Como conciliar o estágio e a faculdade

Como conciliar o estágio e a faculdade? Essa é uma dúvida frequente entre muitos estudantes. Seja para aqueles que estão nos primeiros anos da Universidade, ou até mesmo para aqueles que estão se formando, iniciando o estágio obrigatório e precisam conciliar o tempo para fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) o quanto antes.

Para quem vê de fora, pode parecer fácil estagiar 6 horas por dia e levar a faculdade ao mesmo tempo. Mas para quem põe em prática, já está ligado que não é. Quem faz faculdade, sabe que sempre tem aquela matéria f*da, que pode acabar gerando uma DP se você não colar estudar muito.

Mas calma! Com um pouco de organização fica mais fácil. Aqui vão algumas dicas para vocês:

  • Organize-se
Fonte: amazonia.fiocruz.br

É essencial que você organize seu tempo. Esteja ciente, sempre, das datas das provas, trabalhos etc. Se você não for aquele aluno exemplar, peça ajuda para alguém que você conheça e que anote tudo durante as aulas e depois faça um plano de estudos. Estudar antes, ainda mais para aquelas provas difíceis, te deixará mais tranquilo. Além disso, essa organização fará com que você não rode por algum esquecimento. – “IH, A PROVA JÁ É AMANHÃ?!”.

  • Dedique-se
Fonte: pixabay.com

Quanto mais você se dedicar no estágio, mais aprenderá! E isso pode ser muito útil, principalmente para aqueles que estão nos primeiros anos de faculdade. Toda essa dedicação fará com que você consiga interpretar melhor as matérias, além de adquirir a “visão prática” em sua profissão.

  • Tenha uma boa relação no trabalho
Fonte: pixabay.com

Ter uma boa relação no ambiente de trabalho é vital para que você consiga um abono de vez em quando, principalmente na semana de provas. Por isso, tente sempre manter um bom relacionamento, tanto com seus colegas, quanto com o(a) chefe. Vale lembrar que as empresas devem seguir uma legislação específica para a contratação dos estagiários. Na lei, há pontos que devem ser seguidos por ambas as partes. Um exemplo, e que muitos não sabem, é que a empresa deve destinar um período menor de trabalho aos estagiários em períodos de prova. 

Você pode conferir mais sobre os direitos do Estagiário aqui.

  • … e acorda pra vida!

A melhor hora para ingressar em um estágio é agora! Ainda vivemos em meio a uma pandemia, e a maioria dos cursos estão sendo disponibilizados de forma EAD (Ensino a Distância). Mesmo para aqueles que fazem faculdade em tempo integral, agora conseguem fazer a faculdade e o estágio ao mesmo tempo. É só se organizar. Além disso, muitas empresas estão oferecendo estágio home office, o que facilita ainda mais o seu ingresso naquela “empresa dos sonhos”. E de quebra, se o estágio for remunerado, já dá um help nas contas.

Fazer estágio é um período muito importante na jornada Universitária. O estágio é o primeiro passo em direção a carreira profissional, sendo a hora ideal de aprender coisas novas, criar uma rede de contatos e até mesmo errar (se for para errar, que seja agora!). Tudo isso te aproximará da futura rotina e te mostrará um pouco da realidade no mercado de trabalho. Organize-se, dedique-se, troque ideia e saia da zona de conforto. Você tem de tudo para ser um ótimo profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *