A faculdade acabou, e agora?

Você terminou a faculdade e está com o diploma nas mãos, um mix de sentimentos passa pela sua cabeça, você finalmente experimenta o sentimento e alívio de dever cumprido em concretizar essa importante etapa da vida, mas você também se sente inseguro e com dúvidas sobre qual caminho seguir.

Se você se sente assim, saiba que não está sozinho e esse não é o fim do mundo, é importante compreender que a universidade existe para abrir portas e dar um direcionamento melhor para o seu futuro. 

Um dos pontos importantes é investir esse tempo fora da faculdade em conhecimento, o mundo é um local vasto quando falamos de aprendizado e se limitar a 5 anos de processos repetitivos entre provas e trabalhos não condiz com o que nos espera lá fora. É interessante buscar atividades específicas no seu campo de atuação em que você mais se identifica e se especializar nela, isso pode ser aplicado a diferentes áreas de atuação.

E neste mundo de novas descobertas pode acontecer de você se formar e com o tempo perceber que aquilo que você estudou durante 5 ou 6 anos não condiz mais com a sua realidade e não faz sentido com o que você deseja para sua vida profissional no momento, e vai por mim, isso acontece mais do que você imagina! Aconteceu comigo, aconteceu com inúmeras pessoas que conheço e está tudo bem seguir outro caminho, desde que este caminho seja o que lhe faz feliz, não tenha medo de arriscar e buscar novas oportunidades.

Referenciando o discurso do memorável Steve Jobs na formatura em Stanford “Os pontos só se conectam em retrospecto”, ou seja, é preciso confiar que tudo isso estará conectado no futuro, às vezes a Engenharia não é o que você quer para agora, mas em algum momento ela fez sentido e te trouxe para onde você está hoje. 

É preciso encontrar e se concentrar naquilo que você ama, e a melhor maneira de sentir satisfação é amar aquilo que você executa, se você ainda não encontrou o seu caminho ideal continue procurando, o conhecimento e as evoluções são constantes e devem fazer parte da sua vida. A graduação não é o fim, ela é o início de uma nova jornada de experiências e aperfeiçoamentos.

“Como é comum nos assuntos do coração, quando encontrarem, vocês saberão. Tudo vai melhorar, com o tempo. Continuem procurando. Não se acomodam.”

Steve Jobs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *