Atlética e patrocínios: como diluir a conquista de caixa e ganhar investidores?

Como sabemos, uma das melhores formas de manter o caixa de sua Atlética positivo é conseguir empresas parceiras e patrocinadores, correto? Se você já buscou parcerias ou parceiros para sua Atlética, deve ter percebido que tal tarefa não foi muito fácil, ou pelo menos foi difícil conseguir grandes valores, não é mesmo? Como você deve ter notado, tal dificuldade é causada, principalmente, pela falta de visibilidade que o esporte universitário ainda tem em nosso país, somada às dificuldades econômicas enfrentadas pelos empresários, o que faz com que qualquer investimento em marketing seja  muito bem pensado. Dessa forma, certamente, é possível que o patrocinador pense: “essa Atlética irá representar bem a minha empresa e de que forma atingirá meu público alvo?”.

Assim, faz-se necessário deixar muito claro todos os potenciais de sua AA: quantas pessoas são atingidas por seus posts em suas redes sociais, qual o perfil dos universitários representados pela AA, qual o seu método de trabalho e também quais foram os últimos resultados esportivos da AA (que empresário gostaria de mostrar sua marca no uniforme de uma equipe que é eliminada no primeiro jogo?!).

Pensando nisso, sugiro, portanto, uma busca por patrocínios/parceiros diferenciada, baseada no dividir para conquistar. Em outras palavras, proponho que a busca por patrocinadores seja diluída entre as equipes esportivas de sua Atlética. Mas quais seriam os benefícios disso?

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Primeiramente, ao se levar a um comerciante a novidade de patrocinar o esporte universitário, talvez fique meio nebuloso para ele a questão de como a Atlética trabalha e como uma série de equipes esportivas poderiam representar a sua marca, atingindo o público que lhe interessa. Desse modo, levando-se ao empresário certa equipe para ser patrocinada, provavelmente ficará mais claro como a relação patrocinador-patrocinado funcionará, por exemplo: o empresário dará R$ 2.000,00 para a equipe de futsal feminino, que estampará em seu uniforme a logo do patrocinador e participará de x, y e z campeonatos em três cidades diferentes tendo como meta se tornar tricampeã nos dois primeiros campeonatos e chegar ao pódio no terceiro. Percebe como a relação e os resultados do patrocínio ficam muito mais claros e interessantes ao investidor, facilitando a parceria?

Outro benefício trazido pela diluição da busca por patrocinadores entre as equipes esportivas é a concessão de maior liberdade à negociação. Em primeiro lugar, a divisão permite ao empresário a escolha por qual equipe patrocinar, levando em consideração qual equipe melhor representará sua marca ou com qual esporte tem maior afinidade. Em segundo lugar, considerando que a divulgação da marca patrocinadora envolve custos, como a impressão de logomarcas em uniformes, a fabricação de banners e bandeiras, manter o patrocínio/parceiro para toda a atlética é muito mais custosa. Assim, o investimento do patrocinador teria que ser muito grande para valer a pena para a AA, o que, com certeza, dificulta a negociação.

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De mais a mais, outro benefício que pode ser visualizado é a inclusão dos atletas em mais atividades da Atlética, visto que eles são os maiores interessados no investimento direto nos esportes nos quais participam. Uma dificuldade que muitas Atléticas sofrem, em especial as novas, é a falta de mão de obra para a realização de tantas tarefas ao longo do ano. Competições vão surgindo, assim como eventos a serem organizados, o que, às vezes, faz com que o crescimento financeiro da AA seja deixado de lado, de modo a se focar nas tarefas “centrais”. Com a inclusão dos atletas nas atividades administrativas da Atlética, acaba-se ganhando mão de obra e o trabalho dos membros, com certeza, será mais valorizado!

Por fim, cabe ressaltar que a parte essencial da conquista de patrocínios não é somente a formação do relacionamento entre patrocinador e AA, mas também sua manutenção! Assim, a Atlética como um todo deve estar atenta para que sempre seus resultados sejam apresentados ao parceiro/patrocinador e para que a relação dele com o esporte seja a mais próxima possível, fazendo com que os investimentos sejam constantes!

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