7 motivos para você começar um estágio agora!

Estágio, aaaaah o estágio. Pra uns, realidade, pra outros, objetivo. Mas por que você, jovem universitário, precisa tornar esse objetivo uma realidade? Se liga nesses motivos e bora correr atrás de um estágio:

1. Obrigatoriedade

O primeiro e mais óbvio. Você PRECISA fazer estágio para se formar, é uma obrigação que a maioria (se não for todos) os cursos de graduação exigem do acadêmico, conhecido como o “estágio obrigatório”.

2. Aprendizado

No estágio, você encara a vida como ela é. Você aprende, acima de tudo, situações que você vai viver na sua vida profissional de formado. Além das situações profissionais, você aprende coisas para levar em toda sua vida: 

  • Responsabilidades, que não são aquelas da faculdade. Você está numa organização, e seu trabalho pode afetá-la diretamente;
  • Gerenciamento de tempo por meio de cursos ou pelo simples fato de conciliar faculdade e estágio; 
  • Trabalho em grupo: não, não é aquele trabalho em grupo de faculdade. É o fato de todo dia você trabalhar com as mesmas pessoas que têm o mesmo objetivo que você e não ser egoísta;

Entre outros importantíssimos, que mesmo sendo certas vezes básicos, eles só são aprendidos nessa fase da vida.

https://giphy.com/gifs/world-intern-according-7HA9FWjfQM4Cs

3. Networking

Mesmo que seu estágio não seja o dos seus sonhos, mesmo que você tenha certeza que não vai ficar pra sempre naquela empresa, tenha uma boa relação com todos. Um dia, alguém que você teve contato e uma boa relação pode lhe abrir uma porta que fará toda a diferença, seja ele um fornecedor, um amigo do trabalho, enfim, sempre vão lembrar de você.

4. Faça novos amigos

Quando você começa um estágio, você começa uma nova roda de amigos. São eles que vão te ensinar, fazer você se sentir adulto te chamando pra um happy hour ou até mesmo te dar broncas, mas faça amigos e os conservem.

https://giphy.com/gifs/love-cap-screen-7SRtSLPHjzW0w

5. Remuneração*

Começando pelo *: grande parte dos estágios, não são remunerados, mas como somos democráticos, vamos falar pra você, que quer um estágio remunerado. Nada como você ter sua grana e poder gastar da forma que bem entender. Muita das vezes, essa grana serve para pagar as contas de casa e alguns outros casos, entra como uma grana extra. Mas a maior lição que você tira da remuneração é: você conquistou isso, é o seu salário. Administre e aproveite da melhor forma.

6. Ocupe sua cabeça

Em alguns casos, o jovem universitário adora o fato de não fazer nada, “apenas” estudar. E é como dizem, quanto menos coisa você faz, menos você quer fazer. Portanto, o estágio pode ser uma ótima alternativa pra quem quer ocupar a cabeça de forma produtiva e se desenvolver como pessoa e na carreira profissional e assim, inverter a frase: quanto mais coisas você faz, mais você quer fazer!

7. Currículo

Por último, o currículo. Toda experiência de desenvolvimento é válida para o currículo, mas um estágio é muito bem visto. Não apenas por colocar no papel a empresa que você trabalhou por um período. É o fato de você, a partir dali, ter novas histórias pra contar. Ter dificuldades superadas, ter erros aprendidos, ter melhorado em tudo e, assim, poder alcançar objetivos maiores, dentro ou fora da empresa na qual você foi estagiário.

Mad Work GIF - Find & Share on GIPHY

E você, qual seu motivo pra fazer um estágio? Conta pra noissss! Voa Integraê!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Cinco erros que não podem acontecer durante o estágio!

Dicas para viver seu período universitário ao máximo

Como ser efetivo na vida (e de quebra efetivado no emprego)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.