A “droga” que vai mudar a vida universitária

Farei uma série de textos acerca de como melhorar os aspectos da sua vida universitária indicando certos ingredientes que pode, literalmente, mudar seu dia a dia, dependendo daquilo que vocês busca alcançar.

Neste texto, falarei sobre Chás. Sim, eles possuem importantes propriedades que auxiliam muito em algumas funções que achamos necessárias na vida estudantil e também para os momentos de relaxamento e/ou curtição! Além dos chazinhos serem bebidas superadaptáveis, consumidas tanto quentes, como frias.

Infusão e decocção:

Há duas formas de preparar, por meio da infusão e da decocção

1.  Infusão – como fazer:

A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre as ervas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor. As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, mas já com o fogo desligado. A infusão é usada para fazer bebidas a partir de folhas, flores e frutos, e pode ser armazenada na geladeira e consumida em até 24h.

2. Decocção – como fazer:

A decocção é feita quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água, entre 10 e 15 minutos. Ela é indicada para preparar bebidas a partir de caules, raízes ou cascas das plantas, como é o caso da canela e do gengibre.

Habilidades que os estudantes buscam desenvolver:

Geralmente os alunos buscam certas habilidades que os ajudem a melhorar nos estudos. Citarei abaixo algumas dessas capacidades e quais os chás que ajudarão a melhorá-las:

1. Concentração e memória

a) Chá de malvavisco

Para preparar, leve uma xícara de água ao fogo, espere que ela comece a ferver e logo em seguida desligue o fogão. O próximo passo é colocar uma colher de chá de malvavisco no mesmo recipiente, tampar e aguardar a infusão por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o conteúdo e, sem acrescentar açúcar ou adoçante, tome-o ainda morno.

O malvavisco contém vitamina B7 (ou colina), substância utilizada para produzir outra, chamada acetilcolina, um neurotransmissor que aumenta a concentração e a memória. Por isso, um dos remédios naturais para aumentar a concentração é a infusão desta planta.

b) Chá de centelha asiática

A centelha asiática é uma planta que possui propriedades que melhoram a circulação do sangue no cérebro, aumentando a chegada de oxigênio e nutrientes aos neurônios e, consequentemente, melhora a memória e a concentração.

c) Chá de acariçoba

A acariçoba é um vasodilatador periférico e é indicado para perda de memória e dificuldade de guardar informações. Além disso, possui ação diurética leve. É contraindicado para mulheres gestantes.

Há duas formas de uso: em pó 250 gramas, em água ou leite, duas a três vezes ao dia; como suco fresco: cinco folhas batidas no liquidificador com um copo de água ou leite, à noite ao deitar.

2. Energia

a) Chá mate

chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas com o seu poder estimulante, por conter cafeína. “Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite”, lembra a nutricionista Bruna Murta.

b) Chá preto

O chá preto é uma bebida rica em cafeína responsável por manter a mente atenta e o cansaço longe.

c) Chá indiano

O chá indiano fornece concentração e criatividade na dose certa, pois atua no estímulo cerebral.

3. Evitar (ou melhorar) dores de cabeça

a) Chá de alfazema

O chá de alfazema é um ótimo aliado no combate a estas dores de cabeça. Ele tem propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas.

Para preparar, coloque 1 colher (de sopa) de flores secas de alfazema em 1 xícara de água fervente, abafe e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Depois, é só coar e beber de 2 a 3 vezes por dia, enquanto os sintomas da enxaqueca persistirem.

b) Chá de arruda

Entre as propriedades da arruda estão sua ação analgésica, anti-inflamatória, calmante, febrífuga, vermífuga e fortificante.

Para preparar, ferva 1 xícara de água e acrescente 1 colher (de sobremesa) das folhas frescas da arruda. Abafe e deixe descansar entre 15 e 20 minutos. Depois, coe e beba até 3 xícaras ao dia.

c) Chá de tanaceto

O chá de tanaceto também relaxa a musculatura, elimina a dor e aumenta o fluxo sanguíneo. 

