7 dicas para quem vai sair de casa para fazer faculdade

Morar fora de casa é um grande desafio, e quando se trata de desafios você só tem uma escolha: enfrentá-los. Você vai sentir saudade de casa, da sua família, dos seus antigos costumes e, fora a saudade, tem novas responsabilidades que nos fazem crescer e aprender cada dia mais, tanto na faculdade quanto em tudo que engloba essa nova fase. Então se liga nessas dicas para você encarar essas responsabilidades de peito aberto:

  1. Alimentação: cozinhar é f*da, a gente sabe, porém, é algo necessário para a sua vida. Nem que seja um miojo, você tem que aprender a cozinhar! É a opção mais barata na alimentação de um universitário, porém a mais trabalhosa. Além de cozinhar, você tem que lavar a louça depois, portanto, jogue a preguiça de lado e bora pro fogão!
  2. Economia: para alguns, esse é um lema que vem antes da faculdade, mas para uma parte, o começo da própria vida financeira é na universidade. Procurar opções mais baratas de diversão (bar), alimentação e transporte, são alguns itens para se manter saudável financeiramente. Toda faculdade tem aquele bar barateza e um grupo de caronas que vai te salvar.
  3. Moradia: dividir um apartamento ou morar numa república são ótimas opções para quem quer salvar a grana e conhecer novas pessoas. Pela minha experiência, dividir uma casa ou apê é uma das melhores experiências que podemos ter na faculdade, onde você forma sua família fora de casa.
  4. Faça amigos: falando em formação de família, vamos falar de fazer amigos durante a melhor fase da sua vida. Você com certeza vai encontrar pessoas que se identificam com você e serão sua família. Eles irão viver alegrias e tristezas com você durante essa fase.
  5. Xerox: AAAAAH o xerox. Esse item vai te salvar DEMAIS! Nem todo mundo têm condições para comprar livros ou tem outras prioridades (rs), então o xerox é uma alternativa boa e barata em toda a faculdade.
  6. Organização: seja (ou tente) organizado! Você não vai ter mais sua mãe pra te ajudar nessa parte. Em relação às roupas, contas, horários e tudo que envolve a vida de um universitário, é você e mais ninguém que vai cuidar, portanto, tente se organizar ao máximo em tudo, mesmo que seja difícil. Uma dica minha é usar a Agenda do Google e colocar lembretes no celular em alguns casos.
  7. Seja ativo: não fique só na rota faculdade-casa e casa-faculdade. Faça atividades. Não só física, mas atividades extra curriculares: estágio, atléticas, empresas juniores, centros acadêmicos, iniciação científica ou qualquer organização que envolve a sua universidade (Enactus, AIESEC). Seja ativo para ocupar a cabeça e incrementar seu currículo.

E aí, tá pronto pra meter o louco no mundo e ser um universitário fora de casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.