Essa é a pergunta de um milhão de dólares que, mais cedo ou mais tarde, toda diretoria irá se questionar. Atlética, Bateria, Centro Acadêmico, Empresa Júnior, Cheerleader, Ligas… toda instituição universitária, em determinado momento, vai se deparar com essa problemática: Como atrair mais membros?
A dificuldade em responder de forma objetiva esta pergunta consiste no fato de que não existe uma “receita de bolo”. Estratégias que deram certo no passado podem não funcionar mais no presente, afinal, os tempos são outros, o perfil dos acadêmicos está em constante renovação; é preciso investigar os anseios e o que desperta atração nos estudantes daquele período específico.
Contudo, há 5 estratégias atemporais que, com certeza, podem auxiliar a moldar os novos planos.
1. Identidade
Mascotes, símbolos, produtos, cores, músicas, rivais, eventos tradicionais… tudo isso forma a identidade da instituição, elementos de grande importância, visto que, naturalmente, as pessoas se sentem mais atraídas por algo que esteja consolidado, estável e possua uma clara personalidade.
2. Sentimento de pertencimento
Não é incomum encontrar instituições que concentram os trabalhos e a visibilidade das mídias sociais unicamente na diretoria. A centralização desses dois pontos é um completo erro , pois, além de sobrecarregar um pequeno grupo de pessoas, não fomenta o sentimento de pertencimento que precisa ser difundido entre todos aqueles que fazem parte da entidade.
Portanto, delegar funções, tomar decisões em conjunto e dar a oportunidade de que os colaboradores apareçam nas redes sociais são ações que estimulam este sentimento de pertencimento, tão crucial para manter o engajamento e tornar a entidade atraente para novos membros que buscam participar verdadeiramente de uma instituição universitária.
3. História
Quem não quer fazer parte de algo que usufrui de um histórico de prestígio e autoridade? Exaltar os grandes feitos, conquistas e superação de desafios é fundamental para instigar os acadêmicos a despertarem o desejo de integrar a sua instituição.
4. Visibilidade
O chavão é antigo mas relevante a este tópico: “Quem não é visto não é lembrado”. O investimento em marketing pode ser definitivo na busca por novos integrantes. Promoção nas mídias sociais traz visibilidade, portanto, a dedicação em campanhas de marketing e estratégias de divulgação contribuem, e muito, para a formação de uma imagem positiva e dinâmica da instituição.
5. Ação social
Sempre é possível incluir uma ação social no planejamento das instituições. Esta prática acaba em um resultado importante: a associação passa a ter seu nome atrelado ao altruísmo, o que melhora a sua imagem tanto para os próprios acadêmicos quanto para a sociedade em geral. Quem não quer fazer parte de uma organização que, além de ser dedicada na sua própria área de atuação, concomitantemente promove o bem na comunidade a qual faz parte?