade, você pode sofrer alguns efeitos colaterais. Não se estresse atoa, sempre pense no seu dia a seguir e tente relaxar. Tome banhos quentes e um pouco mais demorado, massageie a cabeça quando for lavar o cabelo. Aperte as têmporas, faça pequenas pressões nas pernas e nos pés. Isso ajuda no relaxamento.
4. Comidas e bebidas no dia da prova
Cara, falar sobre isso é meio que polêmica (não é mamilos), porque envolve muita coisa. Primeiro que a) é sempre bom levar água e somente água, mas é importante ter noção do tipo de garrafa que você utiliza. É importante que a garrafinha seja clara, sem rótulos e também que não seja aquelas de plástico que faz um barulhão da pega. E b) comida é bom, imagina você ficar ali nervosa durante 4h sem comer nadinha? Uma bolacha pequena e um chocolate (principalmente porque ele ajuda demais), podem e devem ser bons companheiros nessas horas. Mas, contudo c) tente não fazer tanto barulho quando abrir seus pacotinhos, optando por embalagens mais silenciosas.
5. Idas ao banheiro e barulhos inoportunos
Por experiência própria, já prestei vestibular e já trabalhei em uns também. É complicado quando uma pessoa vai diversas vezes ao banheiro ou quando alguém está tão nervoso que acaba fazendo barulhos inconvenientes, como por exemplo ficar batendo a caneta/lápis. Incomoda e distrai, não só os outros mas a si mesmo. Tente ter empatia pelas pessoas e pensar se está ou não incomodando a prova do outro.
6. Caneta, lápis, borracha (papel e tesoura rs)
Leve, no mínimo, três canetas da mesma cor (ou preta ou azul). Como a gente sempre se ferra nos rolê, é bom se prevenir né, e lembre também de testar as canetas (pelamordedeusmigo). Sobre o lápis, se quiser levar aqueles fraquinhos com borracha, leve. É sempre bom ter uma ajuda, mas tente deixar o mínimo de coisa na mesa. Você vai se atrapalhar.
Então é isso, se você vai prestar vestibular de inverno, de verão, de primavera ou outono, não importa, leve essas dicas com você. E lembre-se sempre que: não exija de você mais do que é suportado, ok? Boa sorte!
Tem mais alguma dica pra gente? Conta aqui!