Para preparar, pode-se usar a proporção de 5g das folhas para 300ml de água. Coloque as folhas numa xícara e ferva a água em uma panela. Depois, despeje a água fervente na xícara com as folhas, tampe e deixe repousar entre 5 e 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

d) Chá de gengibre

Um dos componentes do gengibre é o gingerol que se comporta quimicamente semelhante à aspirina, atuando na redução da inflamação e da dor.

A receita é simples: para 500ml de água, rale ou pique 25g de gengibre fresco. Coloque o gengibre na água e deixe ferver a mistura por 15 a 20 minutos. Depois, é só coar e beber. É aconselhado tomar 3 vezes ao dia.

Fatores da vida que pedem melhoras:

Todos os estudantes devem ter momentos de descontração (hobbys), para além dos estudos, porque esses momentos de pausa ajudam muitooo no descanso do cérebro, para depois se concentrar naquelas matérias difíceis. Abaixo vou citar algumas coisas que nos descontraem e que devemos investir um chazinho:

1. Relaxamento, meditação

a) Chá de camomila

A camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. “Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante”, conta a nutricionista Bruna Murta.

b) Chá de erva doce

O aroma dessa erva é muito usado como relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases e melhora a digestão.

c) Chá de maracujá

O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar os nervos. As nutricionistas indicam esse chá para combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.

d) Chá de maçã

O chá de maçã também tem função calmante

2. Aumento da imunidade

a) Chá verde

“É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer”, afirma a nutricionista Bruna Murta.

b) Chá de hibisco

Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. “Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes”, conta a profissional.

3. Dormir (descansar)

a) Chá de camomila e erva cidreira

Segundo a nutricionista Flávia Cyfer: “A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor”.

b) Chá de maracujá (mencionado acima).

4. Comer (digestão)

a) Chá de erva-cidreira.

erva cidreira é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. “O chá de erva cidreira ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão”, conta a nutricionista Flávia Cyfer. A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, também lembra que o chá de erva cidreira atua como um de calmante, como se fosse um sedativo natural.

b) Chá de hortelã

O chá de hortelã serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. A nutricionista Bruna Murta acrescenta que ela é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias. c) Chá de alecrim

“É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã”, conta a nutricionista Bruna Murta. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória – boas para cólica renal e menstrual – ação antifúngica – ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo – e ação desintoxicante. “É um verdadeiro tônico para o fígado”, comenta a profissional.

d) Chá de gengibre (mencionado acima)

5. Atividades físicas

a) Chá de mostarda, erva doce e canela

Combinando as propriedades de três ingredientes, a bebida dar energia e ajuda a tratar dores musculares de atletas.

b) Chá verde (mencionado acima)

c) Chá de gengibre (mencionado acima)

6. Relacionamentos amorosos

a) Chá afrodisíaco de gengibre

Para prepará-lo, coloque 2 ½ xícaras de água em um bule ou panela de seu gosto e adicione 2 pedaços pequenos de canela em pau, 2 colheres (de chá) de gengibre e 2 cravos e ligue o fogo, deixando a mistura ferver por aproximadamente 15 minutos. Após o tempo estipulado, desligue o fogo, coe e esprema uma laranja junto com a bebida que foi fervida. Por fim, basta adoçar e servir o chá. Use mel, açúcar ou adoçante a gosto.

b) Chá calmante de rosa amarela

Antes de tudo, lave bem 8 pétalas e em seguida adicione-as a 2 ½ xícaras de água em um bule ou panela, e leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos e em seguida desligue. Tampe a panela para que a mistura descanse por cerca de dez minutos. Passado esse tempo, sirva o chá, adoçando a gosto.

c) Chá de ginseng

Coloque um punhado dessa erva seca em uma xícara de água fervendo, deixando por infusão durante 3 minutos.

 d) Chá de marapuana

O chá desta árvore amazônica pode ser preparado facilmente, basta ferver um litro de água com uma casca da mesma durante 10 minutos, em fogo baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.