Como organizar os bondes/busão para os Jogos Universitários?

Entrando no clima de Jogos Jurídicos Paranaense (JJPR), Jogos Jurídicos RJ (JJ RJ), Engenhariadas Paranaense (EP), Engenhariadas Mineiro (EM), Jogos Universitários de Comunicação (JUCS RJ), Economíadas Caipira (ECO Caipira SP) e Economíadas Sul, vem aquela dúvida: “como organizar os ônibus (na ida e na volta)?”.

A organização dos bondes para fazer a viagem rumo ao Jogos não é uma tarefa fácil. É preciso pensar em todas as possibilidades, lembrando – por exemplo – que enquanto o pessoal que vai com sua Atlética não pagar, não tem como estabelecer 100% a distribuição das pessoas nos ônibus. Dá para prever o número de pessoas pela quantidade de veículos que levarão sua delegação para o Jogos, mas continua sendo complicado, porque não é simplesmente jogar os nomes numa lista.

Alguns fatores que influenciam na dificuldade que muitas AAAs têm em organizar os bondes são:

  • A quantidade de assentos em cada busão: isso depende do tipo de ônibus – convencional, executivo, semi-leito, leito e leito-cama – e do modelo (marca) de bus que sua Atlética vai contratar. Para resolver isso é preciso estimar a quantidade de pessoas que vão e contratar de acordo com a necessidade e preferência de sua AAA.
  • As exigências das empresas de ônibus: elas também precisam cumprir certos requisitos para poder rodar com sua delegação. Uma das exigências é a listagem completa das pessoas que vão em cada ônibus e qual o doc. (RG, CPF, etc.). Esse é um dos fatores mais importantes do porquê fazer a lista de quem vai no bus.
  • As amizades inseparáveis: quem quer ir ao Jogos sem os coleguinhas preferidos? Ninguém, né! Uma das coisas que mais dá dor de cabeça é isso, principalmente porque sempre terão insatisfeitos. Masss, tentando conciliar todo mundo que seja pelo menos conhecido, já ajuda sua Atlética a não se esquentar com mais um B.O. Uma solução é juntar pessoas da mesma turma, ou da Bateria, por exemplo.

AAA IV de Junho

Considerando essas dificuldades e as possibilidades de solucioná-las, vamos para a principal dúvida: “Como fazer a listagem dos bondes?”. Para responder esta questão a secretária (e minha amiga) da AAAD-UFPR – Ingrid Luana Pacheco – nos ajuda com alguns passos a serem seguidos para ter a menor dor de cabeça possível com a listagem dos ônibus.

  • A primeira e mais importante coisa a se fazer é escolher quem vai te ajudar a montar essa listagem, de modo que “abranja” um público maior da faculdade. Ou seja, escolher quem vai realmente ajudar e que sejam – e/ou conheçam – de diferentes grupos tribos/clãs/times/panelas/etc., já que não adiantaria selecionar 5 pessoas da mesma galera, que acabariam conhecendo e não conhecendo as mesmas pessoas.
  • Você também deve considerar a quantidade de assentos que poderão ser utilizados pela sua delegação. Sabendo o número de bancos por bonde. Não adianta fazer lista sem saber a real quantidade de pessoas que sua Atlética vai levar e qual o número possível de acordo com a quantidade de ônibus e lugares.
  • É interessante fazer essa listagem apenas quando tiver os nomes exatos das pessoas que vão (quando ocorrer encerramento definitivo das vendas), além do número dos docs. para informar repassar à empresa que irá fazer o transporte de vocês.
  • O próximo passo é reunir o pessoal que vai te ajudar a montar a listagem, comprar umas comidas e umas bebidas, porque o trabalho é hard.
  • Com todos juntos, vocês começam a montar a listagem, separando os grupos por bondes e seguindo certinho a quantidade de pessoas que ele pode levar. Os grupos podem ser separados da seguinte forma: a) pelo conhecimento dos que estão montando as listas; b) criando um formulário (sujeito a hackers kkkk); c) pedir pra galera mandar uma listinha de quem são os amigos que eles não podem ficar separados (correndo o risco deles se folgarem e quererem resolver a lista por vocês). Independente da forma utilizada para escolher os grupos dos ônibus, é importante sempre deixar claro que talvez vocês não consigam atender os interesses (e pedidos) de todos.
  • Depois de um longo trabalho, as listas ficam prontas.
  • Masss, sempre há insatisfeitos. Para evitar problemas com o pessoal que não estiver feliz com a listagem e evitar futuras dores de cabeça, é interessante delimitar que as pessoas possam fazer trocas, porém, elas só podem ser realizadas se a pessoa encontrar um “correspondente” que queira trocar com ela. Por exemplo: se a pessoa está no bonde 1 e quer ir para o 4, ela tem que achar alguém do bonde 4 que queira ir para o 1.

AAA Educação Física – Hornets

Mesmo não sendo um trabalho fácil, fazer listagem é uma das tarefas mais importantes pré-Jogos. E depois que tudo estiver organizado? É só curtir a viagem com os coleguinhas para o melhor evento que as Atléticas vão.

AA Newton Freire Maia – Ciências

AAA das Humanas UFV

AAA de Fisioterapia UFMS

AAAD-UFPR

Atlética de Administração CEFET-MG

Atlética Engenharia e Arquitetura UEM

One thought on “Como organizar os bondes/busão para os Jogos Universitários?

  1. Pingback: 7 sensações de depressão pós-jogos! - Integraê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.