Já deve estar ficando meio cansativo ler as minhas declarações de amor recorrente pela minha rep, mas já que estamos aqui, preparem-se para mais uma. Já falei de motivos para morar em uma república e de coisas legais pra se fazer nela, então nesse texto pra completar minha saga republicana no portal, vou contar um pouco do que eu aprendi morando em rep!!
- VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS NA CASA DOS SEUS PAIS!
Morar em república é aprender que você não vai ter sua mãe do seu lado pra sempre quando der algum problema ou para fazer seu almoço quando você estiver com fome. É aprender que seu pai não vai estar sempre do seu lado pra trocar a resistência do chuveiro quando ela queimar ou para consertar a torneira que está vazando. É o lugar onde os filhos únicos aprendem que as vezes precisam ceder para os irmãos, onde você muitas vezes vai ter que aprender a dividir as coisas, mas também é onde os filhos únicos descobrem o que é ter um abraço e um ombro amigo de irmão pra te consolar quando parece que nada tem mais jeito. Morar em rep é muito mais do que dividir contas com uma galera, morar em república e se sentir inserido de uma forma que você poucas vezes vai conseguir na sua vida!
- VOCÊ VAI PRECISAR APRENDER A RESPEITAR O ESPAÇO DOS OUTROS
Todo mundo tem aqueles dias, em que você não quer saber de papo com ninguém e que até um simples bom dia pode te fazer dar uma resposta mais atravessada. As vezes só se trancar no quarto e esperar que o dia acabe pode resolver, mas isso fica meio difícil quando se mora com mais 10 pessoas. Saber respeitar o espaço alheio é fundamental para manter uma boa convivência, além de assegurar que vão respeitar o seu quando você precisar.
- QUANDO VOCÊ TIVER UM PROBLEMA COM ALGUÉM, RESOLVA NA HORA!
Todo mundo tem seus desentendimentos, até com os nossos melhores amigos. Você não é obrigado e dificilmente conseguirá se dar bem com todo mundo, mas uma dica que eu te dou é: nunca sente em cima de um problema com outra pessoa, se não ele provavelmente vai virar uma bola de neve. Se rolar alguma treta ou acontecer algo que você não gostar, sente e resolva isso na hora.
- ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL
Você não precisa ser o cara mais organizado do mundo, mas não deixar suas coisas pela casa é o mínimo que se espera de qualquer um. NÃO LARGUE TÊNIS NA SALA (desabafei).
- TENHA CONSIDERAÇÃO PELAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ
Isso entra um pouco no “respeitar o espaço”, mas serei um pouco mais incisivo nesse aspecto: se seu amiguinho gosta e/ou precisa dormir cedo, não deixe som alto até tarde perto do quarto dele. Com certeza quando você precisar acordar cedo para uma prova, a última coisa que você vai querer é Barões da Pisadinha estourando no seu ouvido de madrugada. Da mesma forma, não é legal deixar suas tarefas de casa (como lavar louça e encher o filtro de água, por exemplo) em segundo plano sabendo que isso vai interferir na vida dos outros moradores. Se você estiver meio apertado com tempo, converse e peça ajuda aos outros.
- SE ESFORCE PARA SER UM BOM OUVINTE
Querendo ou não, você está morando com outras pessoas e todas elas eventualmente terão problemas. Seja aquele ombro amigo e dê apoio quando seus amigos precisarem, e pode ter certeza que eles estarão lá com você também!