Falar sobre pandemia X atléticas chega ser até algo complicado, afinal nunca nenhum de nós que vem e participa desse meio, passou algo parecido como tudo que vem acontecendo nos últimos meses.
E com todo esse cenário pandêmico onde todas as associações estão quase completando dois anos paradas com as atividades macros de arrecadação – como por exemplo as cervejadas e festas – e em geral todo o planejamento esportivo, é até difícil imaginar como tudo isso um dia voltará ao normal.
Porém mesmo com algumas incertezas ainda, planejar esse retorno é algo que já faz parte das reuniões e discussões das atléticas, ligas e todo o meio social das instituições de ensino superior. Mas a pergunta que realmente não quer calar é como? Depois de tanto tempo, com a troca de diretorias, atletas parados e tantas mudanças nos quadros dessas instituições, como é que pode ser possível restabelecer tantos laços perdidos?
Primeiramente quero relembrar a todos que por si só nessa “caminhada atleticana” nada nunca é fácil. Conseguir patrocinadores, atenção da delegação, engajamento dos atletas, levantar verbas e sobreviver em um meio que por muitas vezes nem somos reconhecidos devidamente, é uma tarefa árdua e de muita dedicação. E isso nos torna já grandes guerreiros e guerreiras da insistência em realizar e manter.
Neste momento não será diferente, é preciso unir forças para que ninguém deixe a “peteca” cair. E para que essa coluna não vire um texto de auto ajuda – hahahaha- vamos dar algumas dicas para que esse retorno seja tão incrível quanto desesperador!
ANALISAR O CENÁRIO ACADÊMICO: Primeiro é necessário entender como o calendário acadêmico e institucional da universidade/faculdade da qual a atlética representa está planejado. Se as aulas estão com previsão de retorno total, forma híbrida ou vai manter (e por quanto tempo) o EAD.
PLANEJAR ATIVIDADES DE CONEXÃO: Criar estratégias de se conectar com a delegação nesse momento é extremamente importante, até porque elas que vão te levar não somente a conexão e prospecção dos novos alunos mas que também vai reaproximar a galera que depois desse tempo ainda está na facul. De maneira geral nós acabamos aprendendo que utilizar as redes sociais ainda mais nesse tempo de pandemia, foi a única ferramenta que nos manteve “vivos” e em contato com a galera. Usar ela dessa mesma forma inteligente, agora continua sendo muito importante, seja criando interações entre calouros X veteranos, promovendo promoções e sorteios, e até mesmo divulgando informativos. Um grande case de sucesso que rolou recentemente em Curitiba com a Turma de Medicina CLXVII da UFPR, foi a Live de apadrinhamento. Normalmente esse é um evento que acontece em uma festa com muita integração e aglomeração maaaaaaaaaas, que mesmo com o retorno das aulas híbridas ainda não está rolando fazer. Com isso, a comissão de alunos da turma junto com a Euphoria Formaturas, fez esse momento tão importante no ingresso dos calouros continuar sendo especial e tendo destaque mesmo que de forma não presencial. E através de uma LIVE transmitida pelo Youtube a galera pode participar de atividades concorrendo a sorteios, ouvir algumas dicas dos veteranos e conhecer alguns calouros destaques!
Para galera que já está podendo realizar atividades, o negócio é aproveitar a oportunidade e o gás que o pessoal tá guardando por todos esses meses e tirar do papel alguns planejamentos que rolaram antes mesmo da pandemia. Um exemplo de mais um case de sucesso foi a I Copa de Areia da DACAZA Atlética de Medicina da UP, que aconteceu mês passado sob todas as regras sanitárias e decretos de autorização vigentes. A competição foi entre os associados da atlética e as modalidades (todas de areia) foram super disputadas com premiações e um momento que tava cheeeeio de gatilho de saudades de um jogos hen!
DESPERTAR O SENTIMENTO: As atléticas continuam sendo um dos vínculos, inclusive emocionais, mais fortes dentro da trajetória da graduação. E agora não pode ser diferente. É o momento de não só pensar em retomar vendas e treinos, mas pensar em todos que admiram e acompanham a associação. Reapresentar para a galera a essência e os objetivos da atlética, promover campanhas de participação de grupos de estudos, de apoio e se mostrar ativos nesse momento de retorno que vai ser “estranho” para todos. Realizar novamente as festas, poder ir para os jogos é algo que com certeza todo mundo tá doido pra fazer, mas pra isso precisamos da participação de geral de novo! É hora de relembrar o quanto é massa fazer parte de tudo. A dica para esse momento é produzir muuuuito material com remaker de jogos, competições, festas, calouradas e tudo que existe de melhor nesse universo!
E por último mas não menos importante, digo que seria inclusive o mais importante… ALINHAR A DIRETORIA: Ninguém nunca pensou em passar esse apagão, ainda mais aqueles que assumiram diretorias sem experiência alguma. E para que tudo dê certo sob o que conversamos anteriormente, alinhar essa galera é primordial. Para isso acontecer, aquele amor que pulsa sobre atlética precisa pulsar ainda mais, principalmente naqueles que já encerram suas atividades mas que precisam estender as mãos aos que ficaram nesse momento de retomada. É hora de unir as ligas e marcar workshop, treinamentos, troca de experiências e momentos de planejamento para que todo mundo tenha uma ascensão nesse retorno.
Com tudo isso galera, não tem dificuldade que pare ninguém!
E é com a população vacinada, a pandemia controlada e um mundo seguro que em breve estaremos todos juntos novamente bebendo muito gummy sem gelo, cantando Taj Mahal no meio da muvuca e ficando sem voz nas arquibancadas dos jogos da vida! Tudo vai ficar bem e a gente vai voltar mais fortes como nunca